Pousada Vista do Vale












Fotos: Henrique Magro



Hospedagem

Várias viagens em um único destino

    A estada em um dos chalés da pousada Vista do Vale pode levar o hóspede a outras expedições. Não, não se trata de algum um tipo de sorteio, promoção ou algo parecido. Pensando em divulgar alguns dos mais encantadores paraísos ecológicos brasileiros, o casal de proprietários, Mario Martelo de Souza e Sonia Maria Bordignon de Souza, criou uma forma de despertar o interesse dos turistas por regiões da Bahia, Mato Grosso do Sul e Piauí e que guardam tesouros naturais ou sítios arqueológicos.

     Os três chalés da intimista estalagem localizada no Vale de Santa Mônica, em Itaipava, foram batizados com os nomes de Itacaré, Bonito e Serra da Capivara e em cada um deles o ocupante pode folhear álbuns com fotografias do recanto homenageado. E pode fazer isso em grande estilo enquanto relaxa na convidativa hidromassagem dupla, provida nas duas extremidades com encostos acolchoados para a cabeça. Além da confortável banheira, as acomodações são equipadas com camas queen size, frigobar, tv com programação Sky e lareira.
     A concepção arquitetônica dos chalés, assim como os nomes que carregam, também privilegia a natureza. Todos são construídos em madeira – Itacaré e Serra da Capivara em peroba mica e Bonito em jatobá – e, através dos janelões dos quartos e dos tetos de vidro dos banheiros e salas de banho, perfeitamente integrados ao verde que cerca a propriedade. Ali, além de espécimes da mata nativa, encontram-se mais de 20 qualidades de árvores frutíferas; algumas raras por aqui como os pés de lichia, uvaia, pêssego e figo.
     Embora o perfil da pousada seja o ideal para casais em busca de repouso (ou, melhor ainda, romance), crianças e cães de pequeno porte são bem-vindos. Para acomodar quatro pessoas em cada chalé, duas camas de solteiro estão estrategicamente localizadas sob a queen size. Os pets também dividem o espaço com a família e apenas são aceitos com a garantia dos donos quanto a seu bom comportamento.
     A Vista do Vale iniciou suas operações há pouco mais de 1 ano e, enquanto os planos de instalação da sauna e do campo para a prática de futebol e vôlei não se concretizam, oferece como atividade de lazer em suas dependências apenas os banhos de piscina. Mas ali mesmo é possível alugar o jipe 4x4 da Suzuki de Mario para explorar os mais diversos caminhos. Os roteiros sugeridos incluem excursões de 45 a 260 Km, tomando-se como ponto de partida o Parque Municipal de Itaipava. Os mais curtos levam ao Centro Histórico de Petrópolis ou a localidades como o Vale do Cuiabá e o Taquaril; e os mais longos, aos municípios vizinhos de Teresópolis, Nova Friburgo, Paraíba do Sul e Três Rios, entre outros.
     Ah, sim, outros passeios são oferecidos pela pousada. Através do cardápio de livros disponibilizado para os visitantes, é possível escolher entre as cerca de 100 obras da biblioteca que o casal montou na hospedaria para viajar pelos mundos de Ariano Suassuna, Jorge Amado, Paulo Coelho, Eça de Queiroz, Eliyahu M. Goldratt e muitos outros grandes nomes da literatura universal.

Estrada Correia da Veiga, 801 - Itaipava
• Telefone: (24) 2222-7815
• Página na internet: www.vistadovale.com.br
• E-mail: marioms@compuland.com.br



Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados