As opções de salada e antepastos complementam perfeitamente o rodízio de carnes e acompanhamentos


A despeito do tamanho, a churrascaria tem capacidade para 180 pessoas, as soluções para decoração e iluminação imprimem um clima acolhedor


A costeleta de cordeiro integra o rol de carnes nobres

Para os apreciadores da culinária japonesa, um variado buffet da especialidade asiática

O Creme de papaia com licor de cassis é uma das mais pedidas entre as cerca de 15 sobremesas oferecidas pela casa









O aspecto bucólico da casa é reforçado pela varanda envidraçada sobre o pequeno lago

O Mix de cogumelos Shiitake, Shimeji e Paris refogados no azeite trufado, com camarões grelhados e lascas de Grana Padano é uma das novidades do cardápio em vigor desde março


A Codorna desossada recheada com patê de foie gras, é escoltada por purê de maçã e regada com molho à base de vinho e castanhas portuguesas

Para o grand finale: Torta fondant de chocolate meio amargo, lascas de amêndoas, sorvete artesanal de creme e calda de chocolate







O ambiente tem decoração sóbria e durante o dia o salão é inundado pela luz natural


A sede do Itaipava Country Club é o endereço da culinária tradicional e sem afetação do Chateau das Arcas
Foto: arquivo ICC

Uma boa opção para o início dos trabalhos é o Carpaccio de Vitela com salada verde serrana


A Paella Valenciana – com camarão, polvo, lula e mexilhão – é uma das especialidades de Marco Antônio

Simplicidade e sabor: Mix de frutas flambadas com Cointreau e sorvete de creme


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Você tem fome de quê?

Preferências gastronômicas à parte, têm dias em que a satisfação plena só chega quando atendemos aos apelos do paladar por um prato específico. A pedida pode ser pela sofisticação da gastronomia francesa, com seus cortes de carnes e molhos elaborados; pela tradição da cozinha internacional, aquela boa e velha comfort food que acaricia a memória gustativa; ou mesmo pela grande variedade de iguarias que só se encontram nas boas churrascarias com sistema de rodízio. Despertou o apetite? Deixe seu paladar livre para escolher entre as três sugestões do dia e se entregue sem culpa aos prazeres da boa mesa.

IMPERIUM STEAK WINE
     A nova empreitada do grupo de sócios à frente do já tradicional Bordeaux Vinhos e Cia, com filiais em Itaipava e no Centro de Petrópolis, é a churrascaria com sistema de rodízio, inaugurada em fevereiro deste ano no Shopping Tarrafas. Além de 23 cortes de carnes nobres e buffet de comida japonesa (sushis, sashimis e rolinho primavera), a casa oferece uma grande variedade de antipastos, saladas e acompanhamentos.
     Como não poderia deixar de ser, picanha, fral­dinha, maminha são oferecidas no espeto, mas outras iguarias como costeleta e paleta de cordeiro também integram a seleção. No quesito acompanhamentos, além dos clássicos arroz, farofa, batata, banana e outros, os clientes podem também optar por risotos e arroz à carreteira.
     No buffet, além de oito tipos de saladas (que variam de acordo com a oferta de ingredientes frescos no mercado), uma boa variedade de frios, inclusive os mais sofisticados como o presunto de Parma, e queijos finos como o Grana Padano, antepastos sortidos, e rechauds com pratos quentes: legumes grelhados, massas, peixes e crustáceos.
     Não só pela comida de alta qualidade e pelo atendimento atencioso – mas também pelo ambiente agradável, muito bem decorado e iluminado; pela variedade de vinhos, são cerca de 500 rótulos, em uma seleção feita por quem entende do riscado e acondicionados na adega climatizada instalada no salão; pelos drinques elaborados, o Aperol Spritz e o Porto Tônica (variedade do Gim Tônica com vinho do Porto) fazem muito sucesso –, não é difícil gastar várias horas do dia ali. Complicado mesmo é encarar a balança depois.

Imperium Steak Wine:
Estrada União e Indústria 10395, loja 3 - Shopping Tarrafas – Itaipava
(24) 2247.6284
facebook.com/Imperium-Steak-Wine























BISTROT DA SERRA
     A culinária francesa e a bem elaborada carta de vinhos são o forte da casa inaugurada em 2014 em Araras. Sob o comando do chef André Santos na cozinha e do sommelier e sócio Walace Correa na adega, o bistrô reserva ótimas experiências aos comensais. Ambos são egressos do Chateaux de Montagnes, em Itaipava, e conduzem o restaurante com muito capricho.
     Os assados são as estrelas do menu, modificado semestralmente. Sugestões semanais também estão presentes e uma promoção especial para o almoço (renovada mensalmente), com quatro opções de entradas, principais e sobremesas, com valores fixos e diferenciados, foi adotada recentemente. Do cardápio fixo destacam-se pratos de cordeiro, pato, pernil e codorna, além dos risotos, e, desde março deste ano, novidades como a Lasanha com presunto de Parma e o Ravióli de linguiça, integram a seção de massas.
     As carnes nobres são a especialidade de André, mas os fondues, presentes em todas as estações e servidos também no horário de almoço são outra grande atração. A variedade de sabores é grande – queijo tradicional, roquefort, camarão, vieira, carne e chocolate –, assim como a de molhos e acompanhamentos. As proteínas podem ser preparadas em caldos ou por imersão em óleo, mas um poderoso sistema de exaustão garante que ninguém saia dali cheirando à gordura.
     Outros pontos fortes do bistrô são o atendimento personalizado impecável oferecido por Walace, sempre presente no salão para sugerir a harmonização dos vinhos de acordo com o pedido dos pratos, e o ambiente acolhedor. Instalado no pequeno complexo gourmet Vale da Aldeia, em uma extensa área verde, o restaurante conta com o charme a mais da varanda envidraçada debruçada sobre um simpático lago com carpas e tilápias.

Bistrot da Serra:
Estrada Bernardo Coutinho, 3.575 - Vale da Aldeia Araras
(24) 2225.1619
facebook.com/bistrotdaserra1






CHATEAU DAS ARCAS
     A experiência de 34 anos do chef Marco Antônio Rodrigues da Silva na cozinha poderia ter sido responsável por uma série de invencionices reunidas no cardápio da casa, instalada dentro do tradicional Itaipava Country Club. Mas – para a sorte de quem guarda boas memórias dos tempos em que se comia bem sem a necessidade de ingredientes exóticos, montagens mirabolantes e uma sequência de vários cursos em uma única refeição – ele optou por servir no restaurante conhecidos, saborosos e fartos pratos da culinária internacional, com ênfase na praticada nos anos 1980 e 90.
     Na casa que comanda há cinco anos, a tradição, marca registrada em todas as sessões do menu, é a peça de resistência. Logo no couvert (composto por azeitonas verdes e pretas, patê, champignon, molho de gorgonzola, manteiga, torradas e pães) já dá para sentir o estilo. Para as entradas, clássicos como o Minestrone, o Creme de Aspargos e a Ceasar Salad; entre os principais, Lasanha à Bolonhesa, Paillard com Fettuccine, Frango à Cubana, Linguado à Dorê e Medalhão à Piemontese, só para citar alguns exemplos bem familiares; como sugestões de sobremesa, Pera Belle Helene, Romeu & Julieta e Frutas da época.
     Outra característica, atualmente tão rara, da cozinha liderada por Marco Antônio com o auxílio luxuoso do sous chef Paulo Wayand, é o jogo de cintura para a alteração de elementos dos pratos. Ali, a satisfação total pesa mais do que preciosismos na elaboração de criações com assinatura. Também para atender ao cliente com a máxima presteza e cortesia, o chef faz questão de treinar ele mesmo todos os membros da equipe, que inclui alguns de seus familiares.
     Embora esteja instalado dentro de um clube, o restaurante é aberto ao público em geral e sua localização, inclusive, facilita a organização de eventos, como casamentos e aniversários. Uma vez por mês, acontecem apresentações de música ao vivo, sempre nas noites de sábado, e, eventualmente, festivais como os de caldos e fondues.

Chateau das Arcas:
Estrada das Arcas, 3.673 Itaipava Country Club - Itaipava
(24) 2222.7726
facebook.com/Chateau-das-arcas-Itaipava



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados