Fotos: Henrique Magro

Moda

Estilo reciclado

A idéia de que brechós são lugares onde se encontram apenas roupas antigas e usadas é coisa do passado. Hoje, estas lojas oferecem muito mais do que peças vintage que caíram no desgosto de seus primeiros donos. Uma incursão a três dos melhores brechós da região - o Brechó, em Areal, o Mafuá Chic e o Brexó-Mix, ambos no Shopping Valley, em Itaipava – pode ser uma ótima oportunidade de levar para casa roupas e acessórios de grifes novinhos em folha; e o melhor: por preços infinitamente mais baixos do que os comumente praticados pelo mercado fashion. Em todos eles, além de artigos usados (ou semi-novos, se preferir), sempre em bom estado de conservação, encontram-se peças de pontas de estoque de boas marcas e ainda algumas produzidas por confecções locais e que costumam enfeitar araras de butiques sofisticadas de Petrópolis, Rio de Janeiro e São Paulo.

BRECHÓ
     O Brechó, aberto há oito anos por Alice Salzano Ravelli, vende, além das usadas, peças de coleções antigas de grandes marcas - inclusive paulistas, como a sofisticada Daslu e também importadas, como os jeans da Diesel – assim como roupas confeccionadas ali mesmo em Areal para grifes como Mara Mac e Maria Bonita. A loja tem ainda uma grande variedade de roupas e acessórios que não são exclusivos dos closets femininos. Nos dois ambientes - bem espaçosos, o que não é muito comum neste tipo de estabelecimento – estão também modelos masculinos e infantis.
     De acordo com Alice, a procura por roupas e calçados para crianças é muito grande. Uma ótima opção para atualizar os guarda-roupas dos pequenos, que têm de ser constantemente renovados. Eventualmente, Alice, cujo avô era antiquário, também põe à venda objetos de decoração e utensílios como pratarias e copos de cristal. Dá para passar uma tarde inteira (o funcionamento é de segunda a sábado, das 13h às 19h) garimpando preciosidades.
Praça Castelo Branco, 102/sobreloja (em cima da padaria Fornalha) Centro – Areal
Telefone: 2257-1331




MAFUÁ CHIC
     A empresária Suzana Sobral, proprietária do Mafuá Chic, presta um serviço a mais para suas clientes. Ali, se uma roupa for muito desejada, mas não corresponder às medidas da compradora, imediatamente uma costureira especializada em reformas (e que também mantém loja no Shopping Valley) é acionada para adequar a peça. A intensidade do desejo, por sinal, é a forma que Suzana usa para selecionar os artigos que vai colocar à venda. Se a fornecedora mostra um apego muito grande à peça, ela é logo descartada. “Gosto de trazer para a loja apenas aquilo que uma pessoa realmente não quer mais, mas tem cara de que outra vai querer muito”, enfatiza.
     Os destaques do Mafuá Chic - que, inaugurado em 2007, é um dos mais novos da região – são vestidos de festa, além de bijuterias antigas, chapéus dos mais variados tipos e óculos superbacanas e diferentes. Quem procura acessórios para compor trajes para eventos à fantasia também encontra muitas opções ali. Em um cantinho batizado de “museu”, está em exposição o vestido de casamento usado pela própria Suzana em 1965.

Estrada União e Indústria, 9.200/loja A6
Shopping Valley Itaipava
Telefone: (24) 2222-3527




BREXÓ-MIX
     Os importados, as grifes sofisticadas e as peças datadas são a especialidade do Brexó-Mix. Ali, Leila Rossi, que já chegou a fornecer roupas para o acervo de figurinos da Rede Globo, reuniu uma grande variedade de roupas e acessórios retrô, especialmente dos anos 70, inclusive óculos com a grife Dior. A loja tem uma grande variedade dos cobiçados jeans das marcas Colcci e Diesel - uma verdadeira festa para aquelas que apostam na qualidade e não têm preconceitos em relação a peças usadas.
     E quem pensa que a clientela destas lojas é formada apenas por quem quer fazer economia está redondamente enganado. Leila conta que boa parte de suas clientes faz parte da classe A. “Muitas delas frequentam a loja porque sabem que só aqui vão encontrar determinadas roupas e acessórios”. No Brexó-Mix não é preciso fazer esforço para encontrar peças, antigas ou modernas, com muito estilo. Muitas vêm de fora, principalmente da Inglaterra e dos EUA, já que algumas das fornecedoras do brechó moram nestes países e o abastecem com regularidade. A chance de se esbarrar com alguém que esteja usando a mesma roupa que você é praticamente nula. Nada de saia justa.

Estrada União e Indústria, 9.200/loja D11
Shopping Valley - Itaipava
Telefone: Telefone: (24) 2222-1140


Voltar


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados