A bela construção que abriga o Espaço Arte na Estrada (ao fundo) é parte de um pequeno centro comercial a céu aberto na BR-040


O eucalipto está em toda a parte, promovendo a unicidade entre as construções

Muito verde e projeto paisagístico são elementos fundamentais no cenário local


O lago com água corrente contribui para a sensação de tranquilidade que se experimenta ali



Entre as peças da artista Leila Sá Peixoto, os bambus pintados para a decoração de jardins chamam a atenção








Fotos: Henrique Magro

Especial

Arte na estrada



     A reunião de dez diferentes talentos resultou na elaboração do original espaço, dedicado à criação e comercialização de peças produzidas por artistas vindos de diversos lugares e estabelecidos em Itaipava e arredores.
     Inaugurada em dezembro de 2016, no km 65 da BR-040, próximo à entrada de Araras, a loja funciona em uma construção projetada especialmente para este fim e composta, essencialmente, por vi­dros e toras de eucalipto. Além da comercialização de peças em madeira, papel, ferro, cerâmica e tecido, entre outros materiais, ali são realizados ainda encontros de trabalho entre os artistas que participam do coletivo e aulas para iniciantes em diferentes técnicas artísticas.
     O formato é o de um ateliê livre, em que um grupo de artistas se reúne para trabalhar em conjunto, trocar experiências e técnicas e ministrar oficinas para a difusão da arte e do artesanato. “Já temos algumas dessas oficinas em funcionamento e futuramente vamos criar módulos específicos para crianças; estamos também abertos à participação de novos artistas que realizem trabalhos diferenciados e originais e que queiram se juntar ao grupo”, anuncia a pintora Leila Sá Peixoto, curadora do projeto em parceria com Lilian Haas. O espaço reúne um grande mix de artigos, em materiais e estilos variados. De pequenos objetos decorativos (ou utilitários) a mobiliário, a oferta de produtos é grande.
     Leila apresenta seus quadros, além de pintura em madeira recortada e bambu; Lilian traz para o espaço decupagem em madeira e cerâmica, Adriana Marchese e Paula Hungria participam com peças em papel reciclado; Carla Caparica, com toa­lhas decoradas, almofadas, jogos americanos e lençóis confeccionados com fibra de bambu; Laura Peixoto, com bonecas de pano; Evandro Jr., com seus peculiares quadros; Carlos França, com móveis em madeira; Sonia Xavier, com arte e quadros em ferro; o ateliê Ursa Design, com objetos de decoração e luminárias em madeira, com reaproveitamento de materiais. As peças em cerâmica, material de notória tradição na produção artística de Petrópolis, são de Solange Mano, Regina Duarte e CDJ Cerâmica e Arte.
     O lugar onde se localiza o espaço Arte na Estrada, um pequeno centro comercial a céu aberto, é outro atrativo. Em 11 mil m2 de área verde, com am­bientes para relaxamento e um lago com carpas, o empresário Victor Ellery, grande incentivador das artes e proprietário do terreno, mantém ainda um escritório de arquitetura especializado em construções com toras de eucalipto, a empresa Eukaliptus, e, de acordo com a demanda, vai aumentando o número de construções para abrigar outras empresas ligadas à arquitetura, decoração e paisagismo, a exemplo da Vila Verde (especializada em plantas), que acaba de se instalar ali.
     Entre os planos futuros estão também a inauguração de um café e a realização de exposições não só de artistas do coletivo Arte na Estrada, mas também daqueles dedicados a outras manifestações artísticas, além de eventos de diversas naturezas.

Espaço Arte na Estrada:
BR-040, Km 65, sentido Rio – A 150m antes da entrada para Araras
Curadoras:
Leila de Sá Peixoto
(24) 99256.0101 e
Lilian Haas
(24) 99976.6665


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados