O deque da Vila do Sossego oferece uma bela vista para a mata

Duas banheiras de hidromassagem convidam a um bem vindo relax

Na sala de estar da casa principal, a salamandra é uma boa pedida para as noites mais frias

A cozinha – com utensílios rústicos, inclusive uma tradicional, e hoje rara, cafeteira com coador de pano – é integrada ao salão e os hóspedes podem utilizá-la a qualquer momento.

As acomodações são espaçosas e podem receber até quatro pessoas



O hostel está instalado em uma charmosa casa, que ganhou equipamentos ecologicamente corretos durante a reforma

Uma decoração bem leve e colorida nos dormitórios, que privilegiam a iluminação natural, corroboram a vocação do lugar para o público jovem

Além dos dormitórios separados para homens e mulheres, o hostel oferece três quartos para casais

Integração é a palavra de ordem também nos momentos das refeições e do lazer

Flores e árvores frutíferas garantem o ambiente bucólico da área externa


Fotos: Henrique Magro

Hospedagem

Itaipava para todos

A abertura de duas novas pousadas na região inaugura também um novo estilo de receber os visitantes da Serra. As características de cada hospedaria são bem diferentes, mas o ponto comum é a simplicidade das instalações e a descontração proporcionada pelos ambientes, sem deixar de lado o conforto e o charme, que, afinal de contas, são os predicados indispensáveis para uma estada agradável em qualquer lugar do mundo.

Vila do Sossego
     Localizada no vale de mesmo nome, em Itaipava, a pousada dispõe de 11 suítes (outras três estão em construção) bem espaçosas e com um atrativo extra: da roupa de cama às louças e metais dos banheiros, todas as peças estão estalando de novas. Os cômodos, equipados com TV e frigobar, comportam até quatro pessoas e um deles recebeu adaptações para hóspedes portadores de necessidades especiais.
     A área de lazer se restringe a duas hidromassagens, estrategicamente instaladas em um deque com vista para o verde; mas quem gosta de se aventurar na gastronomia tem também outro espaço à disposição para seus momentos de diversão. A cozinha é totalmente integrada ao salão onde é servido o café da ma­nhã e os proprietários, uma simpática família que se encarrega de toda a administração, não se incomodam em compartilhá-la com os hóspedes.
     A liberdade de poder desfrutar o café da manhã, ou preparar sua própria refeição, a qualquer hora também é um ponto positivo. A maioria das pessoas que se hospeda na Vila do Sossego - de acordo com Fernanda Cavoli, filha de Guilherme Cavoli, proprietário também do tradicional restaurante Picanha do Guilherme - quer mesmo é aproveitar os agitos e lojas dos centros de Itaipava (5 minutos de distância) ou Petrópolis (20 minutos).
     O prazer em receber os amigos e ter a casa sempre cheia foi o que motivou Guilherme a transformar sua própria casa, onde ainda mora com a mulher e a filha, em uma hospedaria. Um ambiente totalmente familiar e simples, mas que não deixa de oferecer requintes do mundo moderno: no site, além das direções de praxe, consta ainda a orientação por GPS.

Pousada Vila do Sossego:
1ª Avenida Nº. 33, Vale do Sossego – Itaipava (acesso pela BR-040, Km 63)
(24) 2221-6338
www.pousadaviladosossego.net.br
paulocesar-50@uol.com.br

















Itaipava Hostel
     A preocupação com a sustentabilidade do planeta é umas das principais características do hostel (termo que substituiu “albergue” para classificar as hospedarias coletivas) inaugurado em agosto deste ano em Nogueira. Além de cumprir todos os requisitos exigidos pelas normas internacionais - em termos de distribuição dos espaços, metragens dos ambientes, número de banheiros e outros – foram instalados ali apetrechos necessários a uma construção ecologicamente correta: calhas para aproveitamento da água das chuvas, placas de aquecimento solar e lixeiras separadas para o descarte de diferentes materiais.     
Embora a área disponível não permita grande variedade de atividades de lazer, o administrador Jean Hertz, um entusiasta da causa e praticante do turismo ecológico, está elaborando uma programação com roteiros que seguem a mesma linha para oferecer aos hóspedes. “Estamos fechando parcerias para excursões ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, caminhadas, passeios de bike, rapel e ainda outros circuitos e esportes ligados ao ecoturismo”, comenta.     
Mas já estão disponíveis mesas de sinuca e totó, churrasqueira e uma saleta equipada com computador. Como forma de promover ainda mais a integração entre os visitantes, e também para estender o intercâmbio para a população local, campeonatos de jogos de mesa e exposições de fotografias já estão previstos na agenda.     
O hostel tem capacidade para 40 pes­soas - em dormitórios coletivos masculinos e femininos e ainda em três suítes para casais ou pequenas famílias – e toda a concepção do lugar é voltada para reforçar o espírito de coletividade. A cozinha, como é comum neste tipo de estabelecimento, é aberta para o uso comum; o salão onde é servido o café da manhã (incluído na diária) abriga duas mesas de dez lugares e integra-se perfeitamente à sala de TV.

Itaipava Hostel
Rua Epitácio Pessoa, 37 - Nogueira
(24) 2221-2110
www.itaipavahostel.com.br
jeanhertz@hotmail.com

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados