A Punheta de Bacalhau é o carro-chefe da casa inaugurada há poucos meses em Secretário

Com um bom sortimento de produtos nacionais e importados, a Villa do Vinho inaugura um mercado até então inexplorado em Secretário




O mexilhão (no alto) e o polvo, preparados ao vinagrete e acompanhados por torradas feitas na própria deli, são trazidos frescos do Rio de Janeiro sempre às sextas-feiras; uma ótima pedida de tira-gosto refrescante para o verão


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Villa do Vinho



     Os bons ventos que ultimamente batem em Secretário, e que vêm trazendo uma gradativa revitalização ao Centro desta localidade do Distrito de Pedro do Rio, sopram também a favor da boa gastronomia. Desde agosto de 2012, funciona ali a deli dos sócios Marco Aurélio Maul de Carvalho e José Geraldo Bechara; uma casa que chegou para preencher a lacuna no quesito “espaços especializados em produtos nacionais e importados de alta qualidade”.
     A Villa do Vinho, localizada no coração da Vila de Secretário, tem, como toda boa casa do ramo, um grande sortimento de iguarias e bebidas sofisticadas para abastecer as despensas e adegas e também adere à boa prática de servir ali mesmo todos os produtos disponíveis a preços de prateleira. Mas acrescenta a esses atributos outros também bastante desejáveis: além de oferecer itens básicos para desjejum, que inclui até uma fornada de pães frescos encomendados à padaria colada à loja, cultiva o gentil e incomum hábito de estender o horário de funcionamento em dias especiais para não deixar de atender aos clientes que chegam de fora.
     “Muitos dos nossos clientes são moradores que trocaram o Rio de Janeiro pela Serra, mas há também os sitiantes que chegam às sextas-feiras e nas vésperas de feriado; e como os engarrafamentos acontecem com frequência nesses dias, eles costumam ligar para saber se a loja ainda está aberta. Sempre que possível, aguardamos sua chegada para garantir pelo menos o café da manhã do dia seguinte”, afirma Marco Aurélio.
     As opções de refeições rápidas servidas ali – a deli conta, por enquanto, com quatro mesas na área externa, mas planeja incluir mais quatro – são muitas: sanduíches, pizzas, frios, queijos, patês, caldos e diversos tipos de tira-gosto. As porções são servidas de acordo com a escolha do cliente e pesadas na balança.
     Algumas iguarias preparadas na casa merecem destaque, em especial a Punheta de Bacalhau – prato típico de Portugal (inclusive no nome!) que consiste no pescado bem desfiado e enxuto, temperado com azeite, alho e cebola. O Carpaccio de Carne, fatiado na hora, também é digno de nota, assim como as porções de polvo e mexilhões ao vinagrete, especialidades raramente vistas nessas paragens serranas.
     A carta de vinhos, hoje com cerca de 40 rótulos, vem sendo ampliada aos poucos. O sortimento de cervejas é também variado; entre nacionais e importadas, são oferecidas marcas de diversas procedências. No setor dos não alcoólicos, destaque para as águas minerais de diferentes origens, inclusive a sofisticada Voss, da Noruega, considerada fashion por sua embalagem inspirada no mundo dos cosméticos.
     De produtos vindos de pontos distantes do planeta àqueles produzidos artesanalmente por aqui mesmo, do Queijo Brie ao Minas, do refinado ao caipira (no bom sentido),tem quase de tudo na Villa do Vinho; o novo point gastronômico Secretário tratou de preencher a lacuna.

Villa do Vinho
Vila de Secretário / Loja 1B - Secretário
(24) 2228-1266
villadovinho@hotmail.com


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados