Fotos: Henrique Magro


Lar, doce lar

Grandes ou pequenas, sempre notáveis

    Varandas em residências e apartamentos. De que maneira decorá-las? Que plantas resistem à pouca luz solar ou ao vento? Como encher de verde os espaços vazios sem que a circulação de pessoas danifique a vegetação? No campo ou na cidade, saber harmonizar plantas, móveis e objetos em varandas de forma a integrá-las num ambiente bonito e funcional pode ser mais difícil do que se imagina. Por isso, Estações de Itaipava selecionou um projeto de paisagismo e outro de decoração para esses ambientes, úteis em qualquer estação do ano.

Paisagismo: conhecimento é essencial
    A agrônoma Daniela Infante, do Arteiro, escolheu uma residência no Vale do Cuiabá, em Itaipava, como exemplo de solução de paisagismo para espaços pequenos. O projeto arquitetônico da casa, ampla e ajardinada, inclui uma simpática varanda, pouco banhada pelo sol, na lateral direita da construção. Com idéias criativas e plantas duráveis, Daniela criou um recanto bonito e acolhedor.
“Antes de tudo é preciso conhecimento, saber as plantas adequadas a cada ambiente, para que não morram em pouco tempo e o cliente sofra prejuízo”, explica. Ela sugere, como excelente opção, a clúsia, que se adapta bem a espaços ensolarados, não requer muita água e resiste ao vento. Begônias também são ótima escolha, pois, pela variedade de cores, alegram o espaço. As bromélias são igualmente muito utilizadas, porque gostam de sombra e são duráveis. Outra sugestão é o filodendro martiano, planta de folhas duras, própria para a sombra, que consome pouca água. Léia, dracena, lírio da paz, bambu, palmeira triangular e orquídea são outras espécies propícias para varandas.
    Além das plantas, pedras, cascas de árvores, seixos e os mais variados objetos podem e devem ser utilizados para complementar a decoração. “Já colocamos pedriscos na varanda de um apartamento na Barra da Tijuca, ficou rústico, muito bonito”, lembra Daniela. Outro cuidado é com a funcionalidade do projeto de paisagismo. “Não adianta a pessoa trazer a natureza para perto de si, encher a varanda de plantas e não usufruir o ambiente por falta de espaço”, ressalta. A adubação e a rega também são essenciais. O Arteiro, na serra de Petrópolis há 28 anos, além de paisagismo executa projetos de irrigação para todo tipo de jardim, inclusive em varandas de apartamentos. Os preços, para irrigação, variam de R$ 5,00 a R$ 15,00 por metro quadrado.

Arteiro: Estrada União Indústria, 11.407, Itaipava
• Telefones: (24) 2222-3013 / 2222-1172
• Página na internet: www.arteiro.com.br
• E-mail: arteiro@arteiro.com.br


Decoração: basta saber escolher
    A varanda desta casa, escondida em um recanto bucólico do Vale das Videiras, é prova de que bom gosto e sofisticação podem caminhar de mãos dadas com simplicidade. Ao lançar mão de móveis, objetos e complementos feitos de materiais como palha, madeira de demolição, chenile, linho, brim, ferro e ratam, a artista plástica Mitzi Sorrentino criou um ambiente charmoso e acolhedor para a antiga construção colonial.
    Longe de selecionar peças importadas ou produtos sintéticos, a artista optou pela rusticidade, dando um toque bem brasileiro à decoração. “Gosto de prestigiar o que é nosso”, justifica. Por esse motivo, suas telas em acrílico, inspiradas nas cores da Mata Atlântica e na textura de tapeçarias e do estuque, ocuparam as paredes da varanda e do interior da construção, conferindo bom gosto e vivacidade ao ambiente.
    Na loja Berrante, onde expõe seus trabalhos, Mitzi encontrou as peças para mobiliar a varanda: mesas, cadeiras, esculturas, tapetes, colchas, almofadas, redes, abajures, louças e os mais variados objetos de decoração. A assessoria da decoradora Lili Câmara, proprietária da loja, também ajudou. Assim, a artista pôde criar um espaço despojado, porém elegante, ideal tanto para receber visitas como para descansar ou simplesmente contemplar a paisagem. Ela ensina. “Sofisticação a gente encontra nas coisas mais comuns do dia-a-dia, basta saber olhar”.

Armazém do Vale das Videiras, loja 12
Telefone: (24) 2225-8165
Estrada Bernardo Coutinho, 1560 – Araras
Telefone: (24) 2225-0320
Rio Design Center, loja 105 – Leblon
Telefone: (21) 2249-9686
E-mail: berrante@berrante-arte.com.br


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados