A natureza abundante que cerca a Pedra Roxa é um convite irrecusável ao relaxamento


Os chalés, com uma cama de casal e duas de solteiro, acomodam até quatro pessoas

O sol do inverno, que bate nas piscinas naturais desde a manhã até por volta das 15h, permite mergulhos até para os mais friorentos


A suíte principal é bem espaçosa e conta com uma simpática sacada debruçada sobre o rio




Fotos: Henrique Magro

Hospedagem

Pousada Pedra Roxa

Barulhinho bom em Secretário

     O som que vem do rio é a trilha oficial, mas a vocação musical da recém-inaugurada pousada localizada em Secretário se revela por um calendário de eventos que inclui festas em datas especiais e shows de MPB realizados mensalmente, sempre aos sábados. A novidade que veio dar à beira do Rio Capim Roxo na qualidade rara de boa música é a série Duetos na Pedra Roxa, com direção artística do músico David Tygel, que traz para essas paragens duplas como Zé Renato & Claudio Nucci, Sá & Guarabira e outras deste mesmo calibre.
     A Pedra Roxa, administrada pelo casal Francisco e Andréa Peçanha e pelo irmão de Francisco, Paulo Peçanha, distingue-se das demais por propor a seus hóspedes e usuários do sistema day use uma total imersão na natureza. Cercada de verde e com convidativas piscinas de água natural e cristalina à disposição, a hospedaria é para quem realmente busca a tranquilidade em sua estada na Serra; por isso, não inclui em seus aposentos os costumeiros aparelhos de televisão e nem se rende ao já habitual sistema wireless para Internet.
     “A proposta é que os hóspedes se realmente desliguem da agitada vida da cidade e possam curtir o sossego que existe aqui, mas para não radicalizar demais, colocamos uma TV com Sky na área comum”, defende Francisco.
     As acomodações, com capacidade total para 20 hóspedes, resumem-se a três chalés e duas suítes, ambas espaçosas e com um belo visual para a mata e o rio. Já o público que frequenta o restaurante, as piscinas naturais e a sauna pode chegar a um número bem maior, especialmente porque a vizinhança, moradores ou sitiantes, tem na pousada um ponto de encontro e ainda um providencial apoio para café da manhã e almoço. “A maior parte do público do day use e dos eventos é formada por nossos próprios vizinhos, que costumam também hospedar seus amigos aqui quando as casas já estão cheias”, comenta Andrea.
     O cardápio do restaurante é composto de pratos de um tipo de cozinha que os proprietários consideram “requintada, mas sem frescuras”. O frescor fica por conta dos ingredientes orgânicos fornecidos por uma empresa produtora sediada em Sebolas (Paraíba do Sul), e ainda por produtores de Petrópolis. As opções de principais variam entre filé mignon, salmão, lombinho de porco e outras carnes nobres, sempre acompanhadas de feijão, arroz, legumes e salada. Reservas para grupos com pedidos especiais (feijoada, rabada e outros quitutes mais incrementados) também são aceitas.
     O cardápio do bar – ali os visitantes podem também passar momentos muito agradáveis aproveitando apenas petiscos e drinques na piscina sem a obrigatoriedade de uma refeição completa – é bem variado e entre sugestões estão: patês e pastas, pastéis variados (com recheios bem originais como os de alho poró com requeijão ou frango com gengibre), caldinho de feijão e outros. Embora não ofereça serviço de jantar, à noite é possível saborear caldos e fondues preparados por Andrea. Para os que desejarem levar um gostinho da Pedra Roxa para casa, ela monta uma cesta com os produtos orgânicos utilizados no restaurante da pousada.
Pousada Pedra Roxa:
Estrada da Rocinha, Km 6 – Vila de Secretário
(24) 2228.1302
2228.2205
2222.3992
www.facebook.com/PousadaPedraRoxa

abcpecanha@ig.com.br
fjcpecanha@ig.com.br

Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados