Foto: Tobias Marcon/Nova Studio


A produção, tocada por profissionais treinados para a utilização de equipamentos de ponta, pode ser acompanhada pelos clientes através de janela que separa a loja da fábrica


Manoela acompanha todo o processo de produção e participa também da elaboração de receitas, testando novos ingredientes para recheios e formas para as massas

As porções são individuais ou para dois, mas é possível também encomendar em maior quantidade para eventos domiciliares ou corporativos


Fotos: Henrique Magro

Negócios nas alturas

Bendita



     Releituras gourmet e contemporâneas de receitas clássicas, para finalização e consumo em casa, é o que propõe a indústria Bendita – Massas Artesanais, inaugurada na cidade no segundo semestre de 2014. Na fábrica instalada em Itaipava são produzidos diferentes tipos de massas recheadas, molhos, lasanhas, nhoques e tortas salgadas. Tudo à vista do freguês, que pode acompanhar a confecção das iguarias pela janela de vidro que separa a cozinha da loja.
     Embora o projeto tenha sido idealizado por Antonio e Manoela Balthazar e a gestão fique a cargo de ambos, o conceito de empresa estritamente familiar passa longe. Como bons empreendedores, eles buscaram no mercado um conceituado profissional para desenvolver o cardápio e unir forças às suas próprias competências: o pai, um executivo da área administrativo-financeira, com bagagem profissional acumulada em grandes empresas; a filha, publicitária com larga experiência em marketing.
     A esses dois fundamentais conhecimentos para o sucesso empresarial, juntou-se o talento e a inventividade da chef carioca Bruna Sena. Com formação também em nutrição e passagem por importantes restaurantes brasileiros (D.O.M, de Alex Atala, e Oro, de Felipe Bronze, entre eles) e vivências ao lado de grandes nomes da gastronomia europeia (como Ferran Adrià), ela foi a responsável por criar esta roupagem contemporânea para clássicos da cozinha mundial, especialmente a italiana.
     Com este tripé como base e a visão de que a qualidade dos insumos é também fator primordial para a qualidade do produto final – “todas as matérias primas que utilizamos, algumas importadas e a maioria fornecida por produtores locais, são de primeira linha”, assegura Antonio – não foi difícil superar com êxito a primeira fase do empreendimento. Em poucos meses de funcionamento, a Bendita já acumulava uma boa carteira de clientes, entre pessoas físicas e jurídicas.
     Hoje, os produtos, pré-cozidos e congelados em equipamento próprio para que nutrientes e sabores sejam preservados, já são encontrados em alguns dos melhores restaurantes e delis de Petrópolis e do Rio de Janeiro. Além das embalagens com porções para uma ou duas pessoas, a Bendita também aceita encomendas de quantidades maiores para eventos, com a vantagem para o cliente de poder levar os pratos montados em suas próprias travessas.
     A praticidade aliada à criatividade é outro atrativo: com poucos minutos na água fervente ou no forno, é possível degustar em casa pratos que fogem do lugar-comum. Entre as opções estão Capeleti de beterraba recheado com galinha d’Angola e palmito fresco e Meia-lua de urucum recheada com carne assada ao molho funghi. As massas são o carro-chefe, mas outras opções, como quiches e molhos, também estão no repertório.
     Nem mesmo na concepção da loja, da logomarca ou de qualquer elemento de sua identidade visual se encontra o clichê, como seria até natural em uma fábrica de massas. Tudo ali – desde as cores fortes, com predominância do preto e do vermelho, à personagem-símbolo escolhida, uma pin-up – foi pensado para trans­mitir o estilo cosmopolita impresso nos produtos.
     A busca pela inovação, um dos mais básicos atributos para os negócios, também é constante. Na mais recente edição do principal evento gastronômico da cidade, realizado em novembro de 2014, a empresa contribuiu com a criação de um novo segmento: o Petrópolis Gourmet em Casa. O prato escolhido para integrar a seleção da 14ª edição do evento foi uma salada de feijão branco com bacalhau. Benditas sejam as novidades!
Bendita – Massas Artesanais:
Estrada União e Indústria, 8796 Itaipava
(24) 2247.0599
www.facebook.com/abenditamassa



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados