Pousada Quinta dos Pássaros














Fotos: Henrique Magro



Hospedagem

Pousada Quinta dos Pássaros

    Elementos modernos conferem charme extra à construção sexagenária

     Quando o engenheiro Maximiliano Joffe resolveu transformar seu sítio em uma hospedaria, certamente não imaginava que a empreitada lograsse êxito em tão curto espaço de tempo. Não que os cuidados para que isso acontecesse não tenham sido tomados. Mas a criação ou readaptação de espaços e dependências, em que o antigo convive harmoniosamente com o contemporâneo, a preocupação com pequenos detalhes e o extremo bom gosto com que a reforma foi realizada tiveram por parte do público uma aceitação mais rápida do que ele próprio poderia imaginar.
     Localizada no Vale do Bonsucesso, em um dos conjuntos residenciais mais agradáveis da Serra, em uma área de 31.000 metros quadrados cercados de Mata Atlântica e jardins projetados por Burle Marx, a antiga propriedade da família passou por muitas transformações para abrigar a Pousada Quinta dos Pássaros, que funciona desde janeiro de 2007. O prédio principal - onde estão localizadas quase todas as suítes, além do salão principal, recepção, varanda, cozinha e sala de carteado - ocupa o que antes era a casa-sede de uma das três únicas fazendas existentes na região. A casa foi construída em 1946 e, mesmo depois de ampliada e modernizada, manteve algumas de suas características originais como as tábuas de madeira de imbuia, peroba e canela utilizadas na edificação.
     A pousada possui sete suítes temáticas, cada uma com suas peculiaridades e todas com TV, DVD, lareira, frigobar e camas king size, com colchões de molas ensacadas e cobertas por lençóis de 240 fios. Cada cômodo recebeu um nome adequado a seu estilo: Máster, Loft, Contemporâneo, Fazenda, Provence, Belle Époque e New England. A Master se diferencia, além dos equipamentos que a compõem, por suas dimensões. Com cerca de 100 metros quadrados de área, ela possui cama superking, closet, varanda com vista para o verde, banheira dupla de hidromassagem e TV de plasma de 42 polegadas. A Loft tem três andares: o primeiro é composto por sala de TV, bar com lareira e sofá; o segundo, por dormitório com cama de casal e banheiro; e o terceiro, por uma exclusiva área de lazer.
     A proposta de integrar a arte e o mobiliário rústico da região de Tiradentes (MG) em um projeto mais moderno e contemporâneo produziu resultado satisfatório sob o ponto de vista decorativo. Na suíte Fazenda, por exemplo, a ambientação rústica se destaca através do mobiliário do século XIX em cores contemporâneas. A preocupação com certos detalhes na concepção e na execução do projeto - como duas duchas no mesmo box na suíte Máster, ou duas camas de casal na Fazenda - demonstram atenção às diferentes preferências de cada hóspede.
     As opções de lazer são variadas. A Quinta dos Pássaros oferece duas piscinas (ao ar livre e coberta com aquecimento) e também duas saunas (a vapor ou seca aquecida à lenha). A diversão pode ser ainda no salão de sinuca, no jogo de dardos, pingue-pongue, quadra de tênis, jacuzzi, sala de jogos e mais de 200 títulos de DVD´s, oferecidos aos hóspedes sem qualquer taxa adicional. O café da manhã, incluído nas diárias, é servido na varanda em sistema de buffet. O atendimento procura ser o mais informal possível, porém sem o prejuízo da qualidade necessária. “Nossa proposta é deixar as pessoas à vontade, fazer com que elas se sintam em casa”, destaca o gerente Gilberto Guimarães. Ele acrescenta que há também um profissional especializado em terapias alternativas e massagens, disponível para atendimentos nos fins de semana. Outro diferencial da pousada é sua localização privilegiada, que permite o fácil acesso ao centro comercial e gastronômico de Itaipava.

Rua dos Beija-Flores, 1.700
Condomínio Vale do Bonsucesso – Itaipava
• Telefones: (24)2221-2691/2236-2050
• Página na internet: www.pousadaquintadospassaros.com.br
• E-mail: reservas@quintadospassaros.com.br



Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados