Salão


Quarto


Piscina











Castelinho Normando


Funicular


Piscina


Salão

Fotos: Henrique Magro


Hospedagem

Pouso encantador

    Construída no início da década de 50, a casa que abriga a Pousada Altenhaus leva-nos aos anos dourados. Símbolo da época das saias rodadas, do cuba libre e do rock’n roll, a construção em estilo moderno é também registro do período em que Itaipava começava a ganhar título de sofisticado refúgio de férias. Hoje, a propriedade combina a proximidade com o vale gourmet e as variadas opções de compras da localidade, com o frescor e a beleza dos 40.000 m² de área verde que a cerca.

    A Pousada oferece salão de jogos com sinuca oficial e carteado, sala de estar com lareira, sauna seca, piscina para adultos e crianças, churrasqueira, quadra de tênis, de vôlei e de futebol. Trilhas para caminhadas somam-se a espreguiçadeiras sob jabuticabeiras repletas de frutos e recantos para namorar, ler e conversar.
    Os dez quartos, cinco internos e cinco na área externa, contrastam rendas e babados com tons cítricos e vibrantes que brincam nas paredes, nas colchas e nas almofadas em um jogo de cores encantador. Em seu interior, telefone, frigobar, TV a cabo, DVD, cama queen size, secador de cabelos, ar-condicionado e aquecedores elétricos garantem o conforto em qualquer estação. Aliás, vale estar atento aos detalhes da casa, decorada com bom gosto pelo proprietário, o arquiteto mineiro Marcelo Goyatá, no ramo de hotéis há algum tempo, com duas outras pousadas em Barbacena.
    E, por falar em Minas, o café da manhã da Pousada Altenhaus é cheio de gostosuras vindas ou inspiradas na terra dos inconfidentes: queijo curado, ricota temperada, pão de queijo, bolo de fubá e até rabanadas douradas, crocantes por fora e cremosas por dentro, como reza a tradição.
    Se isso não bastasse, a casa fica ao pé de uma pedra que chora um pranto contido e diário, de alegria, por testemunhar a renovação constante da vida no verde que a cerca. Dizem os moradores da região que essa “pedra que chora” deu origem ao nome indígena Itaipava. Que assim seja e assim permaneça. Os hóspedes agradecem.
Estrada das Arcas, 261 – Itaipava
Telefones: (24) 2222-2859
Página na internet: www.pousadaaltenhaus.com.br
E-mail: reservas@pousadaaltenhaus.com.br
Aceita cartões Visa
Diária para casal, com café da manhã: R$ 240,00; nos finais de semana, duas diárias com desconto de 20% (fora de feriado); durante a semana, desconto de 50%; cama extra, acréscimo de 30%. Pacotes especiais para feriados.



História e natureza

    Buganvílias explodindo em flores aninham-se pelos jardins, emoldurando a casa centenária construída por imigrantes europeus. Esse pequeno castelo normando, que durante 15 anos foi propriedade do escritor e jornalista Henrique Maximiano Coelho Neto, também acolheu personalidades como o ex-Presidente Nilo Peçanha e a atriz Carmem Miranda.
    Além de muitas memórias, a Pousada Castelinho Normando tem um diferencial dos mais inusitados – um funicular, espécie de bonde, que transporta os hóspedes por um plano inclinado, até a parte superior da propriedade. Já o living é um verdadeiro antiquário: gramofone de 1910, tapeçarias do século XIX, abajures em estilo barroco mineiro do século XVIII, dentre muitas raridades, compõem um museu em que as peças estão à venda.
    A Pousada oferece quatro chalés com varandas que desvendam os segredos da paisagem, e quatro apartamentos no corpo principal da casa. Nos chalés, há lareira e ar-condicionado; além disso, todos os aposentos oferecem frigobar, TV e cama king size americana. Dentre as opções de lazer, piscina, sauna a lenha, sala para carteado. No bistrô, onde pratos inspirados na culinária francesa aguçam o paladar mais refinado, são organizados festivais gastronômicos e oferecidos menus especiais para degustação.
    O café da manhã, servido sob um alpendre, em longas mesas de madeira que agregam os hóspedes, é um item à parte, com destaque para os pães feitos na casa.
Estrada União e Indústria, 23.686 – Pedro do Rio
Telefone: (24) 2223-1344
Página na internet: www.castelinhonormando.com.br
E-mail: castelinhonormando@castelinhonormando.com.br
Não aceita cartão
Diária sob consulta



Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados