Brownie Carammel:
(24) 99829.3244

contato@carammel.com.br
www.carammel.com.br
www.facebook.com/browniecarammel


Em diferentes tamanhos e formas de apresentação, o brownie tradicional é um dos que mais faz sucesso em pontos de venda e eventos


Emma concentra sua produção artesanal na cozinha de casa, enquanto planeja montar um espaço próprio para a fabricação do doce tipicamente americano


A torta coberta por confeitos, multicolorida, faz a alegria das crianças


A jovem empresária fornece também para restaurantes, que usam seu brownie na composição de sobremesas


Com a mesma massa dos brownies, Emma produz tortas por encomenda para eventos de diferentes naturezas; a de brigadeiro branco é perfeita para qualquer ocasião




Pão de Mel Imperial Gourmet:
(24) 99244.3752

www.facebook.com/imperialgourmetmatheus


Receita infalível e irresistível: casquinha de chocolate crocante, massa bem fofinha e recheio de doce de leite


Com apenas 14 anos, Matheus já dá conta de conduzir a produção e sonha com a abertura de loja


Na versão para presente, os pães de mel são acomodados em simpáticas sacolinhas


A padronização e o cuidado no preparo são elementos chave para o sucesso do produto
Foto: Vivian Magro


Os pães de mel recheados com doce de leite são o carro-chefe da produção, mas outros sabores estão disponíveis por encomenda Foto: divulgação

Fotos: Henrique Magro




Negócios nas alturas

Doce sabor do sucesso

Jovens empreendedores apostam no chocolate para montar o próprio negócio

     O talento para a arte da confeitaria somado ao desejo de independência financeira foi o que levou os jovens Emma Marchese, 20 anos, e Matheus Verran, 14, a criar suas próprias empresas. Trabalhando em casa, e com a ajuda das respectivas mães em alguns processos, os dois fazem sucesso com seus produtos e já acumulam a experiência necessária para saber que no universo dos negócios a qualidade vem sempre em primeiro lugar.
     Quando começou a produzir seus brownies, em 2014, Emma ainda estava concluindo o ensino médio; em sociedade com uma amiga, foi na escola que começou, a pedido dos colegas, a comercializar o produto, que hoje pode ser encontrado em vários pontos de venda em Itaipava e já chegou também ao Rio de Janeiro. Em quatro diferentes sabores – tradicional, recheado com Nutella, brigadeiro branco e doce de leite – o Brownie Carammel é produzido a partir de uma receita de família que a jovem foi aperfeiçoando até que chegasse a fórmula atual.
     Hoje a produção mensal varia entre 100 e 150 kg, mas Emma não pretende, pelo menos por enquanto, aumentá-la muito. “Faço questão de não perder as características artesanais e manter o sabor intacto, usando os mesmos processos e matérias primas, com todas elas milimetricamente porcionadas”, afirma. E o perfeccionismo vai além: ela faz questão de embalar pessoalmente todos os doces para que nada saia do padrão estabelecido e de criar e montar, também artesanalmente, os expositores para os pontos de venda.
     Agora, o foco da empresária está na montagem de uma cozinha exclusiva para que a produção não interfira no cotidiano da casa – atualmente a fabricação acontece no fogão industrial utilizado pela família – e vice e versa. Além disso, Emma pretende investir mais no nicho de eventos, voltando grande parte da produção para o fornecimento de brownies, e ainda das tortas que confecciona com a mesma massa, por encomenda.
     A paixão pela gastronomia, especialmente no segmento de confeitaria, sempre foi algo muito forte para Matheus Verran. Desde os 12 anos de idade, o rapaz se dedica à cozinha como gente grande, dividindo o tempo entre os estudos e a produção de pães de mel. Atualmente ele cursa a 7ª série do ensino fundamental e aguarda ansiosamente chegar aos 16 anos para poder se matricular em cursos de confeitaria oferecidos por instituições como Senai, Senac e outras similares presentes na cidade.
     Ele se iniciou na arte culinária confeccionando pães salgados e hoje a dedicação à versão doce é quase integral. Semanalmente, são cerca de 50 unidades de pães de mel bem fofinhos cobertos com casquinha crocante de chocolate e recheados com doce de leite, sem contar as encomendas para casamentos, aniversários, chás de bebê e outros eventos, decorados de acordo com o tema da celebração e que podem também receber recheios de Nutella ou damasco.
     Para dar conta do recado, ele conta com a ajuda da mãe na comercialização e divulgação dos produtos e costuma trabalhar à noite, quando a cozinha de casa está livre e as tarefas escolares já foram cumpridas. Além do carro-chefe, confeccionado com todo o cuidado, seguindo padrões rígidos de qualidade, e cuja receita base buscou em pesquisas na Internet e foi aprimorando até imprimir seu toque pessoal, Matheus também aceita encomendas de trufas e bolos. Enquanto isso, procura economizar parte da renda obtida com as vendas para investimento na sua formação e futura realização do sonho de ter a própria confeitaria.
     Além de todo o cuidado e perfeccionismo na execução das receitas próprias de brownies e pães de mel, os dois jovens imprimem em seus produtos um diferencial que faz com que os quitutes agradem até àqueles se não muito afeitos a doces: mesmo com ingredientes com forte presença de açúcar, suas fórmulas perfeitamente equilibradas impedem que fiquem enjoativos. Dá para comer muitos; depois, é só lidar com a culpa pela gula da melhor maneira possível!  


Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados