Bem quentinha e com a cobertura gratinada, comme il faut, a casquinha de siri do Bordeaux é um alento nas noites mais frias












Mania francesa, os queijos têm destaque no bistrô: a tábua montada com Brie, Gorgonzola e Ementhal, acompanhada de torradas e geléia de damasco, faz grande sucesso; as bolinhas de Provolone e Parmesão são o carro-chefe da sessão de entradas







O risoto de frutos do mar com a grife Marcos Pereira e o serviço com extremo profissionalismo são as principais peças de resistência oferecidas pelo Chateaux Bistrot













Sugestões do chef Nei: creme de aspargos no pão italiano e massa com molho ragout e filet mignon cortado na faca.


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Sotaque francês no inverno da serra


     Chegamos àquela época do ano em que quase não dá vontade de sair de casa. Quase, porque as atrações por aqui são tantas que em algum momento nos enchemos de coragem para abandonar o aconchego do cobertor e partir em busca de programas gastronômicos. De preferência, em lugares que ofereçam boa seleção de bebidas e comidinhas especiais para todos os tipos de apetite, além de um sistema eficiente de aquecimento do ambiente. Coincidentemente, as sugestões que trazemos para este inverno carregam a tradição francesa em seus nomes, mas as opções culinárias que oferecem têm diferentes origens. Todas com estirpe. Outro atributo comum: as quatro casas têm ampla carta de vinhos, para consumo a preço de prateleira ou mesmo igual ao praticado pelas importadoras.

Bordeaux
     A brasileiríssima casquinha de siri é a sugestão do Bordeaux de Itaipava para acompanhar a conversa jogada fora com amigos enquanto se ouve boa música. A casa, que tem sempre novidades e, eventualmente, promoções em sua variadíssima adega, oferece música ao vivo às terças, quartas e quintas. O cardápio de entradas, petiscos e sanduíches é bem extenso e as refeições completas, antes servidas apenas no almoço, podem agora ser apreciadas também no jantar. Outras novidades são a inclusão no menu de um tipo de massa com diferentes molhos e, boa notícia para os fumantes: a instalação de mesas guarnecidas com ombrelones em área onde é permitido fumar.
Bordeaux:
Itaipava Shopping - Estrada União e Indústria, 10.341/lj 114 - Itaipava
(24) 2222-6240
www.bordeauxvinhos.com.br


Don Bistrô
     Outra excelente pedida para quem deseja uma combinação de boa comida e boa música é o restaurante Don Bistrô. Por ali, sucessos garantidos entre os petiscos são as bolinhas de queijo e a tábua com três diferentes tipos da iguaria, à escolha do freguês. O cardápio, em que as grandes estrelas são as carnes, é enxuto, mas sempre se podem encontrar, além dos itens regulares, três ou quatro diferentes sugestões introduzidas semanalmente. A programação musical, com apresentações às quartas e quintas, é dedicada ao clássico, jazz, Bossa Nova e outros gêneros que costumam agradar ao publico na faixa dos 40, maioria entre os clientes da casa.
Don Bistrô
Vila Luiz Salvador - Estrada União e Indústria, 10.550 - Itaipava.
(24) 2222-6226
www.donbistro.com.br


Chateaux Bistrot
     O novíssimo bistrô - inaugurado, no final de junho na varanda do Chateaux des Montagnes, representante exclusivo da importadora World Wine na região serrana - aposta nos risotos, uma das especialidades do experiente chef Marcos Pereira, e no serviço diferenciado do restaurante intimista para conquistar definitivamente os clientes da já consagrada casa de vinhos. Mimos, como o oferecimento de uma taça do exclusivo espumante Chateaux des Montagnes para brindar a chegada dos comensais, são alguns dos trunfos do bistrô. No cardápio, além de variações sobre o tema genuinamente italiano, pratos que seguem a linha francesa e priorizam o frescor dos produtos locais: Peixe do dia grelhado com ninho de legumes na manteiga de gengibre e capim limão e Filé ao molho de cogumelos com rostie de baroa e alho poró, são alguns exemplos.
Chateaux Bistrot:
Estrada União e Indústria, 12.590 – Itaipava
(24) 2222-1118
www.chateaux.com.br



Maison du Sommelier
     A casa é um misto de delicatessen, bistrô e adega e tem boa oferta de vinhos. O chef Nei é o responsável pelo cardápio que prioriza massas e carnes - o tortelli de pato com molho de funghi e açafrão e o medalhão ao molho de poivre, com arroz e batatas cozidas, são destaques - mas que também traz sugestões de acordo com o clima de cada estação: até o dia 10 de agosto, fica em cartaz o Festival de Fondue (carne, queijo e chocolate). O restaurante, com capacidade para 40 pes­soas, disponibiliza área para fumantes e tem serviço de entrega em domicílio.
Maison Du Sommelier:
Estrada União e Indústria, 11.590/ lj. 9 – shopping 2000 – Itaipava
(24) 2222-6300
www.maisondusommelier.com.br

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados