A pousada tem cinco cachoeiras à disposição dos hóspedes

Com decoração rústica e despojada, que não dispensa o bom gosto, todas as áreas construídas da pousada se integram perfeitamente aos espaços externos


O slackline – fita elástica esticada entre dois pontos fixos para caminhar e realizar manobras – é uma entre as muitas atividades esportivas da pousada (Foto: Divulgação)





Nos dias mais quentes, um refrescante banho de piscina contribui para o bem-estar

Boa parte da propriedade, rica em espécimes da flora e da fauna, será transformada em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural

O espaço gourmet foi montado no antigo curral da Fazenda Julioca

Atualmente, a Caturama dispõe de cinco suítes, com capacidade total pra 17 pessoas


Fotos: Henrique Magro

Hospedagem

Pousada Caturama



     O termo que dá nome à hospedaria do casal Mauro e Patrícia Carvalho significa boa sorte em Tupi-Guarani. Mas, logo na chegada ao local, percebe-se que o adjetivo “boa” está mais ligado às energias que transitam por ali. Inaugurada em dezembro de 2013, em uma área de 30 alqueires da antiga Fazenda da Julioca, em Areal, a pousada é o que o proprietário define como: “um espaço planejado para que as pessoas possam se desligar do estresse cotidiano e acumular energias para a volta às atividades do dia-a-dia”.
     O projeto da Caturama, que começou a ser implantado em 2010, hoje conta com cinco suítes e uma boa variedade de atividades de lazer, todas com o propósito de integrar os hóspedes à natureza: slackline, skate, quadra gramada de vôlei, campo de futebol, pescaria, cachoeiras, piscina, caminhadas, passeios de bicicleta e cavalgadas em trilhas ecológicas. Em fase de construção estão ainda: sauna, quadra de tênis, quadra de vôlei de areia, parede para alpinismo, tirolesa e outros; além de mais dez suítes, incluindo uma projetada especificamente para casais em lua de mel e outra totalmente adaptada para portadores de deficiências.
     Não foi à toa que, ao imprimir o estilo que pretendia para a pousada, o casal reuniu tantas modalidades de esporte e lazer que privilegiam o contato com a natureza; os dois são profissionais de Educação Física e Mauro acumula ainda em sua bagagem a formação como administrador de empresas e advogado especializado nas áreas ambiental e imobiliária. Outros planos futuros incluem a transformação de 50% da propriedade, abundante em mata nativa e mananciais de água, em área de proteção gravada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).
     Hoje, ainda com características bastante intimistas, a capacidade total da pousada é para 17 pessoas. Todas as suítes são equipadas com TV, frigobar e cama americana; quatro delas tem varanda, três são equipadas com ventilador de teto e as duas mais completas contam ainda com ar condicionado. As diárias incluem, além das acomodações com capacidade para abrigar até três ou cinco pessoas, todas as atividades de lazer e um farto café da manhã, com grande variedade de alimentos saudáveis e capazes de fornecer a energia necessária para tanta diversão.
     Para os que preferem fazer também as outras refeições na própria pousada, Patrícia montou um cardápio com pratos que define como “cozinha de fazenda, com toques de sofisticação”. No almoço, é aconselhável fazer uma reserva com alguma antecedência para experimentar a gastronomia com inspiração mineira, acrescida de diferentes tipos de salada; para a noite, opções mais leves e servidas de acordo com o clima de cada estação: fondues, massas, caldos, quiches, saladas e sanduíches, entre outros.
     Se a intenção é aproveitar a estada em Areal para passear pelas redondezas, Três Rios e Itaipava ficam a poucos quilômetros de distância da entrada da pousada, que tem acesso bastante facilitado pela BR-040. Mas, ao se hospedar na Caturama, não deixe de reservar alguns momentos para conversas com o simpaticíssimo casal de proprietários; certamente, depois de desfrutar de um dia intenso de atividades e imersão na natureza, arrematar o programa com um bom e despretensioso bate-papo é a forma perfeita para se conseguir boas doses de harmonia e reenergização.
Pousada Caturama:
Rodovia BR-040, km 38 – Julioca – Areal -RJ
(24) 2257-3737
(24) 2257-1485
(24) 98848-1485
www.pousadacaturama.com.br

contato@pousadacaturama.com.br

Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados