Armazém do Guga
Estrada União e Indústria, 10.270 Itaipava (ao lado da Carrapeta) Tel.: (24) 2222-6060 Funcionamento: quarta-feira – das 17h às 23h30; quinta-feira – das 12h às 23h30; sexta a domingo – das 12h até o ultimo cliente.




Borgo San Felice
Estrada União e Indústria, 24.360 Pedro do Rio – Tel.: (24) 2223-1826 Funcionamento: de terça a domingo para almoço e jantar.


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Aqui na serra como no mar


    Nada melhor do que um pescado fresquinho. Se o prato for temperado com criatividade então, nem se fala. E é justamente a inventividade, além da inspiração vinda de além-mar, que confere um sabor especial aos pratos de frutos do mar elaborados pelos chefes Gustavo Cox, do Armazém do Guga, e Eduardo Nunes Barbosa, do Borgo San Felice.


Armazém do Guga
     O bom e velho Armazém do Guga volta as suas origens neste início de 2008, mas não sem trazer boas novidades. Uma delas é a introdução no cardápio das Postas de cação ao molho de manga, leite de coco e curry. O prato, uma criação do chefe Gustavo Cox com inspiração na cozinha Thai, é servido com flocos de coco torrado, arroz de salsinha e espetinho de camarão e abacaxi grelhado. Uma festa para a boca e os olhos! O cardápio especial de petiscos – com destaque para o vinagrete de frutos do mar e as iscas de peixe ao molho especial – traz ainda pastéis croquetes e outros integrantes apetitosos de uma lista de 20 itens. A idéia dos proprietários Úrsula e Guga Cox é reafirmar a vocação do lugar como sanduicheria, bar e petiscaria. Pratos já tradicionais do Armazém – como os criativos sanduíches, os filés grelhados com salada e molhos, prato alemão, e algumas opções da cozinha nordestina – continuam no cardápio, mas agora podem ser saboreados também em mesas ao ar livre com ombrelones. À noite tem iluminação especial de tochas e música ao vivo.











Borgo San Felice
     Recém-chegado de uma longa temporada no conceituado restaurante Tasquinha da Adelaide, em Lisboa, cidade que escolheu para sua especialização gastronômica, o chefe paulista Eduardo Nunes Barbosa desembarcou no Borgo San Felice, em Pedro do Rio, trazendo para o restaurante (que agora funciona independentemente da pousada) os temperos da culinária lusitana. Desde meados de 2007, quando assumiu a cozinha da casa, todos os pratos passaram a ser preparados a partir de métodos genuinamente portugueses, incluindo-se aí a forma de confecção e a mistura de ingredientes e temperos. Além do delicioso Polvo com batatas ao murro – que se diferencia pela textura da carne e pelo sabor apurado das batatas submersas no azeite – constam no cardápio opções de pratos à base de bacalhau, camarão e outros frutos do mar e ainda a paleta de cordeiro – outro carro-chefe do restaurante. Fugindo um pouco das tradições, Eduardo apresenta também exemplos da culinária fusion como a carne de porco alentejana, que leva vôngole em sua composição.










Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados