O Rio Capim Roxo é uma atração extra no ...Lá,

Um dos carros-chefes da casa é a Alcatra: pedaços de alcatra, linguiça e paio curtidos no vinho e cozidos por 24 horas, acompanhados de arroz e farofa de manteiga

A decoração do restaurante foi feita pelos sócios Bebeto e Marcelo, que aceitam encomendas das peças. Em dias chuvosos, uma tenda é colocada sobre a área externa; nas noites mais frias, braseiros e mantas garantem o aconchego

O salmão em crosta de gergelim branco ao molho de maracujá, escoltado por arroz de passas, é uma das refrescantes opções do cardápio de férias; como sugestão para acompanhar o prato, o chef indica “um bom chardonnay ou sauvignon blanc

Estímulos a todos os sentidos: boa comida e localização privilegiada garantem uma experiência mais do que agradável no Zafferano


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Para espantar o calor



     Uma recém-inaugurada casa na região serrana e um já tradicional restaurante, com diferentes cozinhas, estilos, propostas e localização em pontos bem distantes não têm, aparentemente, nada em comum. Aparentemente apenas, pois eles estão reunidos aqui por uma fundamental característica que compartilham: a informalidade dos ambientes, em que a água, tão benvinda nessas noites mornas de verão, é o elemento essencial.
     No primeiro, a natureza se encarregou do cenário e os proprietários, sabiamente, instalaram suas mesas bem pertinho de um rio; no segundo um plácido laguinho onde vivem carpas e tilápias está providencialmente localizado ao lado da varanda. Em ambos, além da boa gastronomia, a simpatia dos donos e a possibilidade de dispensar o ar-condicionado fazem toda a diferença.

...lá,
     O nome parece não dizer nada, mas, na verdade, diz muito. Pelo menos para quem aprecia cozinhas sem rótulos e ambientes cool (sem pretensões, é bom frisar), totalmente integrados à natureza. ...Lá fica, mais precisamente, em Secretário, bem na beira do Rio Capim Roxo. É um pequeno restaurante que abriga uma também pequena deli. O clima totalmente intimista (a capacidade é de apenas 26 lugares) e a decoração bem diferente das que comumente se vê em restaurantes, dão a impressão de que é uma casa de amigos e não um estabelecimento comercial.
     Lá dá para passar rapidamente e levar produtos de qualidade (massas italianas, patês da Chakra, berinjelas em conserva da “marca” Minha mãe que faz e outros quitutes) para preparar uma refeição completa em casa. Sem pressa alguma, também é possível experimentar lá mesmo, ouvindo o barulhinho do rio e apreciando sua correnteza, os pratos elaborados por Bebeto Felipe, que faz questão de dispensar o título de chef, com receitas de família e o auxílio luxuoso de Andrea Castro na cozinha.
     O cardápio, com opções pelos sistemas “fórmula do dia” (entrada, principal, sobremesa e uma taça de vinho), atualizada semanalmente, e à la carte, inclui diferentes tipos de saladas, cremes, carnes, aves, pescados, massas e tortas para o grand finale. Como exemplos, a salada de shitake servida no pão, o mignon na crosta de três pimentas acompanhado de batata rostie e a torta mousse de chocolate amargo com calda quente de laranja.
     Marcelo Vidal, sócio de Bebeto, é o responsável pela confecção dos pães da casa e pelo design das mesas, luminárias e de outras peças que decoram os ambientes interno e externo e que podem ser encomendadas pelos clientes. Vai lá. Ah, e se seu cão for bem comportado, pode levar ele também.

...lá,
Estrada da Rocinha, 4.501 – Km 4,5 – Secretário
(24) 2228-2027
facebook: lá secretário
la_secretario@hotmail.com


Zafferano
     Há três anos instalada em Araras, a casa do chef Toninho mudou, em 2008, da movimentada Estrada União e Indústria, em Itaipava, onde ficou por 11 anos, para o bucólico Vale da Aldeia. Ali, introduziu novos pratos em sua cozinha mediterrânea e reduziu seu horário de funcionamento. Hoje ele se dá o direito de trabalhar menos, abrindo apenas de quinta a domingo: “estou semi-aposentado”, brinca.
     Mas o talento e a inventividade na cozinha estão a pleno vapor. Um exemplo é o cardápio criado especialmente para os meses de férias, em cartaz até o Carnaval. Opções de carne (peito de frango à milanesa com espaguete ao alho e óleo), pescados (camarão vg com molho de gengibre e arroz milanês) e massas (penne com shitake, aspargos frescos e manteiga de trufas), entre outros, integram a seleção.
     Vocês se lembram do cardápio básico? Continua o mesmo; mas o ambiente, quanta diferença. O entorno – com muito verde, silêncio e, claro, o laguinho – parece favorecer ainda mais as refeições preparadas pelo profissional cearense em atividade há 30 anos e especializado na gastronomia italiana. O lugar parece ter o predicado de conferir ainda mais sabor aos pratos criados por Toninho (na certidão de nascimento Antônio Vitorino), que traz na bagagem passagens pelo carioca Da Bambrini e pelo paulista Ópera Room.

Zafferano
Estrada Bernardo Coutinho, 3575 – Vale da Aldeia – Araras
(24) 2225-0272


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados