O quiosque do Shopping Estação reúne uma boa variedade de peças entre utilitários e artigos de decoração


No ateliê são produzidas cerca de 4 mil peças por mês


A sutileza do trabalho resulta nas peças delicadas que compõem a obra da ceramista


As peças são encontradas com ou sem decoração no quiosque


A produção das rosas, com pétalas confeccionadas uma a uma, chega a 200 por dia

Inspirada em trabalho do pai, João José Menúncio dos Santos, Naná recriou o jogo para serviço de chá

Varetas decoradas com flores para recipientes de aromatizantes abriram o mercado paulista para o negócio; os potes decorativos para cozinha são outra especialidade da ceramista

Fotos: Henrique Magro




Negócios nas alturas

Naná Rosas

Delicadezas moldadas em argila

     A tradição da cerâmica portuguesa, mais precisamente da cidade de Alcobaça, continua viva em Itaipava pelas mãos habilidosas de Eliane Maria Amaral dos Santos. Mais conhecida na região como Naná, a empresária não nega suas origens e é atualmente a única integrante da família que desembarcou por aqui nos anos 1950 para abrir a Cerâmica Luiz Salvador a manter-se em atividade como ceramista.
     A produção artesanal de peças sutis e criativas a que se dedica há 30 anos está hoje em franca expansão e seu talento pode ser conferido no quiosque Naná Rosas, inaugurado em novembro de 2014 no Shopping Estação. O nome do empreendimento é uma junção do apelido da empresária com uma das mais conhecidas especialidades do ateliê: suas indefectíveis rosas cujas pétalas são moldadas à mão, uma a uma.
     A confecção das delicadas flores, inclusive, foi por muitos anos sua principal atividade. Antes de partir para a iniciativa própria (seu ateliê foi montado há cerca de dois anos), Naná atuava especificamente na produção dessas miudezas para enfeites das peças da fábrica da renomada cerâmica. Atualmente, a produção das rosas chega a 200 por dia.
     Junto a elas, contudo, saem da pequena fábrica instalada em sua própria residência uma série de objetos decorativos e utilitários, com um volume mensal contabilizado em cerca de 4 mil peças, entre as que disponibiliza no quiosque e as que continua fornecendo para a Luiz Salvador, além de produzir outros elementos para decorações em alto relevo para a loja. Estão ainda neste rol entregas para um grande cliente em São Paulo, que conheceu seu trabalho em uma feira do setor há cinco anos e não parou de enviar pedidos.
     A inventividade da empresária – que também produz aromatizantes para ambientes que podem ser utilizados com algumas das cerâmicas que cria – é proporcional ao talento que sempre demonstrou no trabalho com a argila. As varetas de madeira adornadas com flores e passarinhos conferem uma boa dose de charme aos recipientes de vidro que recebem os aromas elaborados por ela com a mistura de essências.
     Foram justamente as varetas decoradas que garantiram, há aproximadamente cinco anos, o fornecimento para São Paulo, um grau de profissionalização que acabou motivando também a abertura do quiosque. “Antes disso, eu mesma comercializava minha produção para amigos e conhecidos, especialmente no período de final de ano; mas com o aumento de pedidos, ficou mais difícil manter esta forma e o negócio evoluiu para um ponto de venda no shopping”, conta.
     Desde a juventude Naná pratica a modelagem em argila, ofício que aprendeu com o tio que nomeia as tradicionais fábrica e loja de Itaipava e também com o pai, o ceramista João José Menúncio dos Santos, e segue a tradição de passar a técnica “de pai para filho”. A empresa emprega seis pessoas, entre elas dois de seus filhos e um sobrinho.
     A ceramista não para de criar e o mais recente lançamento são enfeites para guirlandas e árvores de Natal, como sinos e bolas com iluminação de vela de led, além de móbiles com panelinhas para a decoração de cozinhas. Outro nicho de mercado a que vem se dedicando ultimamente é o de brindes personalizados para casamentos, aniversários, batizados e datas comemorativas em geral. Para este segmento as opções de peças são muitas; o limite, ou a falta dele, fica por conta da criatividade de Naná.

Naná Rosas:
Shopping Estação - Itaipava
(24) 2222.3066 | 99223.6616
www.facebook/nanarosasceramica


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados