A Oca foi a primeira instalação erguida pela ONG para a realização dos eventos

As Danças circulares sagradas – praticadas com o intuito de internalizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito – estão também entre as atividades oferecidas
Foto: Divulgação

O espaço redondo, para a melhor circulação das energias, apresenta elementos baseados em preceitos da Litopuntura – forma de harmonização com a utilização de pedras que são colocadas em pontos de forte emanação telúrica para estabilizar e reequilibrar essas energias
Foto: Divulgação


Atualmente a hospedaria conta com quatro suítes coletivas, mas os planos incluem a construção de mais duas em 2016

Corrente do bem: a reforma da casa que abriga “O Baobá” foi possível graças às doações em forma de materiais e recursos financeiros

Os espaços lúdicos e o formato adotado foram planejados de forma a desenvolver a autonomia e a criatividade das crianças, que frequentam a creche em período integral e recebem cinco refeições diárias, além de assistência odontológica periódica

Fotos: Henrique Magro




Saúde & bem-estar

Luz fundamental



     O espírito colaborativo é o alicerce em que está apoiada a ONG fundada pelo casal Maucha Land e Carlos Luiz da Costa em um sítio de 25mil m2 no Brejal, em 2013. Com uma extensa programação de cursos voltados para o autoconhecimento e a cura, o Luz Fundamental é um centro holístico que promove o aprendizado de técnicas alternativas de terapia e cumpre ainda um papel social importante junto às comunidades das redondezas.
     Através de doações e do apoio de amigos, o casal criou uma bem montada estrutura para oferecer cursos e workshops e ainda organizar atividades regulares como sessões de meditação e atendimento terapêutico, às segundas-feiras, e eventos mensais, sempre aos sábados, para a aplicação das terapias “Energia Prânica de Cura” (utilização do prana, ou força vital, para curar, aliviar ou prevenir doenças) e “Leitura de Aura” (análise das energias dos corpos físico, mental e emocional).
     Para receber o tratamento de cura as pessoas fazem doações espontâneas, de acordo com suas possibilidades; mas mesmo aqueles que não têm recursos podem recebê-lo. Os terapeutas que a­plicam as técnicas são voluntários e seu tra­balho é realizado como doação para as obras físicas e sociais da organização.
     A colaboração espontânea vem de todas as partes, inclusive dos participantes dos cursos que se hospedam nas suítes. “Aqui todos contribuem de alguma forma, lavando sua própria louça, participando da arrumação dos espaços ou realizando qualquer trabalho em prol do coletivo. A ONG não tem como manter um grande número de funcionários e as pessoas que frequentam cursos como os nossos estão acostumadas a participar desta maneira”, declara Maucha.
     Além da hospedaria com quatro suítes cole­ti­­­­vas e capacidade para abrigar 20 pessoas, cons­­truídas ao longo dos anos de 2014 e 2015, a in­­fra­­estrutura inclui cozinha e refeitório, além da Oca, espaço destinado à realização de cursos, pa­lestras e terapias. Um quiosque multiuso para a interação das pessoas nos intervalos dos eventos completa o conjunto de instalações montadas para o suporte às atividades da Luz Fundamental.
     Outro espaço inaugurado recentemente, em abril de 2015, é “O Baobá”, uma creche instalada em uma antiga casa de caseiro que foi totalmente reformada, também com a doação de recursos por terceiros, para receber, em horário integral, crianças na faixa etária entre 2 e 5 anos. Para manter-se em funcionamento, a escolinha – com gratuidade total para as famílias do Brejal, Posse e redondezas – conta com a colaboração de mantenedores, de dentista e nutricionista voluntárias e do apoio de três funcionárias. Atualmente sete crianças frequentam a creche, mas a capacidade é para 12.
     Entre os novos projetos de cunho social – que Maucha descreve como “sonhos que em breve se tornarão realidade” – está uma clínica médica e holística infantil para atender gratuitamente às crianças da região e também uma casa de repouso para idosos. Os planos futuros da ONG incluem ainda secretaria, loja para exposição e venda de artesanato e produtos locais e jardim terapêutico com caminhos e recantos destinados à meditação e à prática das terapias.
     A programação de eventos é intensa e os facilitadores vêm de todas as partes do mundo. Em março deste ano, a ONG foi a escolhi­da como ponto inicial para a turnê mundial dos Mao­ris, aborígenes da Nova Zelândia que passam praticamente o ano todo viajando com o objetivo de curar o planeta e a humanidade.
     O responsável por sua vinda a Petrópolis foi o francês Luc Bouveret, residente no Brasil desde 2008 e um dos fundadores do Centro de Evolução do Ser New Ways, onde ministra cursos com temas como Abundância e Felicidade – Nove passos para transformar desafios em oportunidades, e sobre o que, na mesma oportunidade, apresentou na Luz Fundamental. A palestra foi uma prévia do retiro facilitado por ele, programado para o período de 21 a 24 de abril.
     Como é de praxe entre os palestrantes e responsáveis por ministrar cursos e workshops ali, ele realizará o trabalho de forma voluntária e a renda do encontro será doada para as obras sociais da ONG. Afinal, colaborar para boas causas é fundamental!

Luz Fundamental:
Est. do Brejal, km 5,5 / Lt 08 – Brejal  
(24) 2259.2077 | (21) 97250.8382 | (21) 98440.9528 | (21) 98440.9528 | (21) 99397.4446 
www.luzfundamental.com
luzfundamental@gmail.com 


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados