A pin-up girl Matilda confere um visual vintage à fachada da casa


No ambiente acolhedor do salão, Paulo utilizou holofotes da extinta TV Tupi como luminárias
Foto: Henrique Magro

Para acompanhar o Gorgonzola (180 gramas de carne especial, creme de gorgonzola, alface orgânica, shitake, alho crocante e broto de alfafa), a sugestão é o vinho australiano Matilda, rótulo que não poderia faltar na carta


A Jamom Serrano (moz­zarella de búfala 100%, molho de tomate pelatti, jamon serrano, rúcula e raspas de limão siciliano) é um exemplo do zelo na escolha dos ingredientes

Beth & Paulo é a versão, com uma dose extra de romantismo, de Paulo para o tradicional Romeu & Julieta








A varanda da Villa Itaipava é uma ótima pedida para apreciar um chope gelado nas noites quentes de verão

Além da área externa, um amplo salão integra a área do restaurante

Combinação saborosa: chope gelado e espetinhos variados


A picanha vem à mesa na chapa – acompanhada de linguiça, arroz, farofa, batata e vinagrete – em porção para dois

Doce deleite: o mil folhas de creme é uma das especialidades entre as sobremesas

Ao sabor da estação

Gratas novidades

É sempre uma alegria ver novos restaurantes abrindo suas portas e trazendo diferentes sabores para a região. A cada inauguração, a agradável sensação de perceber a boa forma da gastronomia local aumenta. Desde o final de 2015, duas novas atrações de Itaipava contribuem para o prazeroso sentimento.
     Com propostas diferentes, mas igualmente saborosas, a Matilda e a Villa Itaipava colaboram para o aumento da justificada boa a fama que a culinária petropolitana vem construindo ao longo das últimas décadas. As especialidades de cada uma das casas, inclusive, harmonizam perfeitamente com o período festivo que se estende até o Carnaval; já que é tempo de férias, vamos nos entregar sem culpa a elas!


Matilda | Fotos: Paulo Santos
     A paixão por pizzas e hambúrgueres foi o que moveu o fotógrafo Paulo Santos Filho a dividir com o público as receitas que criou para as duas especialidades. Com coberturas e recheios bem diferentes do que se costuma ver por aí, os itens que integram as duas seções do cardápio – que inclui ainda algumas sugestões de entrada (piz­zas brancas com parmesão ou escoltada por tapenade de azeitonas verdes), porções para acompanhamento (salada e batata rústica) e sobremesas – surpreendem pela originalidade.
     Entre as redondinhas nossas de cada dia sobressai-se pela singularidade a Calabresa Picante (mozzarela, molho de tomate pelatti, cebola roxa caramelizada, pimenta dedo de moça e folhas de tomilho). Entre os hambúrgueres, vence no quesito originalidade o Matilda (180gr de carne especial, queijo canastra, abacaxi, alface orgânica e broto de alfafa), um dos mais pedidos e que celebra o bom e velho sanduíche de filé com abacaxi, sucesso do tradicional Cervantes, no Rio de Janeiro.
     Além das inovações em sabores, os pratos servidos na casa primam pela confecção artesanal – as pizzas são assadas em forno à lenha e os pães são de fabricação própria, ambos com fermentação natural da massa feita com farinha importada – e pela seleção rigorosa dos demais ingredientes. Outro exemplo de zelo é a sobremesa Beth & Paulo (doce de goiaba quente, sorvete de queijo Minas e delicadas flores desidratadas importadas da Espanha), criada em homenagem à mulher de Paulo, Elisabeth Levacov, que, assim como a amiga do casal, Valéria Amoroso Lima, é também sócia da piz­zaria e hamburgueria.

Matilda:
Estrada União Indústria, 12.700 - Itaipava
(24) 2222.3300
facebook.com/matilda-pizzaria-e-restaurante





























Villa Itaipava | Fotos: Henrique Magro
     O restaurante inaugurado no ano passado aposta neste momento em uma combinação de choperia e espeteria, inédita por aqui, com programação especial dirigida aos públicos masculino e feminino em determinadas noites da semana. A ideia é reunir os clientes para assistir aos jogos de futebol, às quartas-feiras e organizar eventos voltados para as mulheres às quintas.
     A proposta é transformar o local em um ponto de encontro de grupos de amigos, que poderão experimentar ali um chope de qualidade, enquanto saboreiam os espetinhos variados encomendados pelo casal de proprietários, Thomas e Marcia Pavelka, a um fornecedor de São Paulo. Camarão, alcatra, costelinha suína, coração de frango e até frutas com chocolate são alguns que já figuram no cardápio, mas, de acordo com as preferências dos clientes, serão, aos poucos, acrescentados novos espetos.
     Além dessas especialidades, saem também da cozinha da casa pratos tradicionais da cozinha internacional e outros bem brasileiros como a Picanha na chapa. Alguns petiscos, como os croquetes de carne, e doces, a exemplo do delicado mil folhas, também merecem destaque. A choperia funciona de quarta a sábado, apenas à noite, e o restaurante está aberto todos os dias para almoço e jantar.

Villa Itaipava:
Estrada União e Indústria, 10.509 – Itaipava
(24) 2222.6283
facebook.com/vilaitaipava



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados