Localizada a mil metros de altitude, a Siramat oferece uma vista única


As suítes principais são equipadas com hidromassagem com vista para as montanhas


O restaurante recém-reformado aposta na culinária de bistrô e é aberto também a visitantes

Entre outros atrativos, a estrutura de lazer inclui duas piscinas e mesas de totó e sinuca instaladas nas varandas

Fotos: Gustavo Alves




Hospedagem

Le Siramat



     No alto de uma montanha, a mil metros de altitude, e colada ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a pousada localizada em Nogueira usa e abusa do direito de tirar o fôlego de quem se depara com sua vista para as montanhas de Itaipava. Não à toa, é uma das preferidas por casais para uma estada romântica ou mesmo para a celebração de casamentos.
     A hospedaria, construída em 1984, é uma das mais tradicionais da região e passa por constante revitalização desde que foi adquirida pelo grupo Pousadeiros, há cerca de dez anos. Hoje conta com 18 suítes reformadas – boa parte delas com hidromassagem e todas equipadas com TV, DVD, frigobar, ar condicionado, lareira e mesa de jantar – e oferece completa estrutura de lazer. São duas piscinas estrategicamente localizadas de frente para as montanhas, sauna, quadra de tênis, hidromassagem aquecida, trilha para caminhadas, área fitness, bar e restaurante.
     A gastronomia merece especial atenção na Siramat. O restaurante adota a culinária de bistrô e traz no cardápio a marca de Felipe Almeida – em­presário com grande bagagem não só no ramo da hotelaria, mas também neste segmento, com formação em diferentes cursos, como o do Senac, e estágio no festejado restaurante Le Saint Honoré, no Rio de Janeiro – que orienta a equipe da cozinha na elaboração do menu e a do salão, no serviço.
     Além de boa variedade de pratos principais, confeccionados com ingredientes locais, as es­pecialidades incluem os fondues, servidos durante todo o ano, e as pizzas de massa artesanal, fininha e crocante, de fabricação própria. O simpático restaurante, aberto a hóspedes e visitantes, conta com lareira, adega, lounge e varanda e também passou por reformas recentes. O funcionamento é ao longo de toda a semana, inclusive às segundas-feiras.
     Os hóspedes da Siramat tem ainda à disposição o completo campo de aventuras – com arvorismo, tirolesa, rapel e arco e flecha, além de bicicletas para passeio – instalado em outra hospedaria do grupo, a Vila Bavária, também localizada em Nogueira, mas, de acordo com Felipe, a clientela da pousada é, em sua maioria, formada por casais, que a elegem para festejar datas especiais em um cenário onde a exuberância da paisagem é o grande diferencial.
     “O lugar é realmente ímpar; por isso, aqui não focamos apenas na hospedagem, mas em oferecer toda uma experiência para o hóspede. De modo geral, as pessoas que vem para cá não estão interessadas no turismo local, embora a cidade tenha bastante a oferecer nesse quesito; seja no comércio, na gastronomia ou na área de cultura. A proximidade com o centro de Itaipava e mesmo o Centro Histórico de Petrópolis, acaba se transformando em um atrativo a mais”, resume o empresário.


Le Siramat: 
(24) 2221-4646 / 2221-3335


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados