Fotos: Henrique Magro

Saúde

Massagem Esalen

Estímulos para o corpo físico e espiritual

     Tratamento contra dores ou outros problemas físicos; técnica que visa ao relaxamento puro e simples ou método para o atingimento de novos níveis de consciência. A escolha é do freguês. O certo é que a massagem criada na década de 60, no Instituto Esalen, na Califórnia (EUA), pode funcionar para tudo isso e ainda mais: há até quem atribua a ela poderes lisérgicos.
     A lista de benefícios que proporciona é grande. Alivio das dores e tensões musculares, melhora da circulação sanguínea e da postura corporal, ganho de flexibilidade e controle das fadigas mental e física (estresse, depressão ou ansiedade) para o reequilíbrio em situações de crise estão entre eles. Mas, de acordo com o terapeuta holístico e massoterapeuta Luiz Alberto Bittencourt Sauer, que aplica a técnica em Petrópolis e no Rio de Janeiro, algumas pessoas têm ganhos extras.
     “O grande diferencial é a possibilidade de interação do físico com o espiritual. Não acontece com todas as pessoas ou em qualquer sessão, mas já tive relatos de pacientes sobre sensações de levitação, retorno ao momento do nascimento e mesmo visualizações de animais e entidades durante a massagem”, diz o terapeuta.
     A Massagem Esalen não foi desenvolvida com o objetivo de cura e sim o de privilegiar o descanso e o desenvolvimento da sensibilidade corporal. Os terapeutas devem, obrigatoriamente, ter o credenciamento fornecido pelo instituto para que possam aplicar a técnica de forma correta – o que inclui a participação ativa do paciente no processo de tomada de consciência de seu corpo.
     Seus criadores preconizam que a atenção pessoal é mais importante do que a técnica, além de ser fundamental que se leve em conta a globalidade do paciente, respeitando sua personalidade e forma de estar. Na prática, este tipo de massoterapia caracteriza-se pela utilização de óleos aromáticos para a realização de movimentos amplos das mãos do terapeuta, em uma sequência de manobras suaves, lentas e agradáveis, sobre pontos específicos do corpo.
     As sessões de massagem realizadas por Sauer – que podem durar de 1 a 2 horas e exigem não só o emprego das mãos do terapeuta, mas também do antebraço e do cotovelo – começam com a transmissão de energias através das mãos. Depois, um trabalho multidimensional que envolve todo o corpo, por cima, por baixo e pelos lados.
     “É importante que o terapeuta fique sempre em contato com o paciente para evitar sua dispersão, uma vez que o objetivo é que ele consiga se manter em outro plano, mesmo que através do sono e de sonhos. Os movimentos longos e abrangentes se intercalam com suaves balanços e alongamentos. É um estilo único, continuo e fluido, com toques que variam de leve a profundo e levam o paciente a um pleno estado de entrega e harmonia com seu corpo”, explica.
     O Instituto Esalen – onde Luiz se formou – encontra-se em atividade até os dias de hoje. É uma organização para a formação de técnicas novas e nasceu de um sonho de promoção de saúde do americano Henry Murphy, que comprou, em 1910, a área de origem indígena Slate Hot Springs, na localidade de Big Sur, ao sul da Califórnia. O lugar – criado para reunir práticas de meditação, filosofia, novas abordagens da psicologia e trabalhos corporais – sempre foi reconhecido pelas propriedades terapêuticas de suas águas vulcânicas, além das que correm em cachoeiras e as do oceano pacífico - e tem a proposta de acolher bem as abordagens que possam resultar em melhores perspectivas para a vida humana.
     Quem quiser experimentar as massagens para tratamento físico, relaxamento ou como tentativa de entrar em contato com outros níveis de consciência, pode marcar sessões em Petrópolis, no Spa Posse do Corpo ou na Oca – Oficina do Corpo e Alma. No Rio, Luiz atende uma vez por mês no Espaço Gestos, no Jardim Botânico.

Luiz Sauer – terapeuta holístico e massoterapeuta:
(24) 8821-4204


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados