Projetos de Rita Moulin: banheiro de hóspedes com azulejos brancos e pretos, ipê e bancada em granito;


Lavabo azul e branco com piso em cimento queimado e ladrilho hidráulico;


Lavatório sofisticado, com bancada em granito italiano.


Leandro Esteves: detalhes do banheiro do casal, onde lavatório, box e vaso sanitário ficam separados por divisórias em blindex e mármore, criando privacidade com estilo.




Criatividade e bom gosto disfarçam a pequena área do lavabo

Fotos: Henrique Magro


Lar, doce lar

Mais que banheiros, estilo

    Há muito, os banheiros deixaram de ser apenas cômodos da casa para se transformarem em "espaços". A mudança de conotação vai além das alterações no modo de habitar: revela o desejo contemporâneo de criar estilos próprios e exclusivos que espelhem a personalidade de quem os idealiza. Assim surgem banheiros caprichosamente decorados, tão elegantes e charmosos como salas ou quartos de dormir. Nesta edição, Estações de Itaipava visitou os espaços íntimos sem cerimônia e revela soluções de dois profissionais para esses ambientes.

    A engenheira Rita Moulin selecionou três espaços projetados e decorados por ela, e construídos pela equipe de sua construtora: banheiro de hóspedes, lavabo e lavatório de uma residência de veranistas, em Pedro do Rio. Lançando mão de muita criatividade, ela criou ambientes de bom gosto com materiais de qualidade e custo reduzido.
    No banheiro da suíte da casa de hóspedes, Rita optou por azulejos brancos e pretos (da linha "Arquiteto", da Portobello) nas paredes e no piso, que recebeu detalhe em ipê. "A madeira quebra a seriedade das cores. Por isso entremeei os azulejos com ipê, que também utilizei no suporte para toalhas", explica. A imponência do ambiente ficou por conta da bancada em granito preto. No teto, a sanca em gesso escondeu o "corte" dos azulejos.
    Já no lavabo da residência principal, Rita optou, no piso, por uma solução bonita e barata: cimento queimado decorado por ladrilhos hidráulicos, adquiridos na loja Chão de Barro, em Itaipava. O desenho dos ladrilhos serviu de inspiração para a artista plástica Lígia Reisen pintar à mão os detalhes das paredes.
    O bonito lavatório da área de lazer, que integra sauna, banheira de hidromassagem e sala de ginástica, ganhou bancada em granito italiano e espelho bisotado, cuba em louça Deca e metais Fabrimar. "No piso, pus tábuas corridas entalhadas com cerâmica espanhola "Venis", adquirida também na Chão de Barro", acrescenta Rita Moulin.
    Beleza sem abrir mão da harmonia com o projeto residencial é o lema do arquiteto Leandro Esteves. Profissional de múltiplos talentos - construção, decoração de interiores, paisagismo e iluminação -, Leandro selecionou lavabo e banheiro de casal em residência de clientes, em Petrópolis.
    "O lavabo, com menos de 2 m², não tinha ventilação e era pouco iluminado", conta Leandro. Com o propósito de solucionar o problema, optou por uma pequena clarabóia, que captou a luz natural e promoveu a ventilação. A bossa ficou por conta dos quadros de fundo irregular do artista plástico Petrillo, de Juiz de Fora, detalhe realçado pela luminosidade.
    Como a residência é do final da década de 30 do século passado, o arquiteto instalou no lavabo uma pequena pia de louça, garimpada em antiquário no Rio. Bancada em mármore de Carrara e toalheiro tubular cromado complementam o conjunto. Acima da bancada, o espelho com moldura folheada em prata harmoniza com os metais da pia.
    No banheiro da suíte do casal, Leandro criou três ambientes. "Vaso sanitário e box, com janelas individuais, ficaram separados por divisórias de mármore "Crema Marfil" e mármore "Imperial". Portas de blindex os isolam do lavatório e da banheira de hidromassagem", detalha. Segundo ele, ambientes separados permitem que, por exemplo, a mulher se maquie enquanto o homem toma banho sem que o vapor do box umedeça o ambiente.
    Nas paredes, porcelanato "Marfil" e textura "Argamar". A bancada em mármore marrom "Imperial" combina com a tabeira do piso, também em mármore. Armários e moldura do espelho em imbuia fazem acabamento com o mármore marrom. Luminárias italianas "Linestra", da Della Luce, em Itaipava, e metais acetinados compõem o conjunto, moderno e sofisticado.

Leandro Esteves
Telefones: (24) 2242-1320 e (21) 9988-5668
learq@terra.com.br

Rita Moulin
Telefones: (24) 2222-0836 e (24) 9964-7100
r_moulin@redetaho.com.br


































Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados