A iluminação do restaurante, aberto também nas noites de domingo, é um charme a mais no projeto de decoração

Um dos carros-chefes do cardápio é a Paleta de Cordeiro à Granja Brasil, que chega à mesa escoltado por risoto de rúcula

No cardápio do sushibar há combinados de 27, 35 ou 50 peças, além de entradas tradicionais da gastronomia japonesa

A Delícia de Chocolate (mousse de chocolate com sorvete de creme e pedaços de morango, licor opcional) é uma das muitas sobremesas da casa, que oferece também opções diet


Fotos: Ricardo Bhering

Ao sabor da estação

Antonieta

Três versões da boa gastronomia em um único lugar

     Tem dias em que a gente não sabe exatamente que tipo de culinária vai alegrar aquele tão sagrado momento da refeição. Acaba indo a um ótimo restaurante, mas nada do que é ofertado no cardápio, folheado quase à exaustão, é capaz de seduzir. Ou pior: opta por lugares onde o rol de especialidades é eclético, mas a qualidade deixa a desejar. Para quem costuma passar por esses dilemas gastronômicos, uma dica: meio escondidinho, dentro do condomínio Granja Brasil, em Itaipava, o Antonieta é um restaurante em que o ecletismo e a qualidade andam de mãos dadas.
     Inaugurada há pouco mais de um ano, a casa oferece três cardápios distintos: de cozinha internacional, a exemplo do já conhecido Afrânio, restaurante dos mesmos proprietários, em Araras; de sushibar, unanimidade gastronômica entre a família da restauratrice Denise Leal; e de pizzas, herança da Fiammeta, pizzaria que funcionou por um período nas mesmas instalações, deixando no imóvel um portentoso forno à lenha construído no fundo do salão.
     A essa altura, pode parecer algo meio confuso, mas Denise, que é também arquiteta e reformou o espaço, soube imprimir ao lugar uma bem dosada mistura de elegância e aconchego, tanto na arquitetura quanto na decoração. Salão, varanda e mezanino (em qualquer dos ambientes os três cardápios estão à disposição) se integram perfeitamente à paisagem, as madeiras e os vidros foram usados sem comedimento, resultando em um conjunto harmonioso que em nada lembra um restaurante temático, como poderia sugerir a presença das pizzas e das especialidades japonesas.
     Também entre as “cozinhas” propriamente ditas, a despeito da pluralidade, a proprietária soube encontrar o equilíbrio. Não há ali, por exemplo, a mínima possibilidade dos pratos servidos incomodarem comensais da mesa vizinha. Para elucidar: do sushibar saem apenas entradas típicas, sushis, sashimis e suas variações, ficaram de fora os também apetitosos pratos japoneses feitos na chapa; entre os fondues, além dos sabores queijo e chocolate, figura também o de carne, porém preparado no vinho tinto e não à moda do tradicional bourguignonne, com o óleo crepitando no réchaud e espalhando o odor à distância.
     Por si só, o segmento “internacional” prima pela variedade, sem perder o refinamento que se espera de uma cozinha comandada por profissionais egressos de conceituados restaurantes cariocas como Terzetto e Le Bec Fin. Convivem no cardápio pratos à base de pescados, carnes, aves e massas feitas na casa – como Grelhada Mista (polvo, cavaquinha, lagostin, lula, peixe e camarão grelhados, acompanhados de risoto de limão siciliano), Steak Diana (filet mignon ao molho madeira acompanhado de arroz com presunto e ervilha), Pato ao forno com molho de laranja e crepe de maçã e Raviole de pêra com molho de queijo brie – além de entradas diversas, saladas, sopas e caldos, risotos e duas opções de prato infantil.
     Entre as especialidades nipônicas, seis tipos de entradas (com destaque para o Antonieta Roll – duas unidades de roll de salmão, com tartar de salmão e proteína de soja), Sashimis, Makimonos, Temakis e combinados em três versões: com 27, 35 ou 50 peças. As pizzas saem do forno em sabores tradicionais, nas versões salgada – 13 opções, em que se sobressaem a Picante (mussarela e pimenta dedo de moça) e a de Tomate Seco e Rúcula – e doce: Banana com canela ou Morango com chocolate. O cardápio dedicado às sobremesas é bem variado e oferece também opções diet: Cheese Cake (de morango ou damasco) e Tortinha de Chocolate Trufada (pão de ló recheado com creme light, chocolate diet e cacau em pó).
     A adega subterrânea, com capacidade para 800 garrafas e onde se encontram cerca de 100 rótulos de vinho de diferentes procedências, é mais uma grata atração, entre as muitas do restaurante, que funciona de quinta a domingo para almoço e jantar – algo não muito comum por aqui. Antonieta é cadela da raça São Bernardo, que, assim como o pequeno Afrânio, um Shitsu, integra a família da restauratrice Denise Leal.

Antonieta:
Estrada União e Indústria, nº 9.153
Condomínio Granja Brasil - Itaipava
(24) 2222.0191
antonietaitaipava.com.br


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados