Com seu charmoso carrinho, a Picoleteira, a Gelato Imperial marca presença em eventos públicos e privados
Foto: Divulgação

Mesmo com estrutura enxuta, a fábrica produz 4 mil litros de sorvete ao mês e já está capacitada a triplicar esse número


Da calda base para o sorvete cremoso, comercializado em potes, são produzidos 10 diferentes sabores; a cremosidade e a textura são garantidas por processos que evitam o excesso de ar na massa


Na linha Premium os picolés são originais e saborosos


Os picolés se dividem em três linhas: frutas (sem lactose), ao leite e Premium


A inventividade para a criação dos sabores é um dos trunfos da Gelato Imperial, que aposta também nas matérias primas importadas de alta qualidade para oferecer um produto de excelência

Fotos: Henrique Magro




Negócios nas alturas

Gelato Imperial

Fábrica de sorvetes petropolitana aposta no dinamismo e na criatividade para conquistar o mercado

     Inventividade para a criação de produtos com sabores pouco convencionais, matérias primas importadas de alta qualidade, gestão equilibrada e marketing atuante são alguns dos maiores trunfos da Gelato Imperial, fábrica de sorvetes genuinamente petropolitana fundada há pouco mais de um ano, no Morin, pelos irmãos André e Bruno Maia. Não é à toa que, hoje, mesmo com tão pouco tempo de atividade, a produção da empresa já alcança cerca de 4 mil litros ao mês e os empreendedores já consigam investir em um equipamento capaz de triplicar esse número.
     Para chegar ao patamar atual, os irmãos, com experiência empresarial anterior em outros segmentos, percorreram um longo e muito bem planejado caminho. Antes de se lançarem na empreitada, buscaram o apoio do Sebrae para traçar um mapa macroeconômico da região e, assim, identificar as melhores oportunidades de negócios na cidade.
     “A pesquisa nos apresentou três diferentes possibilidades: vestuário, um ramo já saturado; turismo, em que não reconhecemos uma política local que o sustente como indústria; e alimentação, um campo vasto a ser explorado. A orientação que seguimos foi a de buscar dentro desta última opção algo inédito em Petrópolis e optamos pelo sorvete. Depois de realizar cursos e visitas técnicas e de participar de feiras direcionadas ao mercado em São Paulo, percebemos um nicho ainda inexplorado por aqui, que era justamente a criação de um produto de alta qualidade e perfomance que pudesse ser comercializado por um preço justo”, conta André, responsável pelos departamentos de administração e marketing.
     A partir daí, o desafio era fazer com que a pequena empresa ganhasse espaço no mercado e fosse percebida pela população como uma referência na fabricação de produtos de qualidade com preços justos. A manufatura artesanal com uma pegada industrial, e prioridade às melhores práticas de segurança alimentar, aliada a percepção de manter o negócio enxuto sem deixar de apostar no dinamismo foram determinantes para o alcance do objetivo. Atualmente, os sorvetes estão nas geladeiras dos melhores supermercados da cidade – Multimix (Centro e Itaipava), Xodó de Minas e Greenfruit entre eles –, mas os empresários não deixam de buscar novos pontos de venda e de investir em ferramentas para atrair novos consumidores. Além de realizar constantemente degustações do produto, enxergam na atuação em diferentes frentes uma boa forma de fortalecimento da marca e ainda aproveitam essas ocasiões para testar as frequentes novidades elaboradas pelo dublê de empresário e mestre sorveteiro Bruno.
     Em eventos públicos ou particulares é sempre possível experimentar criações inovadoras, como o sorvete de cerveja (concebido para a feira de cervejas especiais Deguste) ou de caipirinha. Datas comemorativas também ensejam novos sabores, a exemplo do de pitanga, fruta preferida de Dom Pedro II, para celebrar o dia 7 de setembro; e do de panetone, receita especial, produzida em edição limitada, para o período natalino.
     “Apesar do pequeno porte, fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. Tanto na área de atacado quanto na de eventos conseguimos encontrar nosso espaço no mercado ao buscar sempre a inovação; esse é o DNA da nossa marca. Também por sermos de Petrópolis, temos criado uma sinergia muito grande com os supermercados locais, que nos abraçaram de uma forma muito bacana. Temos também, pelo mesmo motivo, recebido um bom feedback dos consumidores, que tem a percepção da qualidade do que é produzido aqui e de que os produtos merecem ser privilegiados”, observa André.
     Ainda que todos os atributos mencionados sejam facilitadores de uma receita de sucesso, no segmento da alimentação não se pode deixar de lado um fator primordial: o sabor. E isso os produtos Gelato Imperial tem de sobra. Confeccionados com técnicas e matérias primas italianas, os sorvetes e picolés que saem dali tem não apenas um sabor excepcional, mas textura e cremosidade nas medidas certas.


Gelato Imperial:
(24) 2231.5901 | 99277.7697
facebook.com/pg/gelatoimperial
andremaia@gelatoimperial.com.br


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