Fazenda Projeto Água, em Anápolis, próxima de Secretário, visa ser um multiplicador da educação e da preservação ambiental com a gestão de três grandes programas









As instalações da Carbografite, em Itaipava: indústria líder de mercado na fabricação de produtos de solda e segurança, investe em responsabilidade social como mantenedora da Ong Fazenda Projeto Água

        Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

De olho no futuro

    O que uma indústria, líder de mercado na fabricação e distribuição de produtos de solda, segurança e construção tem a ver com a preservação da água e o reflorestamento? Diretamente, nada. Tais ações, contudo, denotam responsabilidade social, tema cada vez mais recorrente na pauta das empresas brasileiras. E essa é a meta da direção da Carbografite, inaugurada em Petrópolis, em 1967. Criadora e mantenedora da Ong Fazenda Projeto Água, a Carbografite faz da gestão ambiental um dos pilares da estratégia de desenvolvimento da empresa. O objetivo: conscientizar e instruir a população sobre a importância de economizar, preservar e recuperar os recursos hídricos e ambientais.

    Menina dos olhos da Carbografite, a Fazenda Projeto Água, criada em 2004, é um exemplo de iniciativa em gestão ambiental independente, cujos resultados não podem ser medidos em números. A menos que sejam números de mudas nativas da mata atlântica plantadas ou de nascentes d´ água recuperadas.
    “Nosso foco são as atividades educativas de preservação do meio ambiente. Por isso o Projeto visa ser um multiplicador da educação ambiental, angariando parceiros, voluntários e, principalmente, conscientizando a sociedade sobre a necessidade urgente de se preservar, economizar e recuperar os recursos naturais, sobretudo os recursos hídricos”, explica a diretora administrativa da Ong, Priscila Carvalho da Silva.
    Segundo ela, a Ong foi criada com o intuito de coordenar três projetos educativos e de conscientização. São eles o ‘Programa Água é Vida’, que contempla campanhas educacionais para alunos do ensino médio e fundamental, nas escolas ou na própria Fazenda; o ‘Programa de Reflorestamento’, dirigido a alunos do ensino fundamental, que podem plantar mudas nativas da mata atlântica em área reservada para esse fim na Fazenda e o ‘Programa Água Para Todos’, direcionado a comunidades e empresas por meio da distribuição de material informativo. Todos visam à sociedade, principalmente crianças e jovens, e têm como objetivo o desenvolvimento de atividades interativas.
    De fato, o conteúdo dos três projetos é dirigido à informação, à instrução e à conscientização por meio de palestras, dinâmicas de grupo, seminários, oficinas ecológicas, folhetos educativos, vídeos, gibis e jogos, material que varia em razão do público-alvo. As atividades, se desenvolvidas na sede da Fazenda, têm o suporte de uma infra-estrutura privilegiada: além da bela paisagem, o lugar conta com auditório para 120 pessoas, sala de estudos, alojamento para até 60 pessoas e área de lazer com campo de futebol e churrasqueira.
    “A compra do terreno da Fazenda, com 210 mil m2, localizado em Anápolis, zona rural de Petrópolis, foi definida após a decisão de adotarmos a preservação da água como mote de uma campanha de responsabilidade social. Apesar de não utilizarmos água em nenhuma etapa da produção industrial da Carbografite, sabemos tratar-se de um bem precioso, que tem seus dias contados se não tomarmos atitudes para preservá-la”, afirma o gerente comercial da Carbografite, André Valim.
    A Fazenda Projeto Água possui ainda mais de 20 nascentes catalogadas, mananciais, lagos e roda d’ água, para demonstrar a produção de energia. Estão em fase de implantação miniestações de tratamento de água e esgoto, para demonstrações sobre o funcionamento desses sistemas de tratamento, além de laboratórios para exame da água. A Carbografite, líder no segmento de produtos de solda e segurança, com 200 linhas de produtos, clientes em todo o Brasil e no exterior, direciona parte do faturamento bruto da indústria para a Ong.

Conheça a Fazenda Projeto Água: www.projetoagua.org.br


























Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados