Fonte


Água Petrópolis


Fabricação de embalagens


Produção

        Fotos: Henrique Magro


Negócios nas alturas

Tá com sede?

    Nossos avós eram sábios. Quem se lembra? Regularmente visitavam as estâncias hidrominerais brasileiras e retornavam do passeio com o corpo e o espírito revigorados pela ingestão de água mineral. Sem saber, ao menos cientificamente, eles eram a prova viva de que a água que brota das fontes é hoje reconhecida por suas propriedades medicinais e utilizada como tratamento terapêutico natural para problemas renais, gástricos, respiratórios e dermatológicos, entre inúmeros outros males. Na Cidade Imperial, precisamente no bairro Mosela, encontram-se duas das marcas mais conhecidas desse mercado no Brasil: a Petrópolis e a Levíssima.
    Adquirida pela Perrier Vittel do Brasil, empresa do grupo Nestlé Waters, em 1975, a área onde se encontram as fontes, por sua riqueza, atraiu para a cidade tecnologia de ponta na fabricação de garrafas e no envase de águas minerais para o consumo. A Nestlé Waters, líder mundial e segunda colocado no mercado brasileiro no segmento de águas engarrafadas, com sede na França, trouxe de lá para a serra petropolitana um sistema de produção de embalagens PET. O equipamento produz do protótipo da embalagem - semelhante a um tubo de ensaio de plástico - à garrafa pronta, e daí a água é inserida. "Todo o processo se dá sem contato manual. A água ainda passa por testes químicos, bacteriológicos e de degustação antes de ser liberada para o mercado", explica Marcos Bellizia, diretor Comercial e de Marketing da Perrier Vittel do Brasil.
    A água Petrópolis, extraída da fonte Santo Antônio, é uma água radioativa, o que confere a ela propriedades diuréticas, digestivas, de auxílio na eliminação de ácido úrico e de filtragem de gordura no sangue. A Levíssima, que brota da fonte do mesmo nome, é indicada para as mulheres por ter menos concentração de sódio, o que facilita a eliminação do excesso de líquido do organismo, atenuando os sintomas da menopausa e da famosa e incômoda TPM.
    No que tange à produção, na fábrica da Mosela são envasados os copinhos de 200 ml da marca Levíssima; as garrafas de 510 ml e de 1.500 ml das marcas Petrópolis e Levíssima e o garrafão de 20 litros da marca Petrópolis. A pureza da água está assegurada pela preservação da fontes, que brotam das rochas em um terreno de 556 mil m2, situado na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, onde foi instalada a fábrica.















Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados