Fotos: Léo Vasconcellos
Texto: Luciano do Carmo

Hospedagem

Rancho da Ferradura

Para curtir o outono com conforto e tranquilidade

     Há lugares tão fascinantes que nem mesmo uma grande distância a ser percorrida, ou qualquer outro obstáculo que porventura se interponha no caminho, nos faz desistir de conhecê-los ou revisitá-los. Um desses lugares é, sem dúvida, o Vale das Videiras, localizado a quinze quilômetros do centro de Araras e onde acaba de ser inaugurada a Pousada Rancho da Ferradura - um lugar tão especial quanto a localidade que o abriga. Lá, o som mais ouvido, chova ou faça sol, é o canto dos passarinhos.
     Com quatro chalés personalizados, que oferecem muito conforto e tranquilidade, a pousada é a concretização de um sonho do casal Ney Eduardo Risso e Monique Colin. Moradores do Rio de Janeiro, há algum tempo eles vinham pesquisando, durante suas viagens por diversas regiões do país, um cenário considerado ideal para montar uma pousada.
     O gosto pelo ambiente rural e pelo sossego que a região oferece, apesar de sua proximidade com o Rio de Janeiro, fez com que optassem pelo Vale das Videiras para pôr em prática o projeto. Da compra do terreno de 29.000m2 (constituído quase totalmente por área útil) à inauguração da pousada, que aconteceu no início de abril, foram aproximadamente dois anos de muita dedicação e preocupação com detalhes que fizessem da casa um lugar diferente e único.
     Os chalés se diferenciam por detalhes peculiares como o revestimento das fachadas, onde foram utilizados materiais distintos: pedra, tijolinho, tronco de eucalipto e bambu. Todos têm uma pequena varanda, sala com lareira, mesa e sofá, ar condicionado, cama queen size, tevê, frigobar, secador de cabelos e banheiros com parte do telhado em vidro. Em dois deles há também banheira de hidromassagem dupla. As acomodações ficam afastadas umas das outras, oferecendo total privacidade aos hóspedes.
     Na casa principal, que, assim como as demais dependências da pousada, tem a qualidade de aliar o rústico ao confortável (portas, janelas e pisos vieram de lojas especializadas em material de demolição), há uma ampla varanda, onde pode ser servido o café da manhã nos dias mais quentes. As salas de estar, tevê (com home theater) e jogos (com mesa de sinuca e dardo) oferecem opções de lazer interno. Uma bela piscina com borda infinita, sauna a vapor, spa aquecido e envidraçado com vista para o verde, além de forno a lenha e churrasqueira, completam a área de lazer. A hospedaria tem ainda um espaço que promete fazer grande sucesso entre os hóspedes: um gazebo com um enorme pufe almofadado, de onde se pode observar uma queda d’água e um pequeno lago habitado por carpas.
     Uma trilha leva ao topo da propriedade – em uma caminhada de aproximadamente 20 minutos –, de onde se tem uma vista especial da região. Outra opção de ecoturismo oferecida pelo Rancho da Ferradura, como o próprio nome nos faz entender, são as cavalgadas realizadas em animais da raça Mangalarga Marchador, da própria pousada.
     Caso o hóspede não queira se ausentar da estância para conhecer os excelentes restaurantes que a região de Araras oferece, pode fazer as refeições na própria pousada, que tem à disposição um pequeno cardápio com duas ou três opções de pratos leves e pizzas, que poderão ser “elaboradas” pelos próprios clientes. A adega da casa, localizada no subsolo e com mais de quarenta rótulos de vinhos europeus e sul-americanos, é outra atração reservada por Ney e Monique para enólogos e apreciadores de vinho em geral.

Pousada Rancho da Ferradura
Estrada dos Mulungus, s/nº, Vale das Videiras (em frente ao Condomínio Vale das Videiras) – Petrópolis/RJ
(24) 2225-8069

www.ranchodaferradura.com.br


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados