As pinturas (acima) e os móveis em madeira e marchetaria são exemplos da variedade de trabalhos realizados pelo designer Pollo Rios, que produz peças e concebe ambientes inteiros com exclusividade












A Cadeira Ramtha e os castiçais e candelabros em ferro são outras especialidades de Pollo, um artista autodidata que já transitou também pelo universo da música



Criatividade e harmonia: marca registrada dos ambientes projetados na inconsciência, com total consciência ecológica


Fotos: Henrique Magro

Lar, doce lar

Um cenário para chamar de seu

    Quem não gosta de exclusividade? Principalmente quando se trata de compor o ambiente em que se vive, são raros aqueles que não se comprazem em incluir peças singulares nos cenários concebidos para o cotidiano. E engana-se quem acredita que para isso são necessárias viagens a lugares exóticos para trazer móveis e objetos de decoração pouco vistos por aqui ou ainda despender quantias absurdas para ter o privilégio de se tornar o feliz proprietário de peças únicas assinadas por artistas ou designers de renome.

     Em Itaipava, é possível encontrar peças exclusivas produzidas pelo multifacetado artista Pollo Rios - um autodidata e irrequieto artífice cuja copiosa produção inclui móveis em ferro e madeira (mesas, cadeiras, camas, estantes etc.) e mais um sem número de peças (quadros, castiçais, candelabros, biombos, velas e muitos outros) que primam pelo bom gosto e originalidade. Entre suas obras, as que merecem maior destaque são a cadeira Ramtha, fabricada em cerejeira e ferro, com encostos reclináveis para garantir maior ergonomia; as mesas com tampo em marchetaria; e os castiçais e candelabros de ferro, que se sobressaem pela beleza e originalidade das formas.
     Outra característica inusual do trabalho de Pollo é a preocupação com a ecologia. As madeiras de reflorestamento como o eucalipto autoclavado e o pínus são matérias-primas constantes. Através de tratamentos diferenciados – queima especial e pigmentação com vernizes -, o pínus, por exemplo, ganha uma aparência bem diferente para seguir o padrão inovador impresso em suas criações.
     Apesar desta louvável consciência, o espaço que reúne seus quadros, móveis e objetos - um misto de escritório de arte, showroom e loja - foi batizado de Inconsciência e tem entre suas peculiaridades as constantes transformações a que é submetido. “A proposta é que este seja um espaço mutável como o próprio artista; daqui a um tempo, ele terá uma outra conotação. E o interessante é que as pessoas possam visualizar aqui as várias concepções possíveis de ambientes”, observa Pollo.
     O artista – que é também músico; nos idos dos anos 80 ele tocava guitarra na banda Etiópia, além de participar de shows dos grupos Legião Urbana, Capital Inicial e outros - hoje se dedica integralmente à pintura de quadros e à fabricação de móveis e objetos, realizando pessoalmente todas as etapas da produção, desde a criação até a confecção das peças. Por encomenda, ele ainda concebe e materializa ambientes inteiros para residências ou estabelecimentos comerciais.

Inconsciência: Shopping Agante
Estrada União e Indústria, 11.319/loja 11
Telefone: (24) 2222-7985
http://www.inconsciencia.com.br













































































































Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados