Os sócios Fernando Medeiros Nunes e Adenildo Alves da Silva se conheceram em 1984, quando prestavam serviços voluntários no Laginha FC, e no mesmo ano inauguraram a ADFER em um pequena loja na União e Indústria. Hoje, comandam duas empresas uma equipe de 42 pessoas


O apoio dos familiares - entre eles o saudoso Padre Quinha, irmão de Fernando – foi fundamental para a história de sucesso da empresa.
Foto: divulgação

Antes da mudança para o prédio atual, a ADFER funcionava em loja vizinha, bem mais modesta, também na União e Indústria


Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Adfer

Uma marca construída com Itaipava

     Há 30 anos, quando o 3º Distrito de Petrópolis começava a apresentar os primeiros sinais de que iria se transformar em um destino de charme e atrair para suas terras um grande número de pessoas interessadas em veranear ou viver aqui, os amigos Adenildo Alves da Silva e Fernando Medeiros Nunes inauguravam, em uma pequena loja alugada em Itaipava, a empresa ADFER Materiais de Construção.
     O empreendimento, batizado com as letras iniciais dos nomes dos sócios e que principiou suas atividades em um espaço de 40 m2, registra agora, ao completar três décadas, uma história de crescimento comparável a do lugar em que se estabeleceu e que, desde 1984, vem, literalmente, ajudando a construir.
     Em seus primórdios, a empresa, que se mantém até hoje com perfil essencialmente familiar, contava apenas com os fundadores e João Henrique Nunes, irmão de Fernando, em seus quadros. Atualmente, são ao todo 37 funcionários e, contando os membros das famílias Silva e Nunes, 42 pessoas tocam o negócio, ampliado em 1999 com o aluguel de um terreno na Estrada das Arcas, onde foi estabelecido um depósito de materiais e, posteriormente, fundada mais uma empresa do grupo, a Prazer em Construir.
     A nova empreitada acabou por gerar novas frentes para o grupo, que passou a comercializar materiais brutos como areia, pedras e tijolos. Pouco tempo depois, começou também a realizar ali trabalhos de serraria e carpintaria e a diversificar ainda mais sua linha de produtos, vendendo diferentes tipos de madeira, portas, janelas e outros itens indispensáveis à construção.
     Depois desta primeira grande conquista, veio a aquisição do imóvel próprio, na União e Indústria, em Itaipava. O prédio, com cerca de mil m2, foi totalmente reformado para abrigar a loja e o escritório e funciona desde 2006. A partir daí, veio a consequente ampliação do estoque, que hoje é aproximadamente 26 vezes superior ao de 1984. Para se ter uma ideia do crescimento, a empresa, que em seus primeiros tempos vendia semanalmente cerca de 20 sacos de cimento, hoje comercializa uma média de de 1,2 mil por semana ou 5 mil ao mês.
     Mas, como toda história de sucesso que se preze, o começo não foi nada fácil. Além do espírito empreendedor, os sócios podiam contar apenas com a ajuda de amigos e dos respectivos familiares, entre eles o Padre Quinha, irmão de Fernando e religioso muito estimado por toda a população local pelas importantes obras sociais que desenvolveu aqui.
     Assim como o clérigo – que em todos os momentos importantes, de celebração ou pesar, como a enchente de 1988 que destruiu todo o estoque da empresa, esteve junto aos proprietários ofertando seu apoio -, membros da família de Adenildo, como seus irmãos Álvaro Vicente, José Vicente da Silva Júnior e Aluízio Alves, também se fizeram presentes por toda a trajetória da ADFER.
     Os amigos foram outros incentivadores: “nosso primeiro cliente foi o Sr. João Lopes da Silva, que comprou um cadeado para telefone, mesmo sabendo que só iria receber o aparelho um ano mais tarde”, lembra Fernando, que, na época, usava o único carro de seu pai, um Fusca 66, para fazer as entregas. “Tivemos ainda a ajuda do Sr. Schubert Reis, que nos emprestava sua calculadora manual, e do Sr. Milton Cardoso, que, desde o primeiro dia de funcionamento da loja, nos cedia seu telefone e cujo número até hoje permanece como nossa referência de contato com clientes, fornecedores e parceiros”, complementa Adenildo.
     Atualmente, a frota conta com oito caminhões de entregas, a empresa está totalmente informatizada e não para de se atualizar. As únicas coisas que não mudaram nestes 30 anos foram os laços de amizade que criaram a ADFER e seu perfil genuinamente familiar. Na loja, em caso de ausência dos sócios do grupo, pode-se procurar por João Henrique, gerente geral, Breno, filho de Adenildo e gerente de vendas, ou Thiago, filho de Fernando e responsável pelo setor de informática, para um cafezinho e dois dedinhos de prosa sobre essa história de sucesso empresarial.
ADFER:
Estrada União e Indústria, 10.959 – Itaipava
(24) 2222.2628
www.adfer.com.br
adfer@adfer.com.br



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados