Solar Fazenda do Cedro














Fotos: Henrique Magro



Hospedagem

Solar Fazenda do Cedro

    Leque variado de atividades e alta gastronomia em plena Mata Atlântica

     Quem passa pela BR-040, na altura do km 45, no sentido Rio-Juiz de Fora, entre os distritos de Pedro do Rio e da Posse, não faz idéia de que ali - do lado direito, bem no meio de duas rodovias bastante movimentadas (a União e Indústria fica ao lado) - existe um oásis que preserva um trecho de Mata Atlântica. A área total da pousada é de 400 hectares e o visual (composto por lagos, muitas árvores e uma mini-fazenda) é capaz de encher os olhos do mais empedernido dos urbanóides. No lugar não se ouve quase nada além do canto dos pássaros (quero-quero, periquitão-maracanã, bem-te-vi de penacho vermelho, sabiá-laranjeira e canário da terra são alguns dos vocalistas que dão canja por lá).
     O Solar Fazenda do Cedro, hotel e restaurante, integra os exclusivos Recantos e Requintes e Circuito Elegante. Estas classificações imponentes têm sua razão de ser, entre elas a sofisticada decoração inspirada nos relais e chateaux europeus, mas não significam que a pousada, como a maioria das hospedagens que ostentam estes selos costumam fazer, não receba alegremente os hóspedes mirins. Inclusive, este é um público que vem ganhando cada vez mais espaço por lá.
     Para as crianças foi montado o Cedrinho Kids - espaço para assistir à tv a cabo com canais infantis e DVD´s e brincar no autorama, mesa de botão, totó, tiro ao alvo e dardo. Para as meninas foi reservado ainda o cantinho das princesas, com maquiagens, máscaras, perucas e outros acessórios. Na mini-fazenda “Bolinhas” e “Luluzinhas” podem também alimentar os animais e aprender a ordenhar vacas.
     Enquanto isso, os adultos podem se entreter com ginástica, sala de estar com lareira e leitura, salão de jogos, quadra de tênis, piscinas convencional e aquecida, além de bar e duas saunas. Aqueles que quiserem aproveitar a estada para relaxar ao máximo podem pedalar na ciclovia que circunda um dos lagos, percorrer três diferentes tipos de trilhas (a pé ou a cavalo) para admirar as pedras do Elefante e da Maria Comprida e as colinas do Brejal e Taquaril ou ainda aproveitar sessões de massoterapia, shiatsu e reik com profissionais especializados.
     As acomodações – todas com tv a cabo e tecnologia wireless para Internet (comodidade disponível também no centro de convenções) - totalizam quatro apartamentos, uma suíte, quatro chalés com lareira (dois deles com hidromassagem), e um chalé vip. Este último tem área de 80m², é equipado com sauna particular, lareira de mesa onde podem ser servidas racletes e fondues, banheiro com teto de vidro e um detalhe muito bacana: portas e banheiro são adaptados para receber cadeirantes confortavelmente.
     A cozinha é um capítulo à parte. O Restaurante Solar é especializado em cozinha mediterrânea, com ênfase na culinária grega, e o Bistrô do Cedro, serve pratos tipicamente brasileiros, além de fondues e racletes nas noites de frio. Ambos estão abertos também para visitantes. A adega climatizada oferece cerca de 300 rótulos, entre vinhos nacionais e importados. Assim como outros eventos gastronômicos - a exemplo do Festival do Pato realizado no final de agosto como parte das comemorações pelos dez anos da pousada completados em 2007 - almoços e jantares harmonizados são organizados com freqüência no Solar.  
     Outras delicadezas culinárias são demonstradas pela fabricação própria de laticínios, geléias e doces caseiros servidos no café da manhã e nos restaurantes, assim como pela montagem de um cardápio específico para crianças de até oito anos. Os bebês também foram lembrados: para eles, o Solar Fazenda do Cedro criou a papinha gourmet. Fofo!

Km 45 da BR 040 (Rio – Juiz de Fora) Pedro do Rio, Petrópolis – RJ
Clientes com reserva não pagam o pedágio do Km 45.
• Telefones: (24) 2223-3618 / 2223-3601
• Página na internet: www.fazendadocedro.com.br
• E-mail: reservas@fazendadocedro.com.br



Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados