Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Semear solidez para colher resultados


    Diante de um belo jardim ou de suculentos pratos de saladas e frutas, muitos costumam refletir sobre o quanto a natureza é generosa em suas formas, cores e sabores. Mas o que quase nunca nos vem à memória é que até que estas dádivas brotem da terra para a nossa fruição existe – além de todas as fases que compõem o desenvolvimento de suas produções - um primeiro e fundamental processo que engloba a pesquisa, a produção e a comercialização de insumos e serviços para paisagismo, horticultura e fruticultura.
     Na Agristar - empresa nacional sediada em Itaipava e que lidera, com participação de 23%, o mercado brasileiro de produção e comercialização de sementes de hortaliças – dá para se ter uma idéia do quão complexo é este processo e de como sua contribuição é fundamental para que produtos com qualidade cheguem ao consumidor final. Além de manter produção própria, a empresa ainda importa sementes de outros países e, com a utilização de tecnologia em larga escala, realiza uma série de procedimentos antes da comercialização dos produtos.
     Em uma área de 5.200 m2, onde está instalada a sede administrativa, funcionam ainda o laboratório de controle de qualidade, as câmaras desumidificadoras para armazenagem e a seção de embalagens. Os processos realizados ali incluem a peletização, a pré-germinação de sementes e uma série de testes para a verificação da qualidade dos lotes, sejam eles oriundos do exterior ou dos campos de produção da Agristar localizados em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Norte.
     “O beneficiamento é todo monitorado através de testagens constantes para que haja condições de rastreabilidade caso qualquer um dos produtos apresente algum tipo de problema”, explica a engenheira agrônoma Maria Carolina Pereira da Silva, gerente de qualidade assegurada da empresa.
     Hoje, a Agristar comercializa cerca de 350 espécies, que totalizam aproximadamente mil variedades de sementes. São três divisões de negócios: Topseed Premium, voltada para o mercado profissional e com o foco voltado para o desenvolvimento de sementes de alto potencial genético e qualidade fisiológica; Topseed Garden, responsável pela comercialização de sementes de cultivares tradicionais e de produtos direcionados ao mercado de consumo hobby & lazer; e Agritech, voltada para a comercialização de produtos e serviços de alta tecnologia em sinergia com a linha profissional de sementes.
     O carro-chefe da empresa é o Tomate Híbrido Dominador F1, da linha Topseed Premium, que vem se destacando nos principais pólos produtores desta cultura por sua grande resistência a doenças e alta produtividade. “Esta é uma semente com uniformidade e velocidade de germinação muito grandes – o que ajuda bastante o produtor na hora da colheita”, observa a engenheira.
     A empresa produz hoje em torno de 1,5 mil toneladas de sementes de hortaliças por ano em 750 hectares de área própria e 1,5 mil hectares com produtores cooperados. Toda a produção passa pelas unidades de Orizona (GO) e Jaíba (MG), onde recebem o primeiro tratamento, depois são enviadas para a matriz em Itaipava para serem embaladas e comercializadas. Além de abranger todo o teritório nacional, a empresa exporta sementes para os Estados Unidos, Itália, Holanda, Bolívia, Paraguai e Uruguai, entre outros países.
     O índice de crescimento previsto para 2007 é de 14%. Para se adequar ao progressivo aumento de produção e também celebrar seu primeiro meio século de vida, em 2008 irá completar 50 anos de fundação, a Agristar está realizando obras de ampliação em sua matriz. “O momento é de grande profissionalização em nossos diversos setores. Estamos realizando investimentos em todas as áreas – implantação de novos sistemas, aumento de pessoal técnico e, sobretudo, uma grande atenção ao comercial, inclusive com suporte técnico aos nossos clientes e distribuidores - para crescer em bases sólidas”, enumera o diretor administrativo e financeiro da empresa, Célio Espíndola.


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados