Fotos: Henrique Magro

Especial

Domingo no parque


    Boas novas para crianças, praticantes de atividades físicas e apreciadores da natureza. O Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava, foi revitalizado e está repleto de novidades que privilegiam o lazer, os esportes e o meio ambiente.
     As mudanças, realizadas de forma gradual, incluem a construção de um pavilhão multiuso, uma quadra de futebol society diferenciada, um playground, uma lanchonete e duas estufas; o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica, a dragagem dos lagos; além de várias outras ações para a melhoria da infra-estrutura da mais democrática área de lazer da cidade.
     O pavilhão multiuso tem mais de 400 metros quadrados de área e vai permitir a realização de seminários, palestras, cursos e eventos de negócios. Um novo pavilhão do produtor está sendo montando e as baias de animais, assim como a cerca da praça de rodeios, reformadas. “Este espaço vai propiciar mais conforto aos eventos agropecuários, como os leilões de animais, que já acontecem tradicionalmente no lugar”, diz Geraldo Alves da Silva, responsável pela administração do parque.
     A comodidade para os freqüentadores é uma das preocupações visíveis no projeto. A ciclovia que corta o parque ganhou novo asfalto e sinalização e os banheiros estão sendo reformados. Novos bancos e mesas garantem mais opções de espaços para o repouso e as cerca de 500 lixeiras espalhadas pelo terreno, que totaliza 123 mil metros quadrados, diminuem a probabilidade dos visitantes se depararem com o lixo jogado indiscriminadamente pelo chão.
     “As pessoas têm elogiado bastante. Tudo o que era preciso para melhorar o lazer e a realização de atividades físicas aqui foi feito. Com relação às caminhadas, por exemplo, a obra abrangeu o nivelamento e o recapeamento da pista e, hoje, mesmo depois de chuva forte, não temos mais problemas de alagamento, o que era bastante comum antes das reformas”, afirma o administrador.
     Estão sendo implementadas ainda ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. Na entrada da primavera, estudantes de escolas públicas da região fizeram o plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O entorno das pistas também recebe outras espécies para que o percurso seja realizado em áreas sombreadas.
     A idéia é que se crie um jardim botânico, com todas as árvores identificadas por placas com o nome popular e também a denominação científica das plantas. A construção de duas novas estufas amplia a capacidade de criação de plantas e flores. Os lagos passam por processo que visam ao desassoreamento e ganham gramíneas nas margens, além da introdução de algumas espécies de peixes. Áreas destinadas ao lazer, à pratica de exercícios físicos e às crianças, foram outras contempladas pelo projeto de revitalização. Além de uma nova lanchonete, são 20 quiosques, com estruturas feitas em madeira e cobertura de sapé, espalhados por toda a área do parque.
     As quadras esportivas (basquete, vôlei, tênis, skate) de concreto foram recuperadas e uma quadra de futebol society de grama sintética - algo inédito nos parques da cidade, de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura - foi construída. A aquisição de novos materiais e equipamentos esportivos também fazem parte da reestruturação. Para as crianças, além da imensa área onde é possível correr e brincar até cansar, estão disponíveis uma sala de leitura e um playground com novos brinquedos fabricados em eucalipto.
     O parque é também um espaço onde acontecem variados eventos, que reúnem milhares de pessoas em torno de diferentes atrações. Leilões, rodeios e exibições de eqüinos, bovinos e outras espécies de animais, além de shows com grandes nomes da MPB, são comumente realizados ali.
     A Exposição Internacional de Cães de Raça é um dos acontecimentos que costuma trazer para Itaipava importantes criadores e ainda um grande número de cinófilos, curiosos e crianças. Atividades, como palestras e oficinas, ligadas ao evento Petrópolis Gourmet são também organizadas ali, assim como mostras de arte e artesanato abrigadas no salão do prédio da administração. É diversão para todo mundo, todos os dias da semana.

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados