O Carpaccio Italiano (com parmesão em lascas, rúcula, limão e pimenta do reino) e a Costela de porco ao molho barbecue, acompanhada com Batatinhas da casa (assadas ao forno com casca, calabresa e queijo raclette), são algumas das especialidades servidas no Breeders’ aos fins de semana

O salão, que lembra a cozinha das antigas fazendas, é o ambiente ideal para a degustação das especialidades nos dias mais frios; para a temporada de inverno, Deborah pretende acrescentar ao cardápio de base novidades como fondues



A casa produz Pão Italiano Artesanal, um pão caseiro sem conservantes, em sete diferentes sabores: branco, integral, 5 cereais, centeio, nozes, azeitonas e passas

Em um processo totalmente artesanal, o Rigattoni é preparado com massa feita na casa e recheado, um a um, com mozzarela de búfala, antes de ser coberto com molho ao sugo e gratinado.

A doçura da pera e o sabor atuante do queijo gorgonzola, em total harmonia, cobrem a pizza de massa fina e crocante.

O interior do casarão centenário foi decorado com obras de arte e objetos trazidos de viagens do casal

as “quadradinhas”, cujo tamanho se adequa bem a fornos elétricos, estão disponíveis em três sabores: mozzarela, alho e portuguesa.

o belo casarão está comemorando um século de construção.


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Delícias off Itaipava

Fora do circuito gastronômico de Itaipava, a culinária da região serrana também reserva boas surpresas. Em Secretário e Pedro do Rio estão duas delas.

Breeder’s

     Recém-inaugurado, o Breeder’s chegou por aqui com uma proposta diferente: reunir – em um ambiente, em meio à natureza, aconchegante, quente na época do frio, agradável no verão – pessoas que amam a­nimais e boa comida e que gostam de ter um lugar para se encontrar. Não que o restaurante abrigue os bichinhos, mas, como explica a proprietária Deborah Jappellli: “o Breeders’ nasceu para completar o nosso Centro Cinófilo Serrano, o Petrópolis Dogs’ Resort, e por isso ele tem este nome, que em inglês significa criadores”. Ela e o sócio, Marcelo Assad, são criadores de cães e amantes da boa gastronomia. Como boa italiana, sempre teve paixão pela culinária em geral e, claro, o local foi pensado para ter vida própria, independente do Resort.
     Também o sistema da casa pode ser considerado como algo distinto do que costumamos ver por aqui. Durante a semana o Breeders’ serve comida por sistema de peso e aos fins de semana oferece cardápio a la carte. Para o almoço do dia a dia as opções são, de acordo com Deborah, “simples e com sabor de casa”, e incluem arroz, feijão, farofa, legumes, saladas, duas propos­tas de carne ou peixe e doces caseiros, além de eventual inclusão de pratos diferentes. Aos fins de semana, um cardápio mais elaborado que reúne antepastos variados, petiscos, carpaccios, queijos e vinhos, massas, filet mignon e filet de frango com molhos variados, costelinha de porco ao molho barbecue, truta defumada e tilápia, e ain­da propostas do dia que deixam espaço a novos sabores.
     A multiplicidade é, por sinal, caracterís­tica da casa, que serve ainda lanches e café da manhã e ao longo da semana oferece eventos de música ao vivo. O café é uma opção para quem quer fazer um passeio a cavalo pelas redondezas, ou uma caminhada, com paradinha para repor as energias. “Sempre acreditei que um empreendimento tem que diversificar e ser flexível, podendo ter caras diferentes se isso é o que o mercado necessita e se tudo é feito com paixão, atenção e carinho. Temos até estacionamen­to para cavalos, com cocho e água, pois sabemos como é bom cavalgar com a possibilidade de parar para comer e tomar alguma coisa em companhia dos amigos para depois continuar o passeio. Musica é outra nossa paixão, e sabemos que todos precisamos descontrair, relaxar e nos divertir”, diz a proprietária.

Breeder’s
Estrada Francisco Guimarães, 2/d | Secretário
(24) 2228.3311 | 9296.7864
www.breederscafegourmet.com
http://breederscafegourmet.blogspot.com
breederscafegourmet@gmail.com


Pizzaria Pós-Caipira

     Estabelecida em Petrópolis há 25 anos, a casa completa 20 deles num charmosíssimo sobrado de Pedro do Rio, que também comemora 100 anos de construção, mantendo a tradição das pizzas fininhas e crocantes e oferecendo diferentes tipos de entradas e massas, além de uma opção variável de peixe ou carne. As massas – assim como os sorvetes e as balas de café que são marcas da pizza­ria – são produzidas ali mesmo e há cerca de dois anos foram lançadas as “quadradinhas”, pizzas confeccionadas neste formato e comercializadas congeladas, em diversas de­lis da região, para consumo em domicílio.
     Embora, vez ou outra, aconteçam lançamentos, a tradição é preservada no cardápio, nos jogos de tabuleiro artesanais que o casal de proprietários Renato Peixoto de Mello e Venina Sparano disponibiliza para quem está aguardando sua refeição e na recepção calorosa aos clientes, muitos deles transformados em amigos. “Fazemos questão de manter o que é sucesso no cardápio e produzir o máximo de itens aqui mesmo, sempre de forma artesanal”, observa Renato.
     Na seção de entradas, figuram no cardápio – “desde sempre”, como faz questão de salientar o proprietário – Pães de queijo, Caponata de berinjela, Shiitake ao shoyu, Champingnon gratinado recheado com gorgonzola e outras delicadezas. Entre as massas, Rigattoni recheado de mozzarela de búfala ao sugo, Raviolli de tomates secos aos três queijos e mais cinco variedades. As pizzas podem ser saboreadas em 15 diferentes sabores, com destaque para a de Pera & Gorgonzola e a Pós-Caipira (shitakes e cogumelos de Paris).
     O restaurante conta também uma boa carta de vinhos e cachaças e, esporadicamen­te, abriga mostras das obras de arte produzidas por Venina, que faz lindas interpretações de telas de grandes pintores, confeccionadas em tecidos e diversos materiais.

Pizzaria Pós-Caipira:
Estrada União e Indústria, 19.668 | Pedro do Rio
(24) 2223.1286

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados