Em 2015, a Praça de Secretário teve um público de visitantes estimado em duas mil pessoas, ao longo de dois dias de evento


A estrela da edição de estreia foi a nutricionista, chef e apresentadora do programa de TV Bela Cozinha, Bela Gil, que contribuiu para o maior alcance do AgroSerra nas redes sociais

Assim como no ano passado – que teve workshop de pães com Ricardo Neves Gonzalez, da panificadora Divino Segredo – estão previstas diferentes oficinas para 2016

Cervejas artesanais, a febre do momento, também terão seu espaço garantido no Festival; além de produtos oferecidos por expositores, uma oficina ministrada por mestres cervejeiros locais apresentará técnicas de preparo da bebida


A Cachaça do Reverendo foi um dos produtos expostos em 2015 e que estará presente na nova edição

Entre as maiores atrações do Festival estão os legumes sem agrotóxicos

Não faltarão também gostosuras como doces e queijos artesanais produzidos na região

Fotos: Alaor Filho




Especial

Festival Agroserra da roça ao prato

Segunda edição do evento acontecerá no último final de semana de julho e terá vencedora de reality show como principal atração

     Idealizado para promover e dar visibilidade aos produtores e empreendedores das vilas de Secre­tário (Petrópolis) e Sebollas (Paraíba do Sul), o festival terá sua 2° edição realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2016. Desta vez, a principal atração será a carioca Izabel Alvares – vencedora da 2° edição do Masterchef Brasil, reality show exibido pela TV Bandeirantes, que irá preparar um prato a partir dos produtos e temperos típicos da região – mas, assim como no ano anterior, reunirá também chefs, produtores e artesãos locais.
     Devido ao sucesso do último evento, quando aconteceu apenas durante a sexta e o sábado e reuniu cerca de 2 mil visitantes na Praça de Secretário, esta edição terá programação também no domingo e trará mais novidades. Inspirados pelo programa de TV, os organizadores resolveram criar uma competição similar. A disputa, batizada de Agrochef, será realizada entre duas equipes, capitaneadas por chefs de Secretário, que terão um tempo limitado para escolher alimentos entre os oferecidos pelos expositores, criar receitas, prepará-las e subme­tê-las à avaliação de um corpo de jurados que irá eleger o time vencedor.
     As cervejas especiais também terão seu lugar garantido. Mestres cervejeiros locais irão realizar uma oficina (aberta ao público mediante inscrição), em que irão ensinar técnicas para o preparo artesanal da bebida. Os especialistas também utilizarão as cervejas e os queijos locais presentes no festival para dar dicas de harmonização.
     Outro destaque será a presença de produtos reconhecidos pela tradicional premiação Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro, no final de 2015. O iogurte de leite de búfala, do Rancho Lo Buono, e o patê de fígado de aves, da Green Man Farm, foram os mais bem avaliados, respectivamente, nas categorias Lacticínios e Pastas e Patês. “Assim como nós, há muitos outros produtores aqui na região que empregam uma qualidade em seus produtos que não é encontrada em qualquer lugar. O AgroSerra, sem dúvidas, proporcionou que fossemos mais vistos”, avalia Eduardo Lu Buono. Paul Soden, responsável pela Green Man Farm, corrobora a afirmativa: “seria muito difícil obter esse reconhecimento se o festival não tivesse nos proporcionado toda esta visibilidade em 2015”.
     Os benefícios não foram apenas para os expositores, o evento gerou ganhos também para os comerciantes locais. “Desde os pequenos negócios aos que já estão consolidados, todos lucraram; o movimento foi tão grande que parecia o que temos aqui no carnaval, nosso ápice ao longo do ano”, celebra Valéria de Barros, chef responsável pelo Bistrô da Valéria, uma das participantes da edição de estreia.
     O AgroSerra levará ao público ainda (de forma gratuita) oficinas de bordado, de preparação de pães e de culinária voltada para as crianças, além de apresentar novos produtores e empreendedores locais, totalizando cerca de 40 expositores. Entre os novos participantes, estarão presentes: Theresa Bistrô, focado em produtos típicos de Minas Gerais; Vegan Food, produtora de pães, bolos, doces e afins com o conceito vegano; Lagoar Secretário, estabelecido há 40 anos na localidade, onde produz pimentas, doces em compotas e licores; e Específico Veste, confecção, com mão de obra local e comercialização por e-commerce, de roupas e bijuterias.
     A expectativa é de que, neste ano, o público supere o da primeira edição. “O AgroSerra surgiu de forma espontânea, visando à valorização dos produtores e empreendedores de Secretário e Sebollas. O mais bacana é que em 2015 nossa expectativa foi bastante superada em todos os sentidos: na quantidade e qualidade dos expositores e no número de visitantes.
     Para 2016, nossa intenção é consolidar o festival no cenário gastronômico e cultural da região serrana e trazer ainda mais ganhos para cá”, anima-se Janice Caetano, idealizadora do festival.
     Os números contabilizados em 2015, edição que contou com a chef e nutricionista Bela Gil como principal atração, não deixam dúvidas de que o evento tem tudo para se estabelecer como um dos grandes atrativos do inverno de Petrópolis. Só para citar alguns: foram 32 expositores, entre chefs, produtores, empreendedores e artesãos; 27 matérias publicadas pela imprensa, totalizando aproximadamente R$ 220 mil em mídia espontânea; e mais de 167 mil pessoas alcançadas de forma orgânica pelo Facebook, depois de postagem sobre o workshop de Bela Gil.
     Ações culturais e de cunho socioambiental também estão previstas, através de atividades programadas para o público juvenil. “Vemos isto com extrema importância, para estreitar os laços destes jovens com o local e para que cresçam tendo a consciência da importância de valorizar a região onde vivem. No ano passado fizemos uma oficina de fotografia com as crianças do Projeto Amigos da Mata, já neste ano a intenção é realizar oficinas de música e dança com jovens de alguns colégios de Secretário e Sebollas”, conclui Janice.

2ª edição do Festival AgroSerra – Da roça ao prato: 29, 30 e 31 de julho de 2016, na Praça da Vila de Secretário
www.facebook.com/festivalagroserra
www.festivalagroserra.com.br


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados