O LOG cheeseburguer – com queijo cheddar, bacon, alface, tomate e pão com gergelim – é preparado com 200g de carne bovina temperada e escoltado por batatas fritas e molho.

As pizzas da casa são confeccionadas à moda napolitana e chegaram a figurar entre as três melhores do Rio de Janeiro em uma das edições da Copa Brasileira de Pizzarias.


Tentação irresistível: a Banana Split do LOG é feita de acordo com a receita tradicional.


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Nos tempos da brilhantina


     Nada como o paladar para trazer à memória uma sensação agradável. Com a proposta de reviver a gastronomia americana dos anos 50, o empresário Luiz Fernando Velloso, proprietário do restaurante LOG, em Itaipava, incluiu no cardápio noturno da casa – que durante o almoço serve refeições por peso – apetitosos hambúrgueres, sundaes e shakes. Mas isso já faz tempo, a novidade agora é que, desde o dia 8 de outubro e até o fim do verão, as guloseimas estarão à disposição dos clientes a partir das 17h.
     “A idéia é fazer o resgate de um tipo de lanche que as gerações atuais, acostumadas às redes de fast food, não conhecem; um estilo de refeição oferecida pelos característicos trailers americanos”, diz o empresário, que se esmerou nesta volta aos bons tempos. Além dos sanduíches e sorvetes, delícias que agradam ao gosto juvenil, como o Ice Cream Soda (sorvete de creme com soda limonada) e a Vaca Preta (sorvete de creme com Pepsi-Cola), também podem ser degustadas nas sessões vespertinas do LOG.
     O hambúrguer, preparado artesanalmente, vem em oito diferentes versões, que variam pela quantidade e tipo de carne (são duas opções com picanha temperada), tipos de queijos utilizados nos cheeseburgers (prato ou cheddar) e outros recheios (alface, tomate, pepino em conserva e bacon). Todos recebem batatas fritas e – com exceção das versões mini, destinadas às crianças - um tipo de molho (golf, curry ou barbecue) como escolta. Na seção de sundaes e shakes, o cardápio traz diferentes sabores de sorvetes e caldas. O destaque fica com a deliciosa e tradicional Banana Split (três bolas de sorvete, banana, marshmallow, calda de chocolate, calda de caramelo e castanhas). Com um pouco de imaginação, dá até para ouvir a dupla Travolta/Newton-John entoando as canções de Grease.
     A partir das 19h, além de todas estas guloseimas, o restaurante oferece ainda grande variedade de entradas, pizzas, massas, sobremesas e drinques, com novidades em todas as categorias. Além de raridades por estas bandas como a Sardela (pasta de pimentão vermelho com anchova, acompanhada de pão italiano) e originalidades como Scalatine Tropical (enrolado feito com massa de pizza, muzzarela, lombo canadense, abacaxi, páprica e açúcar mascavo), o cardápio agora inclui, entre muitas outras pedidas, uma porção cheia de bossa de batatas fritas, cobertas com queijo cheddar e bacon.
     As mais novas pizzas da casa – que prepara a especialidade italiana à moda napolitana, com a borda mais alta, e com ingredientes, da farinha ao queijo, selecionados entre os melhores do mercado – são a Romana (molho de tomate pelatti, muzzarela, rodelas de tomate, cebola, parmesão e pecorino romano, adicionado fora do forno), a Alcachofra (molho de tomate pelatti, muzzarela, alcachofra e alho poró) e a Brócoli (molho de tomate pelatti, muzzarela, calabresa moída, brócolis francês e alho frito) – estas duas últimas, classificadas na carta como pizzas gourmets, dependem da sazonalidade de determinados ingredientes para chegar à mesa.
     No item massas, as novatas são as lasanhas à bolonhesa e de queijo e presunto. Mas, para agradar a paladares mais sofisticados, o Ravioli de pato com maçã e o Faggotine de Damasco (faggotine com recheio de damasco, molho de requeijão e pimenta rosa) são as pedidas mais indicadas. Aos doces foi acrescentada a opção de Pizza de Banana (massa de pizza fina, banana, açúcar e canela), mas nem faria tanta falta; delicadezas como a Scodella Lo Presti (taça de massa de pizza, banana caramelizada, canela, açúcar, sorvete de creme, calda de Cointreau com laranja e raspas de casca de laranja) e o Rolinho de Nozes (crepe de nozes, sorvete de creme e calda de chocolate quente) já representavam muito bem a categoria.
     Também a carta de drinques do LOG é um bom passaporte para outros lugares e épocas. Estão lá os bons e velhos Bloody Mary (vodka; suco de tomate, sal de aipo, tabasco e pimenta do reino), Cosmopolitan (vodka, Cointreau, Grenadine e gotas de limão), Dry Martini (gin e vermouth dry), Manhattan (gin, vermouth doce e angostura) e Piña Colada (rum, Malibu, creme de leite, açúcar e suco de abacaxi), entre muitos outros. A modernidade fica por conta do socialmente correto “Se beber não dirija”, título que encabeça a relação de bebidas alcoólicas.

LOG Restaurante
Estrada União e Indústria, 10.395 / loja 03
Shopping Tarrafas
Telefone: (24) 2222-6370
Almoço: de terça a sexta-feira, das 11h30 às 16h; sábados, domingos e feriados das 12h às 17h
Hamburgueria: de quinta a domingo, a partir das 17h
Jantar: quintas e domingos de 19:00 às 23:00; sextas, sábados e feriados das 19h às 24h.

Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados