O filé mais concorrido da região está agora em uma acolhedora construção localizada na União e Indústria
Foto: Ciça Bernardes


No interior do restaurante, sobressaem-se elementos como o tijolinho aparente, a madeira utilizada na decoração e uma potente lareira para as noites mais frias

Pastéis sequinhos, com diferentes tipos de recheios e que podem vir em porção mista, fazem parte do rol de entradas

Estrela da casa: o Filet ao Alho e Óleo pode ser servido com salada mista e arroz de legumes, entre várias outras guarnições

A Banana Frita com Sorvete, com cobertura de açúcar e canela, é uma das sobremesas mais pedidas



















A iluminação natural dá um toque especial a uma das salas da construção

Além de mudanças conceituais, o Chateau Gourmet terá maior aproveitamento de espaços da casa da Rua D. Pedro I, que conta com providencial estacionamento para clientes
Foto: IndoorIdeia

Frescor em todos os sentidos: para aguçar o paladar, o toque primaveril da salada de alface com cenoura, nabo, pepino e morango, regada com molho de mostarda e mel

O Steak de contrafilé ao molho de ervas escoltado por risoto de parmesão demonstra a que veio Waldeck Rocha

Mais uma novidade da casa: o crepe de maracujá em que a suculenta “fruta da paixão” entra na composição da massa, do recheio e do molho


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Renovação Gourmet

Chefs que reinventam suas histórias e restaurantes revitalizados é o que temos para esta primavera serrana. Nada mal, não? Os protagonistas da vez são Ignez Barcellos, que levou seus indefectíveis filés com casca crocante e miolo suculento para uma nova casa em Itaipava; e Waldeck Rocha, que trouxe sua larga experiência como chef, barman e restaurateur em praias cariocas para o Capitólio. Desde sua chegada, a tradicional casa petropolitana vem atravessando por grandes mudanças, inclusive no nome: agora, chama-se Chateau Gourmet o restaurante que ocupa a simpática casa da Rua D. Pedro I, no Centro Histórico de Petrópolis.

Filet da Serra
     No restaurante inaugurado este ano por Carlos Doce Lar, Ignez comanda a cozinha com a destreza de sempre para operar o fogão de alta pressão de onde saem os incríveis filés crocantes, uma exclusividade sua. Na seção de Filets Especiais do cardápio a especialidade divide o espaço com os não menos apetitosos Strogonoff de Filet, Picadinho Simples e Rosbife com molho manteiga.
     Como sugestão entre as carnes vermelhas, a chef oferece ainda o Picadinho completo (com arroz, farofa, ovos e banana frita), que serve duas pessoas. Nos almoços das quintas-feiras, esta opção ganha versão individual e figura como prato executivo, assim como o rosbife, servido no mesmo sistema e com os mesmos acompanhamentos.
     Todas as carnes, incluindo-se aí os pratos de frango e tilápia, são servidas com molhos, e uma boa variedade de guarnições está disponível para acompanhamento. Desta forma, Ignez, que por um tempo se dedicou também a prestar consultoria para a concepção de menus para restaurantes da Serra e do Rio de Janeiro, montou um cardápio enxuto, mas em que não falta variedade.
     As massas também estão presentes, representadas pelo talharim que pode vir à mesa ao molho de queijo, alho e óleo, com ervas ou na manteiga. Como entradas, as sugestões recaem sobre Patê de Fígado, Pasta de Truta Defumada, Bolinhos de Bacalhau, Bolinhas de Queijo ou deliciosos pasteizinhos de queijo, carne ou camarão. Entre as sobremesas, Banana Frita com Sorvete, Panquecas de Doce de Leite e Delícia de Nozes.
     A seção de bebidas conta com carta de vinhos também enxuta, mas variada e composta apenas por importados de diversas procedências, que se alternam semanalmente. Entre as cervejas encontram-se, além de marcas mais comuns, algumas de produção artesanal, como a Rasen Beer, produzida em Gramado (RS). O ambiente do salão, em que a madeira predomina na decoração, é acolhedor e a capacidade é para 40 pessoas. Fazer reserva não é obrigatório, mas é recomendável, uma vez que a especialidade exclusiva de Ignez reúne uma legião de fãs na cidade.

Filet da Serra:
Estrada União e Indústria, 14.947 – Itaipava (no Largo do Castelinho)
(24) 2222.0749 | 98125.9283
facebook.com/filetdaserra









Chateau Gourmet
     Muitas novidades na tradicional casa petropolitana dedicada à comida internacional e à culinária japonesa. A começar pelo nome, que mudou de Capitólio para Chateau Gourmet, grandes mudanças acontecem desde o segundo trimestre de 2015, quando Waldeck Rocha veio juntar-se à Eliane Münch e Claudio Machado na sociedade.
     Formado em gastronomia, o novo sócio começou a trabalhar com drinques e em seguida partiu para a culinária, segmento em que teve grandes mestres como José Hugo Celidônio. Foi professor de Bebidas, drinks e cerveja na Universidade Estácio de Sá e recebeu diversos prêmios em sua carreira. Quando decidiu trocar o Rio de Janeiro por Petrópolis, ele imprimiu um novo estilo à casa, que entre as inovações ganhou, especialmente, um toque mais sofisticado.
     A renovação foi completa: no cardápio, que teve muitos itens substituídos e ficou mais enxuto; na carta de vinhos, reformulada pelo próprio Waldeck; na seção de drinques (claro!), uma de suas grandes especialidades, com direito a treinamento dos barmen; e até na contratação de funcionários, cujo quadro é agora acrescido de dois refugiados senegaleses a quem o restaurateur é só elogios.
     Como exemplos de novos pratos, incluem-se os risotos e os petiscos (agora batizados de “trololós”) para o acompanhamento dos coquetéis, além de muitas outras especialidades. Diferentes sistemas – com a inclusão de buffets para almoço executivo e de caldos para o serviço de jantar, cozido às sextas e feijoada light aos sábados – também foram introduzidos no restaurante.
     O que sempre funcionou muitíssimo bem, contudo, foi mantido: o cardápio de culinária japonesa, uma das marcas registradas do Capitólio, continua vigorando. Mas as mudanças vão continuar; estão entre os planos futuros, por exemplo, uma cozinha experimental para a realização de aulas e oficinas de gastronomia. Viva a renovação!

Chateau Gourmet:
Rua D. Pedro I, 270 - Centro
(24) 2245.8872
www.facebook.com/pages/Capitólio-Sushi-Bar



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados