No salão, o estilo contemporâneo marca a nova fase do Barão

Para acompanhar de perto a mágica que sai das panelas é bom reservar a mesa estrategicamente posicionada junto à cozinha

O faisão desfiado com azeite extra virgem e ervas da montanha, acompanhado por salada de brotos e flores, é um dos pratos do menu confiance de verão

Outro que promete ser um hit da estação: alcatra de cordeiro ao molho de amoras silvestres, com minilegumes, batatas rústicas com sal trufado e pitadas de ouro em pó

Arte gelada: sorvete de baunilha com calda de açafrão em terras de rapadura com flores de manjericão, amêndoas prateadas e frutas da estação


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Alvíssaras

Barão apresenta sua nova casa

     Repaginar é a palavra de ordem do criativo e inquieto chef Alessandro Vieira, o Barão. Sua festejada cozinha, agora mais autoral do que nunca, não foi a única a passar por mudanças nesta mais recente empreitada a que se dedica: todo o restaurante, agora denominado Barão Gastronomia Atelier, respira novos ares.
     A começar pela brisa que sopra na área externa; sim, um ambiente mais descontraído, onde se pode provar histórias da infância do chef, através de pratos contemplados no Menu ao livre, em que ele celebra as memórias gustativas da cozinha familiar. Neste cardápio – ao contrário de seu tradicional menu confiance (em séries de quatro, seis e doze atos) servido somente com reservas no salão, e que também foi revigorado – estão dispostas opções de petiscos, entradas, peças de resistência e sobremesas para o comensal, sem combinações ou número de pratos pré-estabelecidos, aproveitar a seu bel prazer no horário de almoço e sem necessidade de reserva.
     E que prazer! Os nomes dos pratos já indicam por que caminhos Barão pretende guiar nesta viagem. Bate papo na cozinha (patê artesanal do dia com pães e hóstias), No sítio do padrinho (mix de folhas orgânicas com carpaccio de carne), Mãe e vó na cozinha (angu temperado, lombo suíno e couve frita) e Primos e primas (doce de leite com sorvete de queijo) são apenas alguns exemplos do que se pode experimentar ali, uma gastronomia menos complexa do que a que a normalmente vista em suas criações, mas com sabores não menos requintados.
     Se na varanda ele convida ao passado, no salão é o agora que dá o tom. Toda a decoração foi renovada e o estilo adotado é o contemporâneo, mesmo que entre as peças elegantes do mobiliário e do serviço de mesa haja ainda muitos elementos clássicos. Uma combinação que representa bem o estilo do proprietário, que investe no moderno sem abandonar a tradição. Outra grata novidade é o lançamento da linha de temperos Barão Gastronomia Alquimia, em breve nas melhores casas do ramo.
     O Barão Gastronomia Atelier inova sempre, mas mantém costumes. Móveis e outras peças de decoração estão à venda, a cozinha permanece integrada ao salão, a apresentação dos pratos é, como sempre, realizada com o máximo de primor e festivais temáticos, além de oficinas gastronômicas abertas ao público, ainda acontecem pontualmente. O chef, autodidata, continua a receber prêmios e elogios rasgados do público e da crítica especializada, mas nem por isso perde a simpatia e a cordialidade.
     “Posso dizer que minha cozinha hoje é ‘de montanha’; uma gastronomia com produtos regionais, que valoriza os produtores e tudo o que temos de bom aqui. Claro que há uma fusão, ainda priorizo as técnicas francesas, especialmente na finalização dos pratos, mas o conceito agora é outro. A mudança na decoração e a abertura da área externa foram para presentear a marca, que completou 10 anos em outubro de 2014”, sintetiza.
     Sem querer contrariar o chef, mas, é claro que o presente foi pra gente. Agradecemos!

Barão Gastronomia Atelier:
Estrada União e Indústria, 13.581 - Itaipava
(24) 2222.2669 | 98803.9387
www.baraogastronomia.com.br
www.facebook.com/baraogastronomiaeventos



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados