Todo o conceito do restaurante, com seu ambiente agradável e iluminação especial, foi pensado pelo casal de proprietários a partir do que sempre desejaram como consumidores


No buffet, receitas da vovó




As hortaliças, sempre fresquinhas, são trazidas do sítio do casal


Ponto de encontro de amigos, a Sinhá Farinha tem sempre mesas animadas na hora do almoço


Com grande variedade de sabores, os sucos naturais de frutas têm preços promocionais quando integram o combo da refeição


1


2


3


4


5


6

Entre os frequentadores assíduos, chefs e proprietários de restaurantes da região: Erni Vianna, Fazenda das Videiras (1); Beth Levacov e Paulo Santos, Matilda (2); Bebeto Felipe e Marcelo Vidal, ... lá (3); Afonso Simas, Bordeaux (4); Luiz de Simone e Manoela Rabin, com sua pequena Olívia, Cocotte Bistro (5); e Luciane Nakayama, com a filha Laura, Umai (6)

Fotos: Adriana Magro







Com ambientes interno e externo, o Dila & Cia ainda mantém elementos e pratos orientais da casa que funcionou antes no agradável espaço localizado no Shopping 2000














A variedade do buffet – entre saladas supercoloridas, especialidades orientais, pratos mais requintados e comidas do dia a dia – é grande e Dila procura sempre incluir novidades no cardápio


Especialmente para a turma de amigos que se reúne diariamente no restaurante, a proprietária instalou mesas externas dotadas de ombrelones


A torta de morangos é uma das mais pedidas


As apetitosas sobremesas podem ser experimentadas no restaurante ou encomendadas à Dila, doceira de mão cheia que já recebeu críticas elogiosas de Danusia Barbara


Com sua simpaticíssima equipe da cozinha e do salão, Dila oferece refeições e atendimento de alta qualidade


Fotos: Henrique Magro

Ao sabor da estação

Sinhá Farinha

Culinária artesanal

     O negócio do casal Mario e Adriana Magro, diretora comercial da Estações de Itaipava, foi criado, como gostam de ressaltar, “com a visão do consumidor”. Para tanto, investiram forte não apenas na qualidade da comida do buffet por peso, mas na ambientação agradável do restaurante e, sobretudo, no treinamento constante da equipe, sempre solícita e simpática.
     A seleção do almoço – com uma comidinha verdadeiramente caseira e pratos reproduzidos do livro receitas da avó de Adriana – inclui sempre opções saladas, carne, frango e uma opção vegetariana, além de produtos variados trazidos do sítio do casal, como alface, jiló, pepino, batata doce e couve, que, servida frita, é uma das estrelas do buf­fet. Tudo bem fresquinho, assim como os sortidos sucos naturais feitos na casa com polpa de frutas e que incluem ainda opções detox e sabores exóticos por aqui como o cupuaçu.
     As tradicionais receitas de família incluem o tempero especial do feijão nosso de cada dia, assim como outros quitutes bem brasileiros e que remetem ao nome da casa, uma referência ao estilo das grandes fazendas da Petrópolis do período colonial. A farofa crocante, com fórmula dada a Adriana por uma amiga e guardada a sete chaves, é outro exemplo de especialidades nacionais que fazem grande sucesso no almoço.
     O negócio, que abriu as portas em 2016 como panificadora, mas logo se transformou em restaurante e lanchonete, mantém a tradição da produção própria de biscoitos amanteigados, bolos e sobremesas como torta alemã, pavê de biscoito, mousse de chocolate e gelatinas. No cardápio dos lanches, festejados sanduíches de pernil e carne assada e ainda salgados também confeccionados ali.
     Mas a seleção de itens de qualidade inclui também alguns dos melhores produtos da região. O freezer da Sinhá Farinha é abastecido com os sorvetes da Gelato Imperial, fábrica petropolitana que investe em produção artesanal, sem glúten, sem gordura hidrogenada e sabores diferenciados, com linhas de frutas sem lactose. Para arrematar a refeição, o premiado Café Tassinari, servido ali por indicação da barista e pesquisadora dos benefícios da bebida, Silvia Oigman, integrante do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).
     É no momento do cafezinho que se pode perceber claramente como o local funciona como um ponto de encontro. Em animadas conversas, mesas reúnem chefs e moradores da região, que podem ainda levar seus cães se a opção for pelo ambiente externo. Assim como os clientes, os peludos recebem tratamento VIP, com oferecimento de tigelas de água e afagos dos proprietários e da equipe.

Sinhá Farinha:
Estrada União e Indústria, 11.870 – Posto BR Alcatraz (Bob´s) - Itaipava
(24) 2249.5596
facebook.com/www.sinhafarinha.com.br





































































































Dila & Cia



     O nome da casa faz um trocadilho com o nome de sua proprietária e o que pode se esperar das refeições, além das tortas, doces e bolos preparados ali. Com a assessoria da nutricionista Juliana Chauffaille, sua enteada, Dila Pinheiro Chauffaille oferece uma grande variedade de opções em seu buffet por peso, com a possibilidade de o cliente montar um prato balanceado para a refeição. Ali são servidas sempre uma boa variedade de saladas, legumes e hortaliças, além de diferentes tipos de carnes e acompanhamentos.
     Quando inaugurou o restaurante, há cerca de cinco anos, Dila manteve em sua equipe algumas funcionárias da cozinha do antigo negócio que funcionava no espaço, o Toque Oriental, e, com elas, a tradição de oferecer especialidades chinesas e japonesas no buffet, que inclui, em alguns dias da semana, rolinho primavera, frango agridoce, yakissoba, califórnia rolls e, diariamente, tempura de legumes frescos da ocasião.
     Constantemente, são acrescentadas inovações, como as saladas veganas que acabam de entrar no cardápio. A preocupação com possíveis restrições alimentares dos frequentadores chega também aos doces: recentemente, Dila desenvolveu um bolo com farinha de arroz e açúcar mascavo para clientes com intolerância ao glúten.
     Também pratos sugeridos por seus clientes fiéis, que chegam a fornecer receitas próprias, entram no rol das novidades; e não são apenas trivialidades. Há cerca de um ano, um deles chegou a adentrar a cozinha do restaurante para ensinar a equipe a preparar o Boeuf Bourguignon, um clássico da culinária francesa que passou a ser servido com frequência no restaurante.
     Todas as delícias da Dila & Cia (sacou o trocadilho?) são também confeccionadas por encomenda. A equipe prepara os pratos escolhidos, independentemente de figurarem no cardápio, e os clientes vão buscá-los já aquecidos e prontos para servir. Também pelo mesmo sistema, algumas das especialidades da casa – mini quiches salgadas com recheios variados e as tradicionais sobremesas (strudel, torta mousse, de nozes, morango e outros sabores, alguns também na versão diet) que foram a porta de entrada de Dila no mundo da gastronomia e já receberam textos elogiosos da prestigiada crítica gastronômica Danusia Barbara – chegam aos clientes. Mas, todos os dias, pode-se experimentar uma seleção dos doces no próprio restaurante.

Dila & Cia:
Estrada União e Indústria, 11.590 – Shopping 2000 – Itaipava
(24) 2222.2668
dila.cia@hotmail.com



Voltar Próxima matéria


Estações de Itaipava © Todos os direitos reservados