Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Sem medo da balança


    Agora não tem mais desculpa. Não dá para justificar a indisposição para fazer regime ou seguir uma dieta balanceada, alegando falta de tempo para preparar os pratos, hábito de comer correndo no trabalho, insipidez das refeições indicadas para a perda de peso ou ainda uma série de razões que costumam vir à baila quando a motivação é insuficiente e a disciplina, escassa.
    O Saison Frozen Spa, da empresária Daniela Archer, promete jogar por terra todos estes argumentos com o lançamento, no início de 2007, da novidade Spa Day Week. Com pratos criados por ela e balanceados com a orientação da nutricionista Juliana Mayo, o produto consiste em um programa alimentar semanal completo, em que seis refeições diárias - equilibradas quanto às dosagens de carboidratos, proteínas, gordura, colesterol, fibra e sódio - totalizam 1,2 mil calorias.
    Os kits do programa são entregues para os consumidores em domicílio, com os pratos distribuídos em embalagens de acordo com os dias em que devem ser consumidos (sete ao todo) e com o tipo de refeição (desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia). Também acompanham o pacote instruções precisas para o aquecimento dos pratos em microondas ou forno convencional, recomendações nutricionais e dicas para um melhor aproveitamento do programa.
    Nos cardápios (são duas opções) há pratos, sempre bem elaborados, de massas, carnes, peixes, aves, salgadinhos, doces, sorvetes e muitos outros ingredientes que em nada lembram os regimes. Os resultados variam muito de acordo com as necessidades e o organismo de cada indivíduo, mas a empresária explica que o objetivo nem sempre é o emagrecimento. “O programa é indicado também para pessoas que devem controlar o colesterol; para hipertensos, pois na composição das receitas usamos sempre um sal especial; e ainda para aqueles que estão atentos à qualidade de vida através da alimentação”.
    A linha de produtos inclui ainda a Spa Day Dieta Líquida, também com duas opções de cardápios à base de sopas, sucos e shakes. Recomendada exclusivamente para desintoxicação, esta dieta deve ser realizada no máximo uma vez por semana.
    A empresa Saison Frozen Spa iniciou suas atividades em 2003, na Clínica Saison (primeiro Spa da América Latina), em Itaipava, apenas com vendas no local e entregas em domicílios de todo o Rio de Janeiro, de uma linha de congelados light. “A idéia da criação dos congelados surgiu a partir da necessidade de oferecer aos hóspedes do Spa a possibilidade de dar continuidade à dieta ou à reeducação alimentar em suas próprias casas”, conta Daniela. O sucesso foi tão grande que, um ano depois, a empresa já fechava um contrato de distribuição com a rede carioca Zona Sul para a comercialização exclusiva da marca em supermercados.
    Para acompanhar a demanda crescente, a empresária, que já realizou obras para a ampliação da fábrica, está planejando uma segunda reforma. Hoje são 14 funcionários, mais de 120 itens no cardápio e um cadastro de clientes com 1,5 mil nomes em todo o Estado do Rio, em São Paulo e Brasília. Além da praticidade do produto, característica que atualmente conta muito quando se trata de hábitos de consumo, ela atribui o êxito do empreendimento à qualidade dos ingredientes – “procuramos sempre priorizar os fornecedores daqui da região”, diz – e ao processo de produção.
    “As pessoas estão abandonando os preconceitos em relação a congelados, em função dos processos que hoje temos disponíveis, tanto para o cozimento como para o congelamento. Aqui, utilizamos o forno combinado, que permite o cozimento pelo vapor, diminuindo a perda de nutrientes; e um equipamento italiano que faz com que os alimentos sejam ultra congelados em um espaço de tempo de uma hora, evitando a formação de cristais de gelo e mantendo sua textura e sabor”, esclarece Daniela.
    Os resultados obtidos impulsionam a empresária a investir cada vez mais no negócio. O próximo passo é a criação de duas novas linhas Spa Day Week, focadas nos segmentos infantil e de fitness. Além de pedidos por encomenda na própria Saison, os clientes podem comprar os produtos da Saison Frozen Spa no Deo Beef (Shopping 2000), no centro de Itaipava, e na rede de supermercados Zona Sul, no Rio de Janeiro.


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados