Com 12 anos de tradição na hotelaria local, o Sítio do Rumo adota o sistema Bed & Breakfast



A decoração da casa, assim como a churrasqueira e outras peças inspiradas no país vizinho que estão por toda a parte, trazem os ares das estâncias uruguaias para Itaipava...


... mas o visual da varanda não deixa dúvidas: o Uruguai é só uma inspiração para a pousada


Com apenas seis suítes, a pousada oferece aconchego em um clima totalmente intimista

A tranqüilidade do lugar é ainda mais evidenciada pelo burburinho do rio que passa dentro da propriedade


Fotos: Henrique Magro

Hospedagem

Pousada Sítio do Rumo

Ares de hacienda no Vale do Cuiabá

     O contorno das montanhas, que se descortina através de cada janela por onde se olha, não deixa dúvidas de que estamos na serra de Petrópolis, mas a impressão que temos ao entrar na Pousada Sítio do Rumo é de que a hospedaria se localiza em terras e tempos distantes. Mais precisamente em uma estância uruguaia, bem antes do século XXI.
     Tudo ali nos remete ao país de origem de um ramo da família do proprietário, o arquiteto Fernando Lourenço Braga Pereira da Cunha. Da churrasqueira à lenha construída nos mesmos moldes das uruguaias às selas de montaria e outras peças que decoram vários ambientes, é sortida a inspiração que vem de nossos vizinhos. Algumas peças, inclusive uma bela e eficiente lareira inglesa, foram trazidas diretamente da hacienda da família Lourenço Braga. O conceito, entretanto, é o mesmo que muito comumente se adota na Europa e América do Norte. Com um número reduzido de acomodações e um clima bem intimista, o Sítio do Rumo funciona com o sistema Bed & Breakfast. São seis suítes - todas com lareira, frigobar, TV e paredes com diferentes pinturas decorativas –, sendo que uma delas foi inteiramente planejada para abrigar cadeirantes com todo o conforto e segurança.
     As atividades incluem caminhadas, futebol, voleibol, piscina e cavalgadas oferecidas por empresas da região que compreende os vales do Cuiabá e da Boa Esperança. “O pessoal que organiza as cavaladas ecológicas traz os animais até a pousada, onde é iniciado e também finalizado o passeio. Além do Haras Analú (tradicional empresa local especializada em cavalgadas), há também bem aqui perto uma clínica de equitação que oferece colônia de férias para as crianças”, diz Ricardo Montenegro Pereira da Cunha, que divide com o pai a tarefa de administrar a pousada.
     A hospedaria foi inaugurada em 1998 e agora passa por reformas em sua área externa. Em frente à quadra esportiva, Fernando está finalizando um rancho temático que reproduz os das fazendas uruguaias em seus mínimos detalhes e que vai abrigar ainda uma parrillada (denominação das churrascarias na terra de “Loco Abreu”), com todos os equipamentos e apetrechos necessários. “Um projeto que temos para o futuro é servir churrascos aos sábados. Por enquanto, é mais um espaço de lazer para os hóspedes”, informa Fernando.
     Embora não disponha de restaurante, o Sítio do Rumo oferece churrascos quando encomendados com antecedência por quem vai se hospedar ali. Os proprietários também não se incomodam quando os hóspedes (a maioria deles acaba fazendo amizade com a família e, seguindo a conduta dos clientes bem atendidos: “voltando sempre”) levam vinhos e quitutes para degustar enquanto apreciam da sala principal, com grandes portas corrediças de vidro, a vista espetacular para as montanhas. Sem cobrança de rolha. Em noites abertas, a lua, que nasce bem em frente à casa principal é um show à parte. Sem couvert artístico.
Pousada Sítio do Rumo:
(24) 2222-4872 / (21) 9789-6649
www.pousadasitiodorumo.com.br
reservas@pousadasitiodorumo.com.br

Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados