Presentes em vários buffets da cidade, os produtos da Pasto com Amore fizeram sucesso também na festa de comemoração dos 10 anos da Estações de Itaipava


Diferentes formatos e cores, assim como a qualidade dos ingredientes e das receitas, dão o toque gourmet aos produtos

Com a utilização de processos essencialmente artesanais, são produzidos, em média, 400 kg de pães ao mês





A fábrica ocupa um espaço não muito grande, mas muitíssimo bem organizado, na própria casa da empresária


Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Pasto con amore

O mais básico dos alimentos em formas e sabores nada usuais

     Mais uma grata novidade gastronômica nasce em Petrópolis e começa, ainda bem jovem, a ultrapassar os limites da cidade. A saborosa criação da vez é a linha de pães especiais Pasto con Amore, produzida pela psicóloga e artesã de pães autodidata Daniela Varanda. Na fábrica montada em sua própria casa, no bairro da Mosela, ela dá asas à imaginação para criar cerca de 50 diferentes produtos cujas receitas foram elaboradas a partir de pesquisas e experimentos domésticos.
     A profissionalização do negócio, que começou como um hobby em 2009, aconteceu há dois anos quando a proprietária da fábrica resolveu trocar a carreira de 25 anos como especialista na área de recursos humanos de grandes empresas de Petrópolis pela de empreendedora. E, diferentemente de boa parte das pessoas que se arriscam em iniciativas como essa, iniciou a empresa com um grau de profissionalismo de fazer inveja a grandes corporações.
     Para começar, buscou um economista para a construção de um sistema específico de custos, que levou um ano inteiro para ser concluído; um contador para a regularização da empresa e controle dos aspectos burocráticos e tributários; e uma nutricionista responsável pelas tabelas nutricionais dos produtos e treinamento das cinco funcionárias. Os processos artesanais ficaram apenas para os quitutes.
     “Minhas planilhas de custo ficaram tão profissionais que já receberam até elogios de consultores do SEBRAE que vieram visitar a fábrica. Com esse sistema, consigo calcular detalhadamente o custo de cada grama de ingredientes ou produtos da fábrica. Alguns clientes e parceiros também o estão replicando em seus próprios negócios”, empolga-se a empresária.
     Para garantir espaço no mercado na fase inicial, tratou de investir em produtos diferenciados. “Na época, percebi que não havia por aqui muitas coisas diferentes na parte gourmet de panificação, embora Petrópolis tenha um bom mercado para esse segmento”, considera. Não é de se admirar que mesmo com o pouco tempo de vida da fábrica os pães já sejam sucesso em vários restaurantes, pousadas, serviços de buffet e delis do Centro e dos distritos de Petrópolis e também do Rio de Janeiro. Para atender à demanda crescente, a fábrica chegou a produzir quatro toneladas no primeiro semestre de 2013; a média mensal é de 400 kg.
     Junto com a seriedade com que os negócios são conduzidos estão outros fatores fundamentais: a qualidade das matérias-primas, todos as massas são light, sem adição de leite, e produzidas com farinha integral, açúcar mascavo, azeite extra virgem (salgados) e óleo de palma (neutros e doces); a possibilidade de personalização dos produtos para os clientes, Daniela costuma assessorar restaurantes na criação de cestas de pães para o couvert; e a criatividade na combinação de sabores e formatos dos pães. A artesã não para de elaborar novos produtos.
     O mesmo espírito inovador é empregado pela empresária para os sistemas de trabalho e adaptações em equipamentos utilizados na fábrica. A estufa onde ficam armazenados os pães já modelados para que a massa cresça antes que sejam levados ao forno foi projetada por ela, assim como as bandejas de corte que garantem a padronização dos produtos quanto a seu tamanho.
     Para se ter uma ideia da inventividade que Daniela imprime aos produtos e que os torna tão diferenciados, hoje a fábrica produz 17 tipos de diferentes pães salgados, 12 doces, cinco recheados e cinco neutros, além de variações sobre esses mesmos temas, feitas apenas por encomenda. Os sabores podem variar de um prosaico queijo & presunto à sofisticada combinação de queijo gorgonzola, castanha do caju e damasco na linha salgada; ou de um corriqueiro maçã com canela ao requintado cereja com nozes, na doce. Também saem do forno pedidos especiais.
     Pães à base de componentes inusitados como o uísque ou quaisquer ingredientes que possam compor a massa podem ser desenvolvidos por Daniela, que também os produz em formatos personalizados, de acordo com o desejo dos clientes. Entre as variedades colocadas à venda no varejo, destacam-se as ciabattas, as mini baguetes, o pão de calabresa com provolone e uma bandeja com mix de cinco diferentes sabores.
Pasto con Amore:
(24) 8846.9926
www.pastoconamore.com.br

www.facebook.com/PastoConAmore


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados