Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Com fermento e com afeto



     Presenciar o desenvolvimento de empresas locais é sempre motivo de grande satisfação para nossa equipe. Quando se trata do crescimento de uma família em torno de um negócio - que começou, literalmente, na garagem e agora desponta como uma bem sucedida indústria do setor alimentício - é algo mais gratificante ainda.
     A Graça’s Torradas, que completa agora 10 anos, comemora, além do aniversário, um significativo crescimento. A fábrica mudou para instalações mais amplas e a marca evoluiu, através da revitalização da logo e do lançamento de novo design para as embalagens, da melhor forma possível: sem perder a identidade. Também a incorporação de uma novidade a sua linha de produtos assinala um período especial na história desta empresa familiar.
     Motivados pelo espaço mais amplo – agora estão em uma área de cerca de 600 m2, contra os 380 do endereço anterior, no Centro de Petrópolis - os jovens empresários e irmãos Anderson e Flávia Lorete Lima - ambos à frente da empresa desde 2007, quando a mãe Graça teve de se afastar por motivos de saúde – partiram para outra empreitada. As bolachas de água e sal Pão Sucesso, outro produto tradicional da região, foram incorporadas ao negócio.
     “Todas essas mudanças foram acontecendo de forma simultânea e de acordo com as oportunidades. Logo que viemos para o novo prédio, já com a intenção de modernizar as embalagens e incorporar novos itens à linha de produtos, a marca das bolachas foi posta à venda”, conta Flávia. Anderson completa: “tudo isso junto, facilitou bastante para a agilização também de nossos processos produtivos”.
     O processo de fabricação das torradas – atualmente são 1,5 mil caixas por mês, distribuídas no mercado fluminense, com ênfase na capital, serra e litoral – é realizado integralmente ali e supervisionado pelos irmãos. Desde a compra de insumos para a produção da massa do pão que irá se transformar nas torradas até o controle de qualidade do produto final, tudo passa por sua inspeção.
     “A qualidade das matérias primas é primordial. É preciso que todos os ingredientes tenham boa procedência; não só para seu bom aproveitamento, como também para a qualidade final. Um dos valores que cultivamos como regra é a não utilização de produtos artificiais, que contenham corantes ou conservantes. Sempre buscamos alternativas naturais, as torradas de legumes, por exemplo, levam realmente legumes na composição de sua massa”, afirma Anderson.
     A padronização é outro ponto que merece atenção dos irmãos. Para isso, são utilizados maquinários modernos e capazes de atender a uma produção em escala maior e com um padrão ideal em termos de tamanho, formato e textura. O processo de empacotamento foi outro a ganhar agilidade. “Com o espaço ampliado, foi possível a compra de uma empacotadora automática, que, esperamos, aumente em 70% a produtividade de cada funcionário do setor”, diz o empresário.
     Hoje são 25 colaboradores na empresa, um número bem diferente daquele que compunha o quadro no início das atividades. Antes de se estabelecer formalmente no mercado, a família Lorete Lima dava - na garagem da própria residência, em Araras - os primeiros passos na direção da indústria alimentícia, através da fabricação de pães, brioches, massas de pizza e outros. Estimulada pela falta no mercado de torradas artesanais, a matriarca Graça começou a produzi-las e comercializá-las, ainda sem a marca atual, nas redondezas. Por conta da grande aceitação e demanda crescente pelo produto, a família resolveu focar o negócio apenas neste produto.
     Foi em 1999, cerca de 18 meses depois, que a fábrica iniciou formalmente suas atividades em um galpão de 100m2 no Retiro; após cinco anos, a primeira ampliação; e recentemente, em agosto de 2009, passou a funcionar no bairro de Quissamã. Os planos para o futuro incluem a a distribuição dos produtos para outros estados. “Mas tudo depende da análise da capacidade de produção, da vida de prateleira dos produtos e da logística de distribuição”, observa, com muita sensatez, Flávia.

Graça’s Torradas:
(24) 2243-0890
www.gracastorradas.com.br


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados