Sandra Moreira e Manuela Vianna


Fotos: Henrique Magro

Saúde e bem-estar

Economia solidária


     O termo, de acordo com a Wikipédia, significa: uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida.
     O conceito também traduz perfeitamente bem o que pratica o G4 Arte e Criação - grupo de artesãos de Itaipava que mantêm no Shopping Alpino a loja do mesmo nome para comercializar suas peças, produzidas com os mais diferentes tipos de materiais e para os mais diversos usos. Ali são vendidos móveis, objetos de decoração, utilidades domésticas, brinquedos e bijuterias, entre outros.
     Mas o que mais chama à atenção não é a indiscutível beleza e a qualidade dos trabalhos e sim o tipo de organização do grupo, a quantidade de peças produzidas e os resultados obtidos com eles. “Com apenas duas exceções, todos vivem das peças que criam”, afirma Manuela Vianna, que divide a coordenação da loja e dos artesãos com Sandra Moreira.
     O método adotado para a manutenção do estabelecimento – as despesas incluem aluguel, taxas, produção de sacolas e cartões – é o de rateio. “Temos ainda um sistema de rodízio para ficar na loja e todos contribuem mensalmente para o pagamento das contas. O faturamento com as peças é repassado integralmente para os artesãos, não existe qualquer porcentagem para a loja”, conta a coordenadora. Também não há limites estabelecidos para a quantidade de peças entregues por cada artesão. Toda a produção é recebida pela Arte & Criação – que expõe os trabalhos de todos de maneira igualitária, alternando quinzenalmente as peças na vitrine, com destaque ocasional apenas para aquelas produzidas de acordo com datas comemorativas, como Natal, Dia das Crianças etc.
     Outra forma encontrada para arcar com as despesas foi o desenvolvimento de cursos de diferentes técnicas de pintura e decupagem, além de aulas voltadas para trabalhos de bordado e tapeçaria. Eles são oferecidos semanalmente na própria loja e têm duração de três horas. No mesmo local, alunos dos cursos e clientes em geral podem comprar objetos em MDF (caixinhas, bandejas, quadros e outros), tintas especiais e pincéis para a criação de suas peças.
     O grupo começou suas atividades há dois anos, instalado na loja 04 no Shopping Valley, e, inicialmente, era formado por quatro artesãos – composição que originou a escolha de seu nome de batismo.

O G4 Arte & Criação foi iniciado por Manuela Vianna (quadros, vitrines com miniaturas e pinturas em cerâmica) e pelo casal Sandra e Batista Moreira (MDF, móveis, quadros e miniaturas em madeira). Hoje, além dos fundadores, integram o grupo: Ana Luiza de Britto Leal (bonecas, bichos e brinquedos de pano), Beth e Samuel Campos Cunha (móveis e objetos em ferro), Bia Torres (pintura Bauer), Ângela e Rômulo Santos (santos, esculturas e máscaras em gesso), Geni Fernandes de Jesus (decupagem e pintura), Mônica Sondermann (decupagem e pintura country) e Raquel Georgetti (bijuterias).

Arte & Criação
Shopping Alpino/loja 3
Estrada União e Indústria, 9.345 – Itaipava
Telefone: (24) 8807-6447



Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados