O rapel é realizado em ápice negativo (vão livre), por cerca de 20 metros de descida e com o término na água da piscina natural; por suas características locais, a atividade é considerada ideal para iniciantes e sempre acompanhada por instrutor

No salão de jantar são organizados diferentes eventos festivos e gastronômicos, a exemplo do festival de crepes do Chez Michou, realizado duas vezes ao ano

As suítes, batizadas com nomes de aves locais, ficam no entorno do prédio principal da pousada em uma altitude de mil metros


O chalé Maritaca tem como comodidade extra a hidromassagem dupla instalada em ambiente com vista para as montanhas, lareira e parte do telhado em vidro

Espaçosas e bem equipadas, as acomodações são acolhedoras e proporcionam momentos de puro relax

Por toda a propriedade, a exuberância da mata preservada é um grande atrativo
Foto: Marcelo Heluy

No ateliê os hóspedes são convidados a conhecer diferentes técnicas de artesanato e a confeccionar seu próprio suvenir

Fotos: Erigma Filmes




Hospedagem

Pousada Paraíso



     Uma hospedaria diferente em um lugar mágico, aos pés do monumento natural da Pedra do Elefante, situada em uma Unidade de Conservação (UC). Assim é a Pousada Paraíso, no Taquaril, localidade do Distrito de Pedro do Rio, administrada em família pelo casal Roberto Oliveira e Vanda Ferraz, sua filha Mariana Ferraz e o genro Bernardo Lacombe. O amplo leque de atividades, para todos os gostos e tribos, e o acolhimento com que os hóspedes são recebidos completam o rol de diferenciais.
     A ideia inicial do casal quando veio do Rio de Janeiro para Petrópolis não era construir uma pousada e sim se estabelecer em definitivo na Serra. Mas como não compartilhar um espaço tão especial e ainda fazer dele uma fonte de renda? Ainda mais quando membros da família dominam expertises que se adéquam perfeitamente ao ambiente e as atividades desenvolvidas a partir dessas competências são atrativos capazes de atender às mais diferentes expectativas! A vocação natural venceu e hoje, 21 anos após a inauguração, a Paraíso se estabeleceu como uma das mais festejadas e incomuns hospedarias de Petrópolis.
     Para começar, onde mais é possível aproveitar a estada para aprender técnicas de artesanato e produzir seu próprio suvenir de viagem? Com a assessoria de Vanda e Mariana e das funcionárias Fernanda e Aline isso é mais do factível. Ou avolumar a bagagem de volta com conhecimentos consistentes acerca das aves brasileiras, adquiridos em eventos de birdwatching montados por Bernardo? Em parceria com outros fotógrafos especializados e ornitólogos, ele organiza periodicamente workshops de fotografia sobre o tema e excursões para a observação de aves (até o momento, 230 espécies foram identificadas na propriedade) nas trilhas que compõem os 650 mil metros de área da pousada, com ponto culminante localizado a 1,5 mil metros de altitude.
     Outra característica relevante é a preocupação dos proprietários com a sustentabilidade. Além de assumir a responsabilidade de zelar pelo ecossistema local – com ações como reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos consumidos, replantio e proteção de árvores nativas e levantamento constante da avifauna local, só para citar alguns exemplos –, procuram incentivar os hóspedes a adotar as mesmas práticas salutares.
     Todos que chegam ali são convidados a plantar e apadrinhar uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, como contribuição ao reflorestamento do entorno da Pedra do Elefante, muitas vezes castigado por queimadas ao longo dos anos. O programa inclui o acompanhamento do desenvolvimento das árvores por seus padrinhos ou madrinhas através de fotos publicadas no site da pousada, com atualizações semestrais.
     Também as atividades esportivas e de lazer estão intimamente ligadas à natureza. Escalada, rapel, trilhas, arco e flecha e uma esplêndida piscina natural de águas cristalinas estão entre elas. As trilhas – do Cipó, das Nascentes, do Jequitibá e, a mais recentemente inaugurada, do Saci (em referência à ave cuja incidência é grande no local) merecem atenção especial. Com a exigência de diferentes níveis de esforço e tempos de duração variados, todas reúnem atrativos memoráveis em seus percursos.
     Completam o rol de esportes e entretenimento: mini golfe, vôlei, pádel, grass tenis, salão de jogos e sala de cinema, além da boa gastronomia, com ênfase na “comida de fazenda”, e apresentações mensais de música ao vivo. A novidade mais recente no setor gastronômico é a Cerveja Pousada Paraíso, do tipo India Pale Ale, produzida com exclusividade para a hospedaria pela cervejaria artesanal petropolitana Doutor Duranz.
     A Pousada Paraíso também trabalha com sistema de Day use; o programa Passar o dia inclui almoço e utilização das áreas de lazer. Quanto às acomodações, são 12 suítes e um chalé, todos bem equipados e com várias comodidades para uma estada agradável. O difícil é conseguir ficar dentro do quarto com tantas coisas boas para se fazer a céu aberto!

Fontes:
Pousada Paraíso:
Estrada Manoel Batista Andrade, 3515 - Taquaril - Pedro do Rio
(24) 2223.3670 | 2223.4034
www.pousadaparaiso.com.br
paraiso@pousadaparaiso.com.br


Voltar Início


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados