Ambiente clean e decoração minimalista no japonês reduzido em espaço e rico em sabores

Entre os principais, o salmão grelhado acompanhado por yakissoba de legumes é um dos mais pedidos no Umai


Especialidades tradicionais da cozinha nipônica para iniciar: Harumaki de legumes, Gyosa (pasteizinhos cozidos ao vapor e grelhados, recheados com lombo de porco) e Salmão Spice


O Tataki morno é bem servido e combina três tipos de peixes crus, selados com azeite quente; se acompanhado por uma tigela de arroz, pode se transformar em uma refeição completa














A versão doce do Harumaki é recheada de banana e acompanhada por sorvete de creme e calda de chocolate quente


No ambiente descontraído, o clube para apreciadores de cerveja realiza eventos semanais para lançamentos de novos rótulos ou harmonizações


O Big Black é feito com blend de picanha e servido com cheddar, shiitake refogado na cebola com shoyo e alface no pão australiano. A sugestão da casa é acompanhá-lo com um chope escuro Indian Pale Ale

Marcas nacionais e importadas fazem a alegria dos adeptos do universo cervejeiro; membros do clube tem à disposição um delivery das especiais

Gostinho de pub: o T-Bone Steak é acompanhado pela jacked potato recheada com creme de provolone e bacon e molho chimichurri


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Taça ou tulipa?

     Tão comum quanto crianças e jovens torcerem o nariz para determinados alimentos, hoje se tornou também um hábito entre eles apreciar pratos originários de diferentes culturas introduzidos aqui e, graças à proliferação de programas voltados para a gastronomia, experimentar novos sabores sem tanta resistência. Mas as casas que selecionamos para esta temporada de férias oferecem especialidades que já há bastante tempo caíram no gosto da garotada.
     Nelas é possível fazer lanches ou refeições completas com toda a família – afinal, papais e mamães também merecem descanso da cozinha! – e o melhor: com a certeza de se provar o que há de mais tradicional das culinárias oriental e de pub. Localizadas em pontos centrais de Itaipava, ambas oferecem as vantagens de se poder estacionar o carro com facilidade e de estarem rodeadas por lojas e prestadores de serviços.


Umai
     No pequeno restaurante de Luciane e Alan Nakayama a proposta é oferecer refeições leves e rápidas. O cardápio enxuto, mas diversificado, apresenta pratos quentes tradicionais da culinária japonesa (em versão executiva), além de entradas e lanches típicos desta cozinha. O grande diferencial é o DNA da gastronomia praticada ali, uma vez que Alan, sushiman e integrante da família proprietária do tradicional Nikko Sushi, se divide entre as duas casas.
     Com a experiência acumulada no mais tradicional japonês de Petrópolis, ele montou o restaurante, há dois anos, como uma opção mais em conta e com horário de funcionamento ampliado em relação ao restaurante da família. No ambiente clean e intimista do Umai (são 16 lugares), instalado no pequeno centro comercial e de serviços do posto BR Alcatraz, os comensais podem, apesar do conceito express, apreciar, com toda a calma, a refeição. A decoração é minimalista e inclui quadros do artista Rick Ferreira disponíveis para venda.
     Voltando às obras que saem da cozinha e do sushibar; entre os principais, uma excelente pedida para essa época quente é o Hiyassomen (macarrão japonês gelado, com frango em caldo à base de shoyu, tiras de omelete, gengibre e cebolinha). O Obentô (tempura e harumaki de legumes, peixe frito, dois tipos de sashimi, rolls variados, pastinha de atum e missoshiru) combina elementos quentes e frios; os Grelhados (filé, frango ou salmão) podem ser acompanhados por yakisoba, arroz colorido ou arroz integral com legumes e salada e acrescidos de um harumaki (rolinho primavera) de cortesia.
     Na parte fria, as opções são variadas: Temaki (cones de salmão, salmão skin ou Filadélfia), Califórnia roll e Spice Salmão (sashimi selado com azeite, limão siciliano e especiarias) garantem boas formas de se iniciar a refeição antes de partir para um prato mais substancioso. Para os fãs de sanduíches naturais a casa oferece três opções: Atum e Salmão com cream cheese, com os recheios frescos e produzi­dos ali; e o Sanduba da Lu (queijo Minas, presunto, berinjela em conserva, tomate e brotos). Um toque de brasilidade na milenar cozinha nipônica.

Umai:
Estrada União e Indústria, 11.870 loja 09 - Itaipava
(24) 99929.5626







oOH-BURGER!
     Especializada em carnes e cervejas nobres, a casa é um misto de hamburgueria e restaurante de pub, com tudo o que se espera deste tipo de estabelecimento e ainda com atrativos extras. O cardápio, elaborado pelo casal de proprietários Ana Paula e Luiz Sant’Anna, é bem diversificado, com a inclusão de pratos clássicos de diferentes partes do mundo; assim como a carta de cervejas, que apresenta grande variedade de marcas nacionais e importadas.
     A bebida ocupa lugar importante ali. Além de ter à disposição cerca de 200 rótulos, o restaurante, inaugurado há pouco mais de um ano no Shopping Estação, criou o oOH-Beer Club, um clube para agremiar apreciadores, que precisam apenas se cadastrar no site, sem qualquer custo, para participar dos eventos de degustação, lançamentos e promoções e ainda receber ofertas e conteúdos exclusivos.
     No cardápio destacam-se as carnes nobres – Ancho, Baby Beef, Chorizo e Picanha – servidas em porções para duas pessoas, escoltadas por três acompanhamentos e molho à escolha do freguês. Há ainda opções e pratos individuais (servidos com dois acompanhamentos e molho), como a Costelinha de Porco no Barbecue ou o Filé de Linguado; e pratos executivos, a exemplo do Picadinho Carioca ou o Frango com Batata Sauté. Entradas, pratos leves e petiscos variados completam o diversificado leque.
     Entre os hambúrgueres, feitos artesanalmente e com diferentes tipos de carne, são oito diferentes qualidades. Além dos convencionais, como o Clássico (com blend de contrafilé, queijo, tomate, alface, cebola roxa, picles e bacon, servido no pão de milho), há variações bem menos comuns. O Divino (de cordeiro, cottage, geléia de hortelã, servido no pão 7 grãos) visita as culinárias árabe e mediterrânea; o Flight (de salmão, cream cheese, cebolinha, cenoura, pepino e alface no pão 7 grãos) é uma alternativa para quem não come carne vermelha. Para aqueles com maiores restrições, o Vegan Burger (mix de quinoa com salada da casa); para as crianças, duas opções de mini hambúrgueres. Programão para toda a família!

oOH-Burger!:
Estrada União e Indústria, 11.000 loja 46 – Shopping Estação - ItaipavaRua Alfredo Pachá, 166 - Centro
(24) 2222.2797
www.oohburger.com.br
facebook.com/oohburger



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados