As latas de mantimentos com puxadores no formato da coroa imperial brasileira, encomendados pela Olhar o Brasil fazem grande sucesso na loja

Foto: divulgação
O banco produzido em ferro escovado e madeira é uma criação do Renato para o restaurante Venga!, inaugurado recentemente no Rio



As luminárias que combinam o ferro com outros materiais retratam com fidelidade o art nouveau, estilo estético com grande destaque durante a belle époque (final do século XIX e início do XX)

Os cachepôs e as floreiras em ferro, com diferentes tratamentos, ficam bem em ambientes internos ou externos

Fotos: Henrique Magro

Lar, doce lar

Metais em nova roupagem


     Sabe aquele objeto de metal com defeito que você não usa, mas também não quer jogar fora? E aquele projeto de decorar sua casa com peças originais e criativas produzidas com estes materiais e que ficou engavetado por falta de quem executasse as idéias? Pois bem, seus problemas acabaram. E esta não é mais uma vã promessa do fictício grupo Organizações Tabajara.
     Recentemente instalado em Itaipava, o Renato Martins Atelier – que funcionou no Rio de Janeiro por mais de 40 anos, com o nome O Melhor em Metais - restaura e fabrica peças e ainda cria e executa, com estas matérias primas, projetos artesanais de até médio porte. Através de parcerias com arquitetos e designers de interiores da região serrana e também do Rio, o artista que dá nome ao ateliê excuta projetos para estabelecimentos comerciais (restaurantes, teatros e outros) e residências, além de comercializar suas peças em lojas especializadas. A loja Olhar o Brasil, do arquiteto Chicô Gouveia, também em Itaipava (Shopping Luiz Salvador), é uma das que recebem as produções de Renato.
     Atualmente, o artista, que expôs seus trabalhos nas duas últimas edições do evento Casa Cor, tem voltado sua atenção principalmente para trabalhos realizados em ferro. O material é tratado no próprio ateliê para ganhar diferentes aspectos e texturas. Uma das técnicas consiste em enferrujar a peça inteira e depois retirar a ferrugem de determinados pontos para que o material em seu estado natural seja evidenciado em partes do objeto.
     Esta matéria prima é também muito utilizada por Renato para a fabricação de floreiras, cachepôs, luminárias, pés de mesa, estantes, bancadas, corrimões para escadas e outros elementos decorativos. As luminárias no estilo art nouveau são produzidas por ele a partir da combinação de globos de vidro e suportes de alabastro, com detalhes em ferro. Como resultado, lindas peças que parecem ter saído direto do baú da vovó. Mas sua atenção está também voltada para a decoração contemporânea.
     “O conceito da decoração está diferente. Muitas pessoas não querem mais usar materiais nobres como a prata, por exemplo, ou objetos que tenham componentes que quebrem. Com isso, o ferro – seja enferrujado, lixado ou ao natural –, que estava sempre em segundo plano, acabou virando um produto muito procurado. Hoje existem processos e produtos capazes de criar diferentes aparências para este material e mesmo lhe conferir um aspecto de aço escovado”, observa o artista.
     Para o recém inaugurado restaurante Venga!, na Zona Sul do Rio, ele criou, para integrar o projeto do amigo e parceiro Chicô, bancos de bar com pés e encosto em ferro escovado. Para a filial do Shopping Rio Sul do Garcia & Rodrigues ele executou em ferro ao natural a coifa da panificação e as estantes para a exposição dos produtos, desenhados pelo arquiteto Gustavo Paschoal.
     Desde muito jovem, Renato Martins, se dedica aos trabalhos manuais e criações em metais. Na década de 70, no Rio de Janeiro, foi proprietário da empresa Auto Cromo, especializada em galvanoplastia (processo de revestimento de metais para proteção ou fins decorativos). Agora, no ateliê montado na casa de Itaipava, para onde se mudou há cerca de cinco anos, investe na parceria com profissionais da arquitetura e decoração, mas não deixa de atender diretamente também a clientes que o procuram para a restauração ou criação dos mais variados produtos em metal.

Renato Martins
Telefone: (24) 9995-7203
www.omelhoremmetais.blogspot.com


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados