Fotos: Henrique Magro

Hospedagem

Estalagem Parque dos Eucaliptos



     Uma das boas coisas em viagens é o acolhimento em casas de amigos. Quando existe esta possibilidade, o melhor, além de não ficar instalado em um ambiente absolutamente impessoal, é aproveitar o inusitado, aquilo que não estava descrito nos panfletos turísticos, com dicas de quem conhece bem o lugar e pode indi­car programas bem diferentes daqueles “para inglês ver”. Mas nem sempre este tipo de hospedagem permite liberdade. O mais comum nessas situações é o viajante ter de se adaptar à rotina dos anfitriões e acabar transformando aquele que seria um roteiro cheio de descobertas em uma visita protocolar.
     Esqueça os dois cenários. Em Itaipava, no Loteamen­to Parque dos Eucaliptos, existe uma hospedaria insta­lada na casa de campo construída, há 40 anos, pela fa­mí­lia do advogado Paulo César de Abreu, que a transformou, há cerca de quatro anos, em uma guest house.
     O objetivo do proprietário é fazer com que os hóspedes se sintam como se realmente estivessem em casa de amigos, mas com total liberdade para, a seu bel prazer, entrar e sair, desfrutar o completo café da manhã (com grande variedade de frios, pães, bolos, geleias, ovos, sucos, vitaminas, etc.) na hora que lhes parecer mais conveniente (o serviço é oferecido das 09h às 13h), encomendar refeições noturnas por delivery (ele sugere especialidades dos restaurantes vizinhos e se encarrega de servir os pratos com todo o requinte neces­sário) ou experimentar as sugestões eventualmente servidas pela pousada (entre elas, omeletes, waffles, caldos e outros alentos preparados com receitas do próprio Paulo César).
     O serviço de bar na piscina também não é formalmente instituído, mas, a pedidos, pode ser realizado. Drinques e petiscos, como queijo temperado e linguiças fritas, estão à disposição dos que optarem por passar o dia na pousada. Em suma: ali dá para pedir e fazer “o que der na telha”.
     Uma combinação ideal para os que desejam curtir as baladas e todos os outros atrativos de Itaipava, mas apreciam um toque intimista e pessoal na hora de chegar “em casa” e recarregar as energias. Sem qualquer compromisso. Paulo César é um anfitrião de estilo des­pojado e que confessa, sem qualquer constrangimento, quando é consultado no momento da reserva, a preferência por “cães adestrados a crianças nem tão educadas assim”.
     A primazia é justificável. Além de não estar preparada para o público infantil, que exige atividades e espaços específicos, a pousada tem como mascotes os educa­díssimos e simpaticíssimos Tommy e Prada, exempla­res macho e fêmea das raças Chow-chow e Golden Re­triever, que costumam receber os pets visitantes tão bem quanto Paulo César recebe seus hóspedes.
     A Estalagem dispõe de seis apartamentos, montados em ambientes desvinculados da construção principal e que originalmente abrigavam membros e visitas da família, e todas as acomodações são equipadas com aquecedores, aparelhos de ar condicionado, TV a cabo, frigobar, armários e roupas de cama diferenciadas (lençóis com 350 fios e travesseiros de penas de ganso). Piscina, salão de jogos (sinuca e carteado), sala de TV, vista para a Pedra da Maria Comprida, árvores frutíferas e ornamentais e visitas de animais silvestres – saguis, pássaros, preás e esquilos são habituées e, eventualmente, até tamanduás dão o ar da graça - completam o cenário.

Estalagem Parque dos Eucaliptos:
Loteamento Parque dos Eucaliptos
Rua Comandante Marcolino Alves de Souza s/n – Itaipava
(24) 2222.2331 | (21) 7886.8352
www.pousadaitaipava.com.br
paulocesar-50@uol.com.br

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados