A bruscheta tradicional, pode ser acompanhada por um drinque personalizado, como o que o barman Veber criou para um cliente, que o batizou de Divino Blue: suco de abacaxi, laranja e limão siciliano, com vodkas aborizada de pêssego e toques de licor 43 e Curaçao para o degradê azul

Tapa do Bronx: rolinhos de presunto de Parma com pasta de cream cheese, tomate e manjericão

Uma boa opção de tapa para aquecer as noites de inverno e saborear de colher é a Só Chique, creme de aspargos com presunto de Parma








Para abrir os trabalhos, e o apetite, a caprichada Salada Caprese

O Mosaico de Chocolate também faz parte do novo menu e encerra belamente qualquer refeição


A Costeleta de Cordeiro foi um dos pratos introduzidos no cardápio para a temporada de inverno


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Três em um

Boa comida regada a bons drinques e embalada por muita diversão

     Ficar em casa curtindo as noites frias de inverno tem seus encantos, mas quando a cidade está repleta de bons programas chega a ser, senão um desperdício de tempo, uma alternativa meio chinfrim. Então, bora lá que a noite vai ser boa! Deixa esse negócio de rede social de lado e parte para uma social de verdade. Em Itaipava, existem dois lugares bem descolados e ideais para encontrar amigos, comer e beber bem, apreciar bons shows ou acompanhar eventos esportivos e, quem sabe, até encontrar a metade perdida da laranja? Fica a dica!

Itapas Tapas Y Cervezas
     Inaugurado no início do ano, no Arcádia Mall, o ITAPAS é onde, sem dúvida, esse cenário se materializa. Com a proposta de ser uma casa jovem, que oferece muito mais atrações entre a cozinha e as mesas do que pode supor nossa vã filosofia, o bar com gastronomia baseada no conceito espanhol de tapas –“uma verdadeira cozinha em miniatura, com verdadeiros mestres”, como estampa o cardápio na descrição da culinária praticada ali -, cumpre o prometido.
     A começar pelas especialidades (as porções não são tão diminutas assim, são até bem fartas), pode-se ter a certeza de que a satisfação será garantida. Para que todos na mesa possam compartilhar de cada pedido, as tapas chegam em bocados generosos. A ideia é que sigam a linha que originaram o estilo: “tapear” é a união entre os atos de comer e socializar.
     O cardápio, que conta também com cervejas e drinques especiais na seção de bebidas, é dividido entre as categorias “simples e rápidos”, em que figuram variedades de pães, frios, patês, conservas, queijos, pastéis e outros; “para saborear de colher”, com opções de sopas e caldos; “tapas e bofetadas”, em que a lista mais extensa inclui de bruschetas a risotos, passando por rolinhos de frios recheados com cremes especiais; e “os doces”, com algumas poucas variedades de sobremesas.
     Destaques entre as subdivisões são a Caponata da Duda (receitinha caseira com pão italiano), o Portuga (caldo verde), o Tapa Cangaceiro (jabá com jerimum e mel) e a Tortinha metida à besta (“parece com a alemã”, de acordo com a descrição da casa). A criatividade não é apenas para nomear as tapas; as receitas são originais, elaboradas pela chef e proprietária Maria Eduarda Souza Lopes Cardoso ou herdadas de família. A inventividade está também, e literalmente, nos drinques preparados pelo barman Veber Alves de Avelar, que cria coquetéis personalizados a pedido dos clientes.
     No quesito diversão, música, humor e esportes são as disciplinas em alta no bar. Com uma programação intensa e variada, entram em cartaz semanalmente: música ao vivo, com diferentes bandas e gêneros; DJ´s, com música eletrônica suave; e standup comedy, com a apresentação de humoristas consagrados como Luís Salém, Estela Miranda e André Lucas; e ainda transmissões de jogos e lutas em telão. É entretenimento para todos os gostos.

ITAPAS Tapas y Cervezas:
Estrada União e Indústria, 10.126
Arcádia Mall Itaipava
(24) 2222.6036
www.facebook.com/itapasbar












Gastronomia premiada
     Misto de bar, adega e restaurante, a casa funciona desde 2009 no Shopping Tarrafas, e há cerca de um ano resolveu apostar em um filão capaz de enternecer os amantes de coquetéis: a mixologia molecular, definida por estudiosos do tema como “a aplicação prática dos resultados teóricos da gastronomia molecular para o ambiente de bar”.
     A partir deste conceito, os sócios Lucas de Paula Lobo, responsável pelo restaurante, e Rene Depoli, que comanda o bar, começaram a trabalhar em conjunto, elaborando os drinques em formato de pratos e vice e versa. Como exemplo, a Piña Colada em formato de ovo e o nhoque de Bloody Mary. As “invencionices”, no entanto, ainda não estão no cardápio regular e são servidas apenas pontualmente, em eventos específicos ou por encomendas ao bartender.
     Em 2012, os dois assumiram o estabelecimento e foi a partir deste período, que estas e outras inovações começaram a surgir. O lugar, que antes funcionava apenas à noite quase que exclusivamente como bar e servia apenas petiscos, passou também a investir mais fortemente na área gastronômica, introduzindo refeições no cardápio e ainda ampliando o horário de funcionamento, oferecendo pratos à La Carte e executivos no almoço.
     Entre as especialidades do menu, constantemente renovado, a Salada Caprese (rodelas de tomate, manjericão, mussarela de búfala e pesto de manjericão), a Costeleta de Cordeiro (servida com risoto de legumes e molho de ervas) e o Mosaico de Chocolate (chocolate branco e preto servido com calda de manga quente). As sugestões do cardápio executivo incluem carne, peixe ou frango grelhados, com acompanhamentos que variam diariamente.
     O entretenimento fica por conta da música ao vivo, sempre às quartas, quintas e sábados, quando o palco da casa recebe grupos de MPB, Jazz, Samba e outros gêneros. Divertidos também e grande sucesso entre os frequentadores são os drinques gigantes, versões de todos os coquetéis que constam na carta do bar, servidos em taças de 2 litros para serem compartilhadas entre os comensais. Algo que sempre pode render boas brincadeiras na mesa.

Faustino:
Estrada União e Indústria, 10.395 - Shopping Tarrafas - Itaipava
(24) 2222.1700
www.facebook.com/faustinobar


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados