O marreco, ave não muito encontrada em restaurantes da região, é o carro-chefe do Afrânio.

Rolinhos de presunto de Parma e bolinhas de queijo de cabra dão substância à Salada Verde.


O clima aconchegante do Afrânio pode ser sentido também no deck.


A pera cozida no vinho é a sugestão da casa para encerrar uma boa refeição de inverno.


Fotos: Ricardo Bhering

Ao sabor da estação

Afrânio

     Gastronomia diferenciada em ambiente acolhedor

     Com a proposta de oferecer cardápio variado, montado com pratos pouco presentes em outras casas da região, e prestar atendimento atencioso em um ambiente aconchegante, o Afrânio, novidade entre os restaurantes de Araras, abriu suas portas em março deste ano. A proprietária Bianca Madsen, que teve a ajuda da mãe arquiteta para reformar e decorar a simpática casa instalada no pólo gastronômico Vale da Aldeia, se encarrega pessoalmente de criar e testar tudo o que é servido ali.
     Entre as peças de resistência, os destaques são o Marreco ao Poivre (assado, com molho de pimenta verde e maçãs carameladas), o Prime Rib (corte especial bovino acompanhado de batata frita com casca e alecrim) e o Haddock Escocês à la Nata (ao molho de natas e ervas, acompanhado de arroz com alho poró). Antes das seções dedicadas às carnes – são diversos pratos à base de bovinos, suínos, aves e peixes - o menu apresenta sugestões de entradas e quatro tipos de saladas. A Verde é preparada com folhas frescas, queijo de cabra, presunto de Parma e molho de mostarda ou ervas.
     Sopas, risotos, massas (de fabricação própria, assim como os pães) e cinco opções de sobremesa – entre elas, a Pera à Belle Héllene (cozida no vinho tinto acompanhada com sorvete de creme e calda de chocolate quente) - completam o rol de itens do restaurante. A carta de vinhos, com 60 rótulos de diferentes procedências, é também diversificada.
     Durante o inverno o Afrânio serve ainda fondues de carne, queijo e chocolate; aos sábados, somente no almoço, a indefectível feijoada. “Procuramos oferecer pratos que não são encontrados facilmente por aqui, mas não deixamos de ter os mais tradicionais”, diz a proprietária.
     Os convites para conhecer a cozinha, localizada no subsolo da casa, são constantes e frequentemente aceitos pelos clientes. Muito funcional e prática, ela é equipada com utensílios e aparelhos novinhos em folha; inclusive um forno combinado, capaz de realizar a cocção dos alimentos com a utilização simultânea de diferentes técnicas. “Quanto à apresentação dos pratos, optamos por uma dinâmica bem interessante: as louças têm formatos diferentes, de acordo com os pedidos”, conta Bianca.
     O restaurante – que funciona do jantar de quinta ao almoço de domingo - é dividido em três ambientes. O salão, com capacidade para 34 pessoas, é dotado de ar condicionado e lareira. O deck, onde as mesas são protegidas por ombrellones, tem vista agradável para a vegetação local e pode abrigar até 16 pessoas. O terraço, onde 20 pessoas se instalam confortavelmente, é integrado à natureza e conta com aquecedor a gás.
     “Outro aspecto que notamos, é que conseguimos oferecer um ambiente com equilíbrio, que agrada a todas as faixas etárias. Apesar do pouco tempo de funcionamento, verificamos que vários clientes retornaram outras vezes e recomendaram para amigos. É muito gratificante ver a satisfação das pessoas”, comemora a proprietária.
     No bar, decorado com uma singular vitrine voltada para o lado externo da casa, está pendurada a foto do personagem que deu o nome ao restaurante: o pequeno cão, da raça shitsu, de Bianca.

Afrânio
Est. Bernado Coutinho, 3.575 Vale da Aldeia – Araras
Telefone: (24) 2225-0705
www.afraniorestaurante.com.br
restaurante@afranio.com.br

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados