Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Especialistas em diversão


     O inverno chegou e veio acompanhado daquela preguiça danada de ir para a rua enfrentar as baixas temperaturas? Então, porque não levar a diversão para dentro de casa? Equipar-se com jogos de sinuca, pingue-pongue, carteado, totó (ou pebolim, como dizem os paulistas – aquele povo vizinho e amigo que fala um idioma parecido...) e outros jogos é o melhor caminho para que o entretenimento vá até você. Basta convidar os amigos.
     E a via para montar um verdadeiro arsenal de passatempos não fica longe. Há trinta anos, funciona aqui a Itaipava Bilhar - especializada na fabricação, reforma e aluguel de mesas para jogos, fundada por Manoel Sampaio e Silva e seus dois irmãos já falecidos.
     No começo, era só a fábrica. Há cinco anos, entretanto, o comerciante, sua mulher Ione e os três filhos – Jean Rodrigo, Marcos Felipe e Alexandra – partiram para uma nova empreitada: a abertura da loja, localizada na União e Indústria, que comercializa e aluga não só as mesas produzidas ali, mas também tacos, bolas, raquetes e outros acessórios feitos por terceiros.
     Ao contrário da maioria das mesas similares disponíveis no mercado atualmente, fabricadas em compensados, aglomerados ou MDF, as da Itaipava Bilhar são produzidas com madeira maciça – o Jequitibá de Rondônia. “Todos os materiais utilizados aqui são da mais alta qualidade. Nas mesas de sinuca, por exemplo, além da madeira maciça, usamos a ardósia brasileira tipo exportação, que é toda calibrada e não apresenta qualquer desnível em sua superfície” explica Jean Rodrigo, que acrescenta uma curiosidade: “antigamente, as mesas de sinuca brasileiras eram produzidas com pedra importada, a lousa portuguesa. Hoje, nós é que exportamos a ardósia para a fabricação destes equipamentos”.
     Outro grande diferencial da empresa é a confecção dos artigos ao gosto do freguês. Nada melhor para quem procura produtos personalizados ou precisa adequar os equipamentos ao ambiente. Para os que gostam de imprimir seu toque pessoal a tudo, existe a possibilidade de encomendas de mesas com pés em qualquer design, feltros de todas as cores e detalhes de todos os tipos.
     Aqueles que dispõem de pouco espaço e desejam diversificar a brincadeira, podem encomendar ali a mesa dois-em-um, que alterna tampos de sinuca e pingue-pongue sobre uma mesma base. Tabuleiros de damas, xadrez e gamão também são confeccionados ali, mas apenas sob encomenda.
     Além de comercializar os produtos em loja própria, a Itaipava Bilhar – que, sem contar com os outros artigos, chega a receber uma média mensal de 15 encomendas de mesas de sinuca, incluindo pedidos de todo o Estado do Rio de Janeiro e ainda de Minas Gerais – também coloca as mesas que fabrica à venda em outras lojas. No Rio, as mesas podem ser encontradas na Cláudio Elias Esportes, no Centro da cidade.
     De acordo com Manoel, o grande crescimento dos negócios da família aconteceu com a criação de um site na Internet. “Com isso, as encomendas aumentaram e já estamos com um terreno em vista para construir uma fábrica maior, capaz de atender a atual demanda”, diz. Grande tacada!

Itaipava Bilhar
Estrada União e Indústria, 12.285/loja 01
Telefone: (24) 2222-1387 http://www.itaipavabilhar.com.br




VOCÊ SABIA QUE ...

     ... durante uma hora de partida, um jogador de sinuca caminha 1,6 quilômetro e faz, no mínimo, 80 flexões torácicas?

     ... desde 1988 a sinuca é reconhecida como esporte oficial no Brasil, por meio da Resolução nº 07/88, assinada pelo Sr. Manoel José Gomes Tubino, então presidente do Conselho Nacional de Desportos – CND?

     ... no Rio de Janeiro o totó já foi conhecido como “toque-toque” e em Porto Alegre, terra de gremistas e colorados, leva curiosamente o nome de “Fla-Flu”?

     ... a bola mais leve é a do pingue-pongue, que pesa 2,5 gramas - 240 vezes menos que a bola de basquete, com 600 gramas; 168 vezes menos que a bola de futebol, que pesa em média 420 gramas; ou 100 vezes menos que uma bola de vôlei, de 260 gramas?

     ... no jogo de buraco, as trincas são conhecidas também como tripas ou lavadeiras?

     ... as chamadas cartas de figuras (rei, rainha e valete) só começaram a ter suas imagens duplicadas e invertidas a partir de 1818?

     ... o jogo de pôquer como hoje conhecemos surgiu por volta de 1800 nos Estados Unidos e é descendente direto de outros jogos muito antigos praticados, segundo historiadores, há muitos séculos na região hoje conhecida como oriente médio?

Fontes:
O Guia dos Curiosos Esportes (Marcelo Duarte – Editora Panda Books, 2006)
www.sportmania.com.br
www.jogosdecartas.com.br


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados